Imagine concentrar sua equipe em apenas um painel para lidar com atendimento ao cliente, vendas, suporte e automação de WhatsApp?
Isso é possível de várias maneiras e graças aos sistemas que existem atualmente no mercado, como por exemplo Salesforce, HubSpot, Zendesk, etc.
No entanto, também existem ferramentas que fazem o mesmo trabalho de graça, ou com um custo bem menor. Estamos falando dos sistemas Open Source.
Neste artigo, daremos início a uma série de conteúdos sobre o mundo Open Source, começando hoje pelos sistemas Multi Atendimento e Vendas no WhatsApp.
Ao final, você terá uma visão de qual ferramenta escolher com base em suas necessidades específicas e objetivos comerciais.
Vamos então destacar os mais populares e os que nós aqui da Conectando Net testamos e aprovamos.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
1. Chatwoot
Chatwoot é um sistema Open Source de multi-atendimento ao cliente. Essa ferramenta permite que você visualize e gerencie os dados de seus clientes, comunique-se com eles independentemente do meio que usem.
Com destaque principalmente a sua automação de WhatsApp e integrações omnichannel, a ferramenta é uma excelente alternativa Open Sorce a grandes nomes como Intercom, Zendesk, Salesforce, etc.
Principais recursos do Chatwoot
Os principais recursos do Chatwoot são:
- Website : Fale com seus clientes usando nosso widget de chat ao vivo e utilize um SDK para identificar um usuário e fornecer suporte contextual.
- Facebook : Conecte suas páginas do Facebook e comece a responder às mensagens diretas da sua página.
- Instagram : Conecte seu perfil do Instagram e comece a responder às mensagens diretas.
- Twitter : Conecte seus perfis do Twitter e responda às mensagens diretas ou aos tweets onde você é mencionado.
- Telegram : Conecte seu bot do Telegram e responda aos seus clientes diretamente em um único painel.
- WhatsApp : Conecte sua conta comercial do WhatsApp e gerencie a conversa no Chatwoot.
- SMS : Conecte sua conta Twilio SMS e responda às consultas de SMS no Chatwoot.
- Canal API : Crie canais de comunicação personalizados usando nosso canal API.
- E-mail : Encaminhe todas as suas dúvidas por e-mail para o Chatwoot e visualize-as em nosso painel integrado.
- Respostas automáticas (respostas salvas) : melhore a taxa de resposta adicionando respostas salvas para perguntas frequentes.
- Atribuição automática : Chatwoot atribui de forma inteligente um ticket aos agentes que têm acesso à caixa de entrada dependendo de sua disponibilidade e carga.
- Continuidade da conversa : Se o usuário forneceu um endereço de e-mail por meio do widget de chat, o Chatwoot enviará um e-mail ao cliente com o nome do agente para que o usuário possa continuar a conversa pelo e-mail.
- Suporte multilíngue : Chatwoot oferece suporte a mais de 10 idiomas.
API e Webhooks poderosos : Amplie a capacidade do software usando webhooks e APIs do Chatwoot. - Integrações : Chatwoot integra-se nativamente com o Slack agora. Gerencie suas conversas no Slack sem fazer login no painel.
- SAAS: O sistema também foi criado para funcionar como um SAAS.
O Chatwoot está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial.
2. Whaticket
O Whaticket é um sistema de suporte ao cliente muito semelhante ao Chatwoot, que permite multiusuários acessarem a mesma conta do WhatsApp.
Esse sistema permite interagir com seus clientes através de tickets, enviar e receber mensagens do WhatsApp e de outras plataformas por meio de integrações.
Além disso, é possível criar chatbots para enviar, responder e programar mensagens automáticas e personalizadas através de campanhas ou individualmente.
Como funciona o Whaticket?
A cada nova mensagem recebida em um WhatsApp associado, é criado um novo Ticket.
Em seguida, esse ticket pode ser acessado em uma fila na página Tickets, onde você mesmo pode atribuir o ticket aceitando-o, respondendo à mensagem do ticket e resolvendo-o.
As mensagens subsequentes do mesmo contato serão relacionadas ao primeiro ticket aberto/pendente encontrado.
Caso um contato tenha enviado uma nova mensagem em intervalo inferior a 2 horas, e não haja nenhum ticket deste contato com status pendente/aberto, o mais novo ticket fechado será reaberto, ao invés de criar um novo.
Principais Recursos do Whaticket
- Tenha vários usuários conversando no mesmo número do WhatsApp
- Conecte-se a várias contas do WhatsApp e receba todas as mensagens em um só lugar
- Crie e converse com novos contatos sem tocar no celular
- Envie e receba mensagens de forma automática
- Envio e recebimento de mídia (imagens/áudio/documentos)
- Integrações com outros canais de mensagens e CRM.
- E muito mais.
Whaticket SaaS
Há também uma versão do Whaticket como SaaS oriundo do projeto original Open Source, mas com muito mais recursos.
Essa versão, apesar de não oficial, é mantida por um mercado de desenvolvedores independentes e por enquanto ainda não está disponível abertamente no Github.
O Whaticket (Community) está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial.
3. Izing
Izing é um sistema para gestão de atendimento multicanais com diversos recursos, incluindo atendimentos personalizados, integração com o WhatsApp, chatbots, entre outros.
