Lançado no último dia 05 de julho, o Threads alcançou 100 milhões de usuários em menos de uma semana de lançamento. A informação é do Search Engine Journal.
Em termos de comparação, o ChatGPT, chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, demorou 2 meses para atingir esta marca.
Pensado para competir diretamente com o Twitter, o Threads, assim como os grandes lançamentos da internet, foi guardado a 7 chaves, impossibilitando que a concorrência preparasse uma ofensiva direta para diminuir a perda de território.
No entanto, o dono do Twitter, Elon Musk, já conseguiu reunir seus esforços para começar a combater a cruzada da Meta contra seu empreendimento.
Nos últimos dias, Mark Zuckerberg, proprietário da Meta – a empresa é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, tem se limitado a comemorar as marcas históricas do Threads. E a esconder o jogo.
Quais são as novidades que podemos esperar de uma nova mega rede social? E será que, depois de 17 anos, o Twitter finalmente terá um concorrente à sua altura?
O que sabemos sobre os planos da Meta para o Threads
Assim que foi disponibilizado para visualização nas lojas de aplicativos, a definição que o Threads recebeu foi: “espaço de atualizações em tempo real e conversas públicas”. Mas foi apenas quando os novos usuários começaram a fazer os downloads que os detalhes da plataforma foram descobertos.
Os textos postados no Threads têm um limite de 500 caracteres; fotos e vídeos já podem ser postados, sendo que para os vídeos há um limite de 5 minutos de duração.
Está previsto que o Threads, assim como o Twitter já faz, permita a pesquisa de quais tópicos estão sendo mais comentados na plataforma. A atualização ainda não está disponível.
Você pode acessar o Threads tanto pelo Instagram quanto pelo app próprio. A nova plataforma foi planejada como um espaço separado da rede social de fotos e vídeos.
Além das ferramentas e características disponíveis, os planos da Meta para o seu novo app queridinho são audaciosos.
Em entrevista ao New York Times, o head do Instagram, Adam Mosseri disse que o futuro para o Threads é de ser a rede que vai operar em vários aplicativos que funcionam com a mesma tecnologia, proporcionando aos criadores de conteúdo que não fiquem presos em apenas uma rede social.
Assim, quem tiver uma conta no Threads poderá mandar mensagem para uma conta de outro aplicativo de texto semelhante, como o Mastodon. São interações similares às que usuários de Facebook e Instagram fazem atualmente, enviando mensagens de um aplicativo para o outro.
A novidade neste caso é a interação entre duas plataformas de empresas diferentes. O Mastodon é operado por uma organização sem fins lucrativos gerida por Eugen Rochko.
Ainda não há informações se esta interatividade será permitida entre Threads e Twitter e nem em quanto tempo a funcionalidade estará disponível.
Uma thread sobre o Twitter
A ligação direta que o Threads tem com o Twitter está no próprio nome da plataforma.
Thread é um encadeamento – ou fio – de tuítes, quando o usuário posta uma sequência de comentários sobre algum tema.
Vamos conhecer um pouco sobre o Twitter por meio de uma thread?
- foi criado nos EUA, em março de 2006, por uma empresa chamada Odeo;
- o sucesso do aplicativo permitiu a criação de uma empresa própria para gerir todas as atividades ligadas à plataforma;
- atualmente tem cerca de 200 milhões de usuários ativos;
- os assuntos mais comentados do dia são divididos em tópicos: são os Trending Topics. A plataforma ainda oferece ao usuário a padronização de localidade dos TT’s, podendo ser mundial, por países ou cidades;
- comprado em 2022 pelo bilionário Elon Musk por 44 bilhões de dólares, a empresa tem passado por tensões que incluem demissão de funcionários e perda de anunciantes.
As mudanças do ano passado para cá tem provocado um êxodo de usuários do Twitter para outros aplicativos de texto. As instabilidades na plataforma atingiram o auge em novembro de 2022, quando a onda de demissões impactou o funcionamento dos principais escritórios da companhia.
A mais recente atualização da plataforma implementou um limite diário para visualizações de tweets. