Seja você um desenvolvedor React, um desenvolvedor Vue ou um desenvolvedor Angular, não pode ignorar a comparação constante que a comunidade de desenvolvimento continua fazendo.
E por um bom motivo. Uma é uma biblioteca UI (React), outra é um framework front-end (Angular), e o mais novo entre eles (Vue) pode ser denominado como um framework progressivo.
Cada um deles possui alguns benefícios exclusivos e métricas de desempenho que obrigam as pessoas a analisar os três.
Cada uma dessas estruturas é baseada em componentes e facilita a criação rápida de recursos de UI (interface do usuário / User Interface). Eles podem ser usados alternadamente, bem, quase para criar aplicativos de front-end. No entanto, eles não são 100% iguais.
É por isso que decidimos criar um pequeno guia para você, mas, o mais importante, uma estrutura para ajudá-lo a decidir sobre tecnologias no futuro.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Arquitetura
Angular
A estrutura angular pertence à pilha MEAN, que é hoje a pilha de tecnologia mais avançada para startups. Angular é uma estrutura completa para desenvolvimento de aplicativos da web com base em TypeScript e é usado principalmente para a construção de aplicativos da web de página única (SPAs).
Ao contrário do AngularJS – a estrutura original, o Angular 2 não tem uma associação estrita com os padrões MV porque é baseado em componentes. A forma como o Angular está estruturado, existem Módulos, Componentes e Serviços.
No framework Angular, cada componente possui uma Classe ou um Template que define a lógica da aplicação e MetaDados (Decoradores). Esses metadados do componente fornecem orientação sobre onde estão os blocos de construção necessários para criar e apresentar sua visualização.
Outro fator importante na arquitetura Angular é que os modelos são escritos em HTML. Eles também podem incluir sintaxe de modelo angular com diretivas especiais para dados reativos de saída e podem renderizar vários elementos.
Serviços – um elemento distinto dos aplicativos angulares – são usados pelos componentes para delegar tarefas de lógica de negócios, como buscar dados ou validar a entrada. Embora o uso de Serviços não seja estritamente obrigatório, é sempre mais sensato estruturar aplicativos como um conjunto de serviços distintos que podem ser reutilizados.
React
React é uma biblioteca de front-end de código aberto usada principalmente para desenvolver interfaces de usuário. Esta solução front-end flexível não impõe uma estrutura de projeto específica. Um desenvolvedor React pode começar a usá-lo com apenas algumas linhas de código.
React é baseado em JavaScript, mas na maior parte, é combinado com JSX (JavaScript XML), que é uma extensão de sintaxe que permite ao desenvolvedor criar elementos contendo HTML e JavaScript ao mesmo tempo.
Efetivamente, qualquer coisa que um desenvolvedor possa criar com JSX também pode ser criado com a API React JavaScript. Elementos React são mais poderosos do que elementos DOM e são os menores blocos de construção de aplicativos React.
Os componentes React são blocos de construção que determinam peças independentes e reutilizáveis a serem usadas em todo o aplicativo da web.
Vue
Usado para desenvolver interfaces de usuário e SPAs, Vue é uma biblioteca JS de front-end Model-View-View-Model de código aberto. Chamado de framework progressivo, ele é usado com outras ferramentas para desenvolvimento front-end. A popularidade do Vue se deve à sua versatilidade, alto desempenho e ótima experiência do usuário em um aplicativo da web.
Com o Vue, um desenvolvedor trabalha principalmente na camada ViewModel para garantir que os dados do aplicativo sejam processados de uma maneira que permita que a estrutura renderize uma visão atualizada.
A sintaxe de modelos do Vue combina HTML reconhecível com diretivas e recursos especiais. A sintaxe permite que um desenvolvedor crie componentes de visualização.
Agora, os componentes do Vue são reutilizáveis, independentes e pequenos. Os SFCs ou componentes de arquivo único com a extensão .vue têm HTML, JavaScript e CSS para que todos os códigos relevantes permaneçam em um arquivo.
Em projetos Vue.js maiores, os SFCs são geralmente recomendados para organizar o código. Para transpilar SFCs em código JavaScript funcional, você precisa de ferramentas como Webpack ou Browserify.
Finalidade e âmbito
Angular
Angular é mais adequado para projetos avançados e de grande escala. Estes podem incluir, mas não se limitam a:
- Desenvolvendo Progressive Web App (PWA).
- Redesenho de um aplicativo de site.
- Criação de designs da web dinâmicos baseados em conteúdo.
- Criação de aplicativos corporativos de grande porte que precisam de infraestrutura complexa.
React
React vem da família da pilha MERN – uma pilha de tecnologia conhecida por criar aplicativos de negócios sofisticados. React se torna uma ferramenta poderosa quando usado junto com Redux ou MobX, ou qualquer biblioteca padronizada de fluxo. O React é mais adequado para os seguintes projetos:
- Para aplicativos que envolvem muitos componentes com itens de navegação, seções de acordeão recolhidas / expandidas, estados ativo / inativo, entradas dinâmicas, botões ativos / inativos, login do usuário, permissões de acesso do usuário, etc.
- Para projetos que têm escopo para escala e crescimento porque os componentes React têm natureza declarativa que facilita o manuseio em torno de estruturas tão complexas.
- Quando a IU é o centro do aplicativo da web.
Vue
O Vue é mais adequado para resolver problemas de curto prazo porque tem uma curva de aprendizado rápida e acessível. Ele pode se integrar com blocos de código existentes facilmente. O Vue pode ser necessário quando:
- Você precisa de projetos de desenvolvimento de aplicativos web com animações ou elementos interativos.
- Prototipagem sem a necessidade de habilidades avançadas.
- Aplicativos que requerem integração perfeita com vários outros aplicativos.
- Lançamento mais rápido do MVP.
Desempenho e Desenvolvimento
Angular
Alguns destaques no desempenho do Angular são:
- Possui integrações perfeitas com terceiros para aprimorar a funcionalidade do produto / aplicativo.
- Fornece uma coleção robusta de componentes que levam à arte simplificada de escrever, alterar e usar o código.
- Seu ‘compilador antecipado’ oferece tempos de carregamento mais rápidos e força de segurança.
- O modelo MVC ajuda a reduzir as consultas em segundo plano, permitindo a separação de visualizações.
- Facilita o uso de injeção de dependência como elementos externos para desacoplar componentes que abrem caminho para a reutilização e facilidade de gerenciamento e teste.
- Reduz o tempo de carregamento inicial de uma página da web dividindo as tarefas em blocos lógicos.
- Projetos totalmente personalizáveis.
- Facilita a compilação de HTML e TypeScript em JavaScript – levando à compilação mais rápida do código muito antes de o navegador começar a carregar o aplicativo da web.
React
O React é comparável ao Vue quando se trata de desempenho porque ambos têm a mesma arquitetura, ou seja, interação com DOM. O desempenho do desenvolvimento web React pode ser avaliado da seguinte forma:
- Suporta agrupamento e trepidação de árvores – um recurso crucial para reduzir as cargas de recursos dos usuários finais.
- Oferece melhor controle sobre o projeto devido ao suporte de vinculação de dados unilateral.
- Ele pode ser facilmente testado e monitorado.
- Melhor para aplicativos complexos que requerem mudanças frequentes.
Vue
Incrivelmente rápido é a frase que está mais ligada ao Vue. Algumas de suas métricas de desempenho são:
- Curva de aprendizado mais rápida.
- Aplicativo de página única eficiente e sofisticado.
- Versatilidade devido aos recursos de ponta.
Benefícios do Angular, React, Vue
Angular
Compreensão bem documentada de modelos, formulários, bootstrapping ou detalhes sobre arquitetura, componentes e interação entre componentes:
- Vinculação de dados bidirecional suave.
- Arquitetura MVC.
- Sistema de módulo integrado.
- Redução significativa do tempo de carregamento inicial de uma página da web.
Aplicativos populares desenvolvidos com Angular: Youtube TV | PayPal | Gmail | Forbes | Nuvem do Google |
React
- Código flexível devido à sua estrutura modular. Economiza tempo e custo.
- Facilita o alto desempenho de aplicativos complexos.
- Mais fácil de manter o código durante o desenvolvimento do front-end do React.
- Suporta aplicativos nativos móveis para plataformas Android e iOS.
Aplicativos populares desenvolvidos com React: Tesla | AirBnB | CNN | Nike | Udemy | Linked-in |
Vue
- O tamanho pequeno facilita a instalação e o download.
- Quando devidamente aproveitado, o Vue pode ser reutilizado.
- Vue.js permite a atualização de elementos em uma página da web sem renderizar todo o DOM, pois é virtual.
- Requer menos otimização.
- Estimula o desenvolvimento de aplicativos da web e permite que os especialistas separem o DOM do modelo para o virtual do compilador.
- Compatibilidade e flexibilidade comprovadas.
- A base de código permanece leve, independentemente da escala do aplicativo.
Aplicativos populares desenvolvidos com Vue: Gitlab | Spendesk | Behance | 9Gag | Wizzair | Nintendo |
Apoio comunitário e curva de aprendizagem
A biblioteca React JS é criada pelo Facebook, que conta com uma grande comunidade de programadores e desenvolvedores que oferecem soluções para os maiores problemas.
Angular tem uma grande comunidade de desenvolvedores que têm respostas para os casos mais desafiadores e estranhos.
O Vue tem um ecossistema decente e desfruta de todas as características certas da biblioteca React e da estrutura Angular. Quando se trata da curva de aprendizado, React é o mais rápido para aprender e se adaptar, seguido por Vue e Angular.
Conclusão
Do ponto de vista do desenvolvimento front-end, o React será o mais rápido de aprender em 2021. Tanto o Vue quanto o React são leves, intuitivos e funcionam perfeitamente.