Apesar de ser uma solução mais recente, com o Izing você também pode oferecer atendimento ágil aos seus clientes, fornecer suporte em tempo real, otimizar o processo de vendas.
Principais funcionalidades do Izing
- Múltiplos canais de atendimento
- Múltiplos usuários simultâneos por canais de atendimento
- Iniciar conversa com contatos existentes (whatsapp)
- Construção de Chatbot interativo
- Enviar e receber mensagens
- Enviar e receber mídias diversas (imagens/áudio/documentos)
- Multiempresas (abordagem de base compartilhada)
O Izing está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial.
4. Rocket.Chat
Rocket.Chat é uma plataforma multi-atendentes, permitindo conversas em tempo real entre a equipe, com outras empresas ou com seus clientes, independentemente de como eles se conectam com você.
Rocket.Chat tem quatro ofertas de produtos principais:
- Colaboração em equipe – Um ponto único para colaboração segura interna e entre empresas.
- Atendimento ao cliente omnichannel – Participe de interações perfeitas com os clientes, independentemente de como eles se conectam com você.
- Mecanismo de chat – Crie experiências de mensagens personalizadas em seu aplicativo móvel ou web.
- Marketplace – Escolha uma ampla variedade de aplicativos e integrações nativas que ajudam sua empresa a se comunicar de maneira mais eficaz.
O Rocket.Chat está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial.
5. Tiledesk
Tiledesk é uma plataforma de chat ao vivo com Chatbots integrados escritos em NodeJs e Express. Crie seu próprio suporte ao cliente com uma plataforma multicanal para Web, Android e iOS.
Projetado para ser open source desde o início, o Tiledesk oferece chatbots prontos para uso que trabalham facilmente lado a lado com humanos.
Você pode usar o Tiledesk para aumentar as vendas do seu site ou para atendimento ao cliente pós-venda. Cada conversa pode ser automatizada usando uma tecnologia nativa de chatbot (alimentada por IA).
Além disso, é possível escrever scripts para seu chatbot com imagens, botões e outros elementos interessantes que seus canais suportam.
Funcionalidades do Tiledesk:
- Suporte multicanal para Web, Android e iOS.
- Chatbots prontos para uso.
- Integração fácil entre chatbots e humanos.
- Automatização do atendimento ao cliente.
- Tecnologia nativa de chatbot alimentada por IA.
- Conexão com aplicativos próprios através de APIs ou Webhooks.
- Implantação de aplicativos visuais dentro de conversas.
- Compatibilidade com diversos canais, como Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram, entre outros.
- Escrita de scripts para chatbots com imagens, botões e outros elementos interativos.
- Configuração de respostas do chatbot uma vez para funcionar em todos os canais, adaptando automaticamente as respostas conforme necessário.
O Tiledesk está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial.
6. WPPConnect
WPPConnect é um projeto desenvolvido para atendimento ao cliente, envio de mídia, reconhecimento de inteligência baseado em frases artificiais e muitas outras coisas.
Principais recursos:
- Atualização automática de QR
- Envie texto, imagem, vídeo, áudio e documentos
- Obtenha contatos, bate-papos, grupos, membros do grupo, lista de bloqueios
- Múltiplas Sessões
- e muito mais
O WPPConnect está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou pelo site oficial.
7. Venom
Venom é um sistema para criação de bot para WhatsApp, suporte para criação de qualquer interação, como atendimento ao cliente, envio de mídia, reconhecimento de frases baseado em inteligência artificial e todo tipo de arquitetura de design para WhatsApp.
Principais funcionalidades do Venom
- Atualização automática de QR
- Envie texto, imagem, vídeo, áudio e documentos
- Obtenha contatos, bate-papos, grupos, membros do grupo, lista de bloqueios
- Enviar contatos
- Botões de envio
- Enviar adesivos
- Enviar adesivos GIF
- Múltiplas Sessões
- Encaminhar mensagens
- Receber mensagem
- Inserir seção do usuário
- Enviar localização!!
- e muito mais
O Venom está disponível gratuitamente como self-hosted pelo Github ou na versão paga pelo site oficial.
8. Ticketz (Beta)
O mais recente da lista é o Ticketz, um comunicador com recursos de CRM e helpdesk que utiliza Whatsapp como meio de comunicação com os clientes.
Esse sistema foi baseado em um projeto derivado do Whaticket que era anteriormente fechado e implementava as funções de SaaS, e acabou sendo publicado por conta de um vazamento, tendo sido comercializado e alterado organicamente após isso.
O projeto Ticketz tem por objetivo principal melhorar a qualidade e eficiência do código e depois disso incluir novas funcionalidades.
Entre as funcionalidades já existentes é possível mencionar:
- Suporte multi empresas com planos limitados e assinaturas
- Chat interno entre os usuários
- Chatbot com suporte a envio de arquivos
- Etiquetas e Kanban para gestão da situação dos atendimentos
- Integração com o Banco Efí (antigo GerenciaNet) para recebimento das mensalidades via PIX
O Ticketz ainda está em fase Beta, mas já está disponível gratuitamente no Github para uso self-hosted.
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