O Twitter, rede social estadunidense, desistiu do passarinho para adotar o “X” como seu logo oficial. A mudança já está no ar no site desde o último final de semana, de 22 de julho.
Essa mudança é parte de um processo de transição iniciado por Musk em abril, quando incorporou a Twitter, Inc. à X Corp, encerrando, efetivamente, a entidade anterior.
Além disso, Musk compartilhou em um tweet recente que o endereço x.com agora redireciona para twitter.com e esclareceu que o logo X em uso é apenas uma medida “interina”.
Elon Musk e a letra “X”
A obsessão de Musk com a letra “X” é bem conhecida. Em 1997, ele fundou a X.com, que acabou se tornando PayPal. Sua startup espacial SpaceX tem “X” como logo. E, mais recentemente, fundou uma empresa de IA chamada X.ai.
Depois que assumiu o Twitter, o CEO da Tesla falou sobre transformar a rede social em “X, o aplicativo tudo” várias vezes.
Mas esta não é a primeira vez que Musk muda o logo do Twitter. No início deste ano, ele mudou brevemente o logo da rede social para o meme Doge.
Além disso, o Twitter não tinha seu icônico logo de pássaro durante os primeiros anos de sua existência. Em 2010, a empresa adotou oficialmente o emblemático logo chamado “Larry the bird” – que foi nomeado em homenagem ao lendário jogador de basquete do Boston Celtics, Larry Bird.
Mudança no logo do Twitter
A mudança no logo do Twitter tem sido chamada de “provisória” por Musk, quem ainda afirma que pode ser novamente modificado no futuro. O bilionário comenta que se tuitarmos x.com, nossa busca será redirecionada à rede social, da mesma forma que se digitarmos twitter.com.
Na noite deste último domingo, Musk modificou sua foto de perfil com o novo logo; da mesma forma, o @twitter também mudou sua imagem de exibição, assim como seu nome.
Recursos centrados em áudios, vídeos e outras funções
Assim como a mudança de logo, o Twitter terá agora recursos centrados em áudios, vídeos e outras funções, como envio de mensagens, e até mesmo pagamento de contas e acesso a bancos.
De acordo com a CEO da empresa, Linda Yaccarino, a rede social se tornará um mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades.
“X, o aplicativo tudo”
Musk deseja transformar o Twitter em “X, o aplicativo tudo”, palavras do bilionário, que enxerga a rede social como um acelerador do “X”, pois tem o desejo de transformar o aplicativo em uma ferramenta estadunidense fora da curva.
Isto significa que Musk carrega o desejo de fazer com que a plataforma se transforme em um ativo na mão das pessoas, e possibilite opções diferenciadas, como pagar impostos, marcar consultas médicas, ler notícias e ser o aparato para uma infinidade de outras atividades da rotina, a exemplo do aplicativo chinês, WeChat, cuja utilidade, na China, é nacionalmente generalizada.
O objetivo final é manter as pessoas na plataforma, trazendo conveniência para os usuários e grandes receitas para a empresa, sendo um mensageiro onipresente, com inúmeras funções e responsabilidades.
Mas a concorrência está de olho! Na semana passada, a Meta lançou uma alternativa no Twitter chamada Threads, que chegou ao mercado com mais de 100 milhões de inscrições nos primeiros dias de lançamento. No entanto, o interesse em Threads caiu significativamente e o tráfego, agora, é metade do que era há uma semana.