Você concorda que Ryu é indispensável em Street Fighter? Esse dedicado artista marcial estabelece o tom da série e frequentemente inspira seus companheiros de Street Fighters ao longo do caminho.
Portanto, se você está começando em Street Fighter ou voltando ao “coração da batalha”, Ryu é uma excelente escolha para se familiarizar com as mecânicas de Street Fighter 6. Sua ampla gama de movimentos intuitivos coloca os fundamentos do jogo em primeiro plano.
Antes de começarmos com as dicas, saiba mais sobre quem realmente é o Ryu.
Quem é Ryu
Ryu, da franquia Street Fighter, busca incansavelmente a perfeição nas artes marciais, personificando disciplina, determinação e força. Nascido no Japão, segue o caminho do “Satsui no Hado”, uma energia poderosa que consome os descontrolados. No entanto, Ryu luta para equilibrar-se e usar seu poder em proteção aos inocentes, evitando a escuridão.
Durante as lutas, Ryu exibe uma postura séria e focada, demonstrando dedicação em cada movimento. Seu estilo de luta combina ataques à distância, como Hadokens, com golpes de curta distância, como Shoryukens. Essa versatilidade permite adaptar-se a diferentes situações e estratégias de combate.
Apesar da aparente simplicidade, Ryu demanda habilidade e precisão para ser dominado. Seus movimentos básicos são fundamentais para compreender os aspectos essenciais do jogo, sendo uma escolha excelente para jogadores que valorizam os princípios de Street Fighter. Aqueles que dominam Ryu desencadeiam combos devastadores, aproveitando seu poder para superar desafios.
Agora aprenda abaixo com as melhores dicas de Ryu para dominar e vencer em Street Fighter 6.
Lista de Movimentos
Abreviação | Significado |
---|---|
L | Ataque Leve [Controles Modernos] |
M | Ataque Médio [Controles Modernos] |
H | High Attack [Controles Modernos] |
At | Qualquer botão de ataque [controles modernos] |
2At | Dois botões de ataque pressionados simultaneamente [Controles modernos] |
S | Movimento Especial [Controles Modernos] |
N/A | Este ataque não está disponível no esquema de Controle Moderno |
Auto | O botão Auto. Pressionado simultaneamente com entradas de movimento especial para executar ataques de Overdrive |
P | Soco |
K | Chutar |
LP | Light Punch [Controles Clássicos] |
MP | Punção Média [Controles Clássicos] |
HP | Heavy Punch [Controles Clássicos] |
LK | Light Kick [Controles Clássicos] |
MK | Chute Médio [Controles Clássicos] |
HK | Heavy Kick [Controles Clássicos] |
PP | Punch x2 (simultaneamente) |
KK | Chute x2 (simultaneamente) |
> | Usado entre botões para indicar uma combinação de destino |
N | Movimento neutro (sem pressionar nenhum botão direcional) |
OD | Este movimento tem uma versão Overdrive |
[c] | Este ataque pode ser cancelado em movimentos especiais |
↳ | Este ataque segue o que está acima |
Movimentos Especiais
- Nome da movimentação: Hadoken [OD]
- Entrada clássica: ⬇️↘️➡️ + P
- Entrada moderna: N + S
- Custo do medidor [somente movimentações OD]: 2 Barras de Medição de Acionamento
- Nome da movimentação: Shoryuken [OD]
- Entrada clássica: ➡️⬇️↘️ + P
- Entrada moderna: ➡️ + S
- Custo do medidor [somente movimentações OD]: 2 Barras de Medição de Acionamento
- Nome da movimentação: Tatsumaki Senpu-kyaku [OD]
- Entrada clássica: ⬇️↙️⬅️ + K
- Entrada moderna: ⬅️ + S
- Custo do medidor [somente movimentações OD]: 2 Barras de Medição de Acionamento
- Nome da movimentação: Tatsumaki Aéreo Senpu-kyaku [OD]
- Entrada clássica: (Durante um salto para a frente) ⬇️↙️⬅️ + K
- Entrada moderna: S
- Custo do medidor [somente movimentações OD]: 2 Barras de Medição de Acionamento
- Nome da movimentação: Chute de lâmina alta [OD]
- Entrada clássica: ⬇️↘️➡️ + K
- Entrada moderna: ⬇️ + S
- Custo do medidor [somente movimentações OD]: 2 Barras de Medição de Acionamento
- Nome da movimentação: Hashogeki [OD]
- Entrada clássica: ⬇️↙️⬅️ + P
- Entrada moderna: ⬇️↙️⬅️ + At (OD Hashogeki não usa o botão Auto. Em vez disso, o comando é ⬇️↙️⬅️ + 2At)
- Custo do medidor [somente movimentações OD]: 2 Barras de Medição de Acionamento
