Imagine concentrar sua equipe em apenas um painel para lidar com atendimento ao cliente, vendas, suporte e automação de WhatsApp ?
Isso é possível de várias maneiras e graças aos sistemas que existem atualmente no mercado, como por exemplo Salesforce, HubSpot, Zendesk, etc.
No entanto, também existem ferramentas que fazem o mesmo trabalho de graça, ou com um custo bem menor. Estamos falando dos sistemas Open Source .
Neste artigo, daremos início a uma série de conteúdos sobre o mundo Open Source, começando hoje pelos sistemas Multi Atendimento e Vendas no WhatsApp.
Ao final, você terá uma visão de qual ferramenta escolher com base em suas necessidades específicas e objetivos comerciais.
Vamos então destacar os mais populares e os que nós aqui da Conectando Net testamos e aprovamos.
1. Chatwoot
Painel do usuário no Chatwoot (Imagem: github.com/chatwoot/chatwoot)
Chatwoot é um sistema Open Source de multi-atendimento ao cliente. Essa ferramenta permite que você visualize e gerencie os dados de seus clientes, comunique-se com eles independentemente do meio que usem.
Com destaque principalmente a sua automação de WhatsApp e integrações omnichannel, a ferramenta é uma excelente alternativa Open Sorce a grandes nomes como Intercom, Zendesk, Salesforce, etc.
Principais recursos do Chatwoot
Os principais recursos do Chatwoot são:
Website : Fale com seus clientes usando nosso widget de chat ao vivo e utilize um SDK para identificar um usuário e fornecer suporte contextual.
Facebook : Conecte suas páginas do Facebook e comece a responder às mensagens diretas da sua página.
Instagram : Conecte seu perfil do Instagram e comece a responder às mensagens diretas.
Twitter : Conecte seus perfis do Twitter e responda às mensagens diretas ou aos tweets onde você é mencionado.
Telegram : Conecte seu bot do Telegram e responda aos seus clientes diretamente em um único painel.
WhatsApp : Conecte sua conta comercial do WhatsApp e gerencie a conversa no Chatwoot.
SMS : Conecte sua conta Twilio SMS e responda às consultas de SMS no Chatwoot.
Canal API : Crie canais de comunicação personalizados usando nosso canal API.
E-mail : Encaminhe todas as suas dúvidas por e-mail para o Chatwoot e visualize-as em nosso painel integrado.
Respostas automáticas (respostas salvas) : melhore a taxa de resposta adicionando respostas salvas para perguntas frequentes.
Atribuição automática : Chatwoot atribui de forma inteligente um ticket aos agentes que têm acesso à caixa de entrada dependendo de sua disponibilidade e carga.
Continuidade da conversa : Se o usuário forneceu um endereço de e-mail por meio do widget de chat, o Chatwoot enviará um e-mail ao cliente com o nome do agente para que o usuário possa continuar a conversa pelo e-mail.
Suporte multilíngue : Chatwoot oferece suporte a mais de 10 idiomas.
API e Webhooks poderosos : Amplie a capacidade do software usando webhooks e APIs do Chatwoot.
Integrações : Chatwoot integra-se nativamente com o Slack agora. Gerencie suas conversas no Slack sem fazer login no painel.
SAAS : O sistema também foi criado para funcionar como um SAAS.
O Chatwoot está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial .
2. Whaticket
Painel do usuário no Whaticket Community
O Whaticket é um sistema de suporte ao cliente muito semelhante ao Chatwoot, que permite multiusuários acessarem a mesma conta do WhatsApp.
Esse sistema permite interagir com seus clientes através de tickets, enviar e receber mensagens do WhatsApp e de outras plataformas por meio de integrações.
Além disso, é possível criar chatbots para enviar, responder e programar mensagens automáticas e personalizadas através de campanhas ou individualmente.
Como funciona o Whaticket?
A cada nova mensagem recebida em um WhatsApp associado, é criado um novo Ticket.
Em seguida, esse ticket pode ser acessado em uma fila na página Tickets, onde você mesmo pode atribuir o ticket aceitando-o, respondendo à mensagem do ticket e resolvendo-o.
As mensagens subsequentes do mesmo contato serão relacionadas ao primeiro ticket aberto/pendente encontrado.
Caso um contato tenha enviado uma nova mensagem em intervalo inferior a 2 horas, e não haja nenhum ticket deste contato com status pendente/aberto, o mais novo ticket fechado será reaberto, ao invés de criar um novo.
Principais Recursos do Whaticket
Tenha vários usuários conversando no mesmo número do WhatsApp
Conecte-se a várias contas do WhatsApp e receba todas as mensagens em um só lugar
Crie e converse com novos contatos sem tocar no celular
Envie e receba mensagens de forma automática
Envio e recebimento de mídia (imagens/áudio/documentos)
Integrações com outros canais de mensagens e CRM.
E muito mais.
Whaticket SaaS
Há também uma versão do Whaticket como SaaS oriundo do projeto original Open Source, mas com muito mais recursos.
Exemplo do Whaticket na versão Saas
Essa versão, apesar de não oficial, é mantida por um mercado de desenvolvedores independentes e por enquanto ainda não está disponível abertamente no Github.
O Whaticket (Community) está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial .
3. Izing
Painel do usuário do Izing
Izing é um sistema para gestão de atendimento multicanais com diversos recursos, incluindo atendimentos personalizados, integração com o WhatsApp, chatbots, entre outros.
Apesar de ser uma solução mais recente, com o Izing você também pode oferecer atendimento ágil aos seus clientes, fornecer suporte em tempo real, otimizar o processo de vendas.
Principais funcionalidades do Izing
Múltiplos canais de atendimento
Múltiplos usuários simultâneos por canais de atendimento
Iniciar conversa com contatos existentes (whatsapp)
Construção de Chatbot interativo
Enviar e receber mensagens
Enviar e receber mídias diversas (imagens/áudio/documentos)
Multiempresas (abordagem de base compartilhada)
O Izing está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial .
4. Rocket.Chat
(Imagem: github.com/RocketChat/Rocket.Chat)
Rocket.Chat é uma plataforma multi-atendentes, permitindo conversas em tempo real entre a equipe, com outras empresas ou com seus clientes, independentemente de como eles se conectam com você.
Rocket.Chat tem quatro ofertas de produtos principais:
Colaboração em equipe – Um ponto único para colaboração segura interna e entre empresas.
Atendimento ao cliente omnichannel – Participe de interações perfeitas com os clientes, independentemente de como eles se conectam com você.
Mecanismo de chat – Crie experiências de mensagens personalizadas em seu aplicativo móvel ou web.
Marketplace – Escolha uma ampla variedade de aplicativos e integrações nativas que ajudam sua empresa a se comunicar de maneira mais eficaz.
O Rocket.Chat está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial .
5. Tiledesk
Painel Demo do Tiledesk
Tiledesk é uma plataforma de chat ao vivo com Chatbots integrados escritos em NodeJs e Express. Crie seu próprio suporte ao cliente com uma plataforma multicanal para Web, Android e iOS.
Projetado para ser open source desde o início, o Tiledesk oferece chatbots prontos para uso que trabalham facilmente lado a lado com humanos.
Você pode usar o Tiledesk para aumentar as vendas do seu site ou para atendimento ao cliente pós-venda. Cada conversa pode ser automatizada usando uma tecnologia nativa de chatbot (alimentada por IA).
Além disso, é possível escrever scripts para seu chatbot com imagens, botões e outros elementos interessantes que seus canais suportam.
Funcionalidades do Tiledesk:
Suporte multicanal para Web, Android e iOS.
Chatbots prontos para uso.
Integração fácil entre chatbots e humanos.
Automatização do atendimento ao cliente.
Tecnologia nativa de chatbot alimentada por IA.
Conexão com aplicativos próprios através de APIs ou Webhooks.
Implantação de aplicativos visuais dentro de conversas.
Compatibilidade com diversos canais, como Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram, entre outros.
Escrita de scripts para chatbots com imagens, botões e outros elementos interativos.
Configuração de respostas do chatbot uma vez para funcionar em todos os canais, adaptando automaticamente as respostas conforme necessário.
O Tiledesk está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial .
6. WPPConnect
WPPConnect é um projeto desenvolvido para atendimento ao cliente, envio de mídia, reconhecimento de inteligência baseado em frases artificiais e muitas outras coisas.
Principais recursos:
Atualização automática de QR
Envie texto, imagem, vídeo, áudio e documentos
Obtenha contatos, bate-papos, grupos, membros do grupo, lista de bloqueios
Múltiplas Sessões
e muito mais
O WPPConnect está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou pelo site oficial .
7. Venom
Venom é um sistema para criação de bot para WhatsApp, suporte para criação de qualquer interação, como atendimento ao cliente, envio de mídia, reconhecimento de frases baseado em inteligência artificial e todo tipo de arquitetura de design para WhatsApp.
Principais funcionalidades do Venom
Atualização automática de QR
Envie texto, imagem, vídeo, áudio e documentos
Obtenha contatos, bate-papos, grupos, membros do grupo, lista de bloqueios
Enviar contatos
Botões de envio
Enviar adesivos
Enviar adesivos GIF
Múltiplas Sessões
Encaminhar mensagens
Receber mensagem
Inserir seção do usuário
Enviar localização!!
e muito mais
O Venom está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial .
8. Ticketz (Beta)
Painel do usuário do Ticketz
O mais recente da lista é o Ticketz , um comunicador com recursos de CRM e helpdesk que utiliza Whatsapp como meio de comunicação com os clientes.
Esse sistema foi baseado em um projeto derivado do Whaticket que era anteriormente fechado e implementava as funções de SaaS, e acabou sendo publicado por conta de um vazamento, tendo sido comercializado e alterado organicamente após isso.
O projeto Ticketz tem por objetivo principal melhorar a qualidade e eficiência do código e depois disso incluir novas funcionalidades.
Entre as funcionalidades já existentes é possível mencionar:
Suporte multi empresas com planos limitados e assinaturas
Chat interno entre os usuários
Chatbot com suporte a envio de arquivos
Etiquetas e Kanban para gestão da situação dos atendimentos
Integração com o Banco Efí (antigo GerenciaNet) para recebimento das mensalidades via PIX
O Ticketz ainda está em fase Beta, mas já está disponível gratuitamente no Github para uso self-hosted.
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