- Nome da movimentação: Denjin Encarregado
- Entrada clássica: ⬇️⬇️ + P
- Entrada moderna: ⬇️⬇️ + At
Super Artes
- Nome da movimentação: Shinku Hadoken
- Entrada clássica: ⬇️↘️➡️⬇️↘️➡️ + P
- Entrada moderna: N ou ➡️ + S + H
- Custo do medidor: 1 Super Medidor de Arte
- Nome da movimentação: Shin Hashogeki
- Entrada clássica: ⬇️↙️⬅️⬇️↙️⬅️ + P
- Entrada moderna: ⬅️ + S + H
- Custo do medidor: 2 Super Medidores de Arte
- Mantenha pressionado o botão para alterar o efeito (O efeito muda quando no estado Denjin Charge)
- Nome da movimentação: Shin Shoryuken
- Entrada clássica: ⬇️↘️➡️⬇️↘️➡️ + K
- Entrada moderna: ⬇️ + S + H
- Custo do medidor: 3 Super Medidores de Arte
- Mais poderoso quando a vitalidade está em 25% ou abaixo
Ataques únicos
- Nome da movimentação: Quebrador de clavícula
- Entrada clássica: ➡️ + MP
- Entrada moderna: ➡️ + M
- Nome da movimentação: Ataque do plexo solar
- Entrada clássica: ➡️ + HP
- Entrada moderna: H + Auto
- Nome da movimentação: Uppercut curto [c]
- Entrada clássica: ⬅️ + HP
- Entrada moderna: N/A
- Este ataque pode ser cancelado em movimentos especiais
- Nome da movimentação: Chute de machado [c]
- Entrada clássica: ⬅️ + HK
- Entrada moderna: ⬅️ + h
- Este ataque pode ser cancelado em movimentos especiais
- Nome da movimentação: Chute de redemoinho
- Entrada clássica: ➡️ + HK
- Entrada moderna: ➡️ + h
- Nome da movimentação: Alto Golpe Duplo
- Entrada clássica: HP > HK
- Entrada moderna: H > H
- Nome da movimentação: Fuwa Golpe Triplo
- Entrada clássica: MP > LK > HK
- Entrada moderna: M > M > M
- Nome da movimentação: Varredura de baixa fiação
- Sem entrada clássica
- Entrada moderna: ↘️ + h
Lances (Throws)
- Nome do lançamento: Shoulder Throw (quando perto do adversário)
- Entrada clássica: N ou ➡️ + LP + LK
- Entrada moderna: N ou ➡️ + L + M
- Nome do lançamento: Somersault Throw (quando perto do adversário)
- Entrada clássica: ⬅️ + LP + LK
- Entrada moderna: ⬅️ + L + M
Detalhes de Movimento Especial
Hadoken
Clássico: ⬇️↘️➡️ + P
Moderno: N + S
Hadoken é um dos ataques característicos de Ryu, presente desde o jogo de arcade Street Fighter original em 1987. Este ataque de projétil envia uma explosão de ki em direção ao oponente.
O alcance e a velocidade deste projétil mudam com base na força de ataque. Assim, alternar entre Hadokens Leves, Médios e Pesados é uma maneira eficaz de confundir os oponentes.
OD Hadoken é rápido, poderoso e acerta várias vezes, tornando-se uma ferramenta útil para recuperar o controle em uma partida.
Shoryuken
Clássico: ➡️⬇️↘️ + P
Moderno: ➡️ + S
O segundo ataque mais famoso de Ryu é Shoryuken. Este uppercut ascendente é invencível para ataques saltitantes, tornando-se o movimento antiaéreo de Ryu.
Shoryuken é eficaz quando cronometrado bem, mas deixa você vulnerável quando cheirado. Você deve praticar com o Medium Shoryuken primeiro para entender seu alcance. Então, você pode brincar com as versões Light e Heavy.
OD Shoryuken também pode resistir a ataques aterrados, por isso é perfeito para desviar a pressão do adversário.
Tatsumaki Senp-kyaku
Clássico: ⬇️↙️⬅️ + K
Moderno: ⬅️ + S
Tatsumaki Senp-kyaku é um espetáculo à parte. Este tornado de chutes giratórios é excelente para derrubar os adversários.
Tatsumaki Senp-kyaku leve e médio são úteis para desviar os oponentes. O pesado Tatsumaki Senp-kyaku permite que você troque de lugar com seu oponente, perfeito para encenar um cross-up ou escapar do canto!
A versão mais potente do Tatsumaki Senp-kyaku é sua versão Overdrive, que atinge o oponente várias vezes e os envia voando! Então, quando você estiver pronto para encurralar seu adversário e fazer chover alguma pressão, você deve tentar isso.
Tatsumaki Senp-kyaku aéreo
Clássico: ⬇️↙️⬅️ + K
Moderno: S
Jump-ins são uma ferramenta necessária, mas arriscada em jogos de luta. Você pode cobrir a distância rapidamente, evitar projéteis e aterrissar um ataque aéreo eficaz por meio de um salto. Mas se você é adversário lê sua trajetória de salto, eles vão puni-lo rapidamente.
Felizmente, o Tatsumaki Senp-kyaku Aéreo pode tornar seus saltos menos previsíveis, alterando a trajetória do seu salto e surpreendendo os oponentes.
Dica extra: Um Tatsumaki Senp-kyaku aéreo bem cronometrado pode atacar a retaguarda do seu oponente, iniciando um ataque cruzado confuso!
High Blade Kick
Clássico: ⬇️↘️➡️ + K
Moderno: ⬇️ + S
Ryu sempre foi um lutador completo. Mas pode-se argumentar que ele não tinha abordagens práticas no passado. High Blade Kick, um dos mais novos ataques de Ryu, resolve esse problema.
High Blade Kick é um chute de impulso rápido que atinge o adversário, tornando-se uma forte opção ofensiva. À medida que a força de ataque do High Blade Kick aumenta, a distância e a velocidade de recuperação também aumentam.
Há uma desvantagem em High Blade Kick: seu start-up. Light e Medium High Blade Kick ativam rapidamente. Mas Heavy High Blade Kick tem um arranque longo e legível. Então, guarde a versão Heavy para quando seu oponente estiver muito longe para puni-lo.
OD High Blade Kick adiciona um poderoso efeito knockback que facilita saltos de parede e malabarismos. Tente pousar um Shoryuken após um OD High Blade Kick para ver esse efeito em ação.
Hashogeki
Clássico: ⬇️↙️⬅️ + P
Moderno: ⬇️↙️⬅️ + At
Hashogeki é menos chamativo do que os outros movimentos de tiro de bola de fogo de Ryu. Mas também é por isso que é tão prático. O arranque rápido de Hashogeki torna-o um ataque direto a partir de blocos e combos. Além disso, quando ele contra-ataca um oponente, Hashogeki os envia voando!
OD Hashogeki é ainda mais prático, uma vez que é seguro em bloco. É uma opção valiosa quando você precisa de uma oportunidade para virar a maré da batalha.
Denjin Charge
Clássico: ⬇️⬇️ + P
Moderno: ⬇️⬇️ + At
Denjin Charge sacudiu os punhos de Ryu com o Poder do Nada, adicionando um efeito de choque ao seu Hadoken e Hashogeki. Este efeito torna seu Hadoken mais poderoso e dá ao seu Hashogeki mais alcance e segurança.
Tenha cuidado ao usar Denjin Charge. Embora esse movimento conceda vários benefícios, ele também deixa você bem aberto quando realizado. Salve Denjin Charges para oportunidades que lhe apresentam mais tempo, como após um knockdown ou Guard Crush.
Estratégia Geral de Ryu
Ryu possui um conjunto de jogadas equilibrado, oferecendo uma ampla gama de opções tanto ofensivas quanto defensivas.
No entanto, para tirar o máximo proveito desse conjunto de movimentos e garantir a vitória, é essencial ter um entendimento sólido dos fundamentos de Street Fighter.
Pontos fortes do Ryu
Vamos começar destacando as habilidades defensivas de Ryu. Ao ler as intenções do seu oponente e reagir adequadamente, você pode manter os jogadores à distância e evitar ataques nas suas costas. Utilize o Hadoken para controlar o espaço horizontalmente e o Shoryuken para punir saltos.
Uma estratégia eficaz é atrair o oponente com uma isca, mantendo-os à distância com Hadokens e contra-atacando com um Shoryuken quando tentarem pular.
Além disso, as habilidades defensivas de Ryu incluem manobras de esquiva, como o poderoso Heavy Tatsumaki Senp-kyaku.
Quanto ao ataque, existem diversas maneiras de encurralar seus adversários e acertá-los com combos. Os ataques Overdrive, como OD Tatsumaki Senp-kyaku e OD High Blade Kick, são especialmente eficazes para afastar o oponente.
A grande vantagem dos combos de Ryu é a sua acessibilidade. A maioria dos Movimentos Especiais e Super Artes podem ser cancelados a partir de um Crouching Medium Kick ou Punch. Assim, uma vez que você tenha encurralado o seu inimigo, terá à sua disposição opções que exigem pouco esforço para serem executadas no calor do momento.
Pontos Fracos do Ryu
No entanto, Ryu enfrenta certas dificuldades contra personagens como Zangief ou Marisa. Seus movimentos não possuem o mesmo potencial de dano que os personagens focados em ataques poderosos. Embora seja possível aumentar o dano com o Denjin Charge, isso envolve um risco considerável.
Essa fraqueza não torna Ryu menos capaz. Simplesmente significa que é necessário aprimorar ainda mais os fundamentos ao enfrentar adversários mais robustos. Felizmente, os personagens Power de SF6 costumam ter uma jogabilidade mais lenta, o que facilita a leitura de seus movimentos.
E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário nos contando sua experiência com Ryu no Street Fighter 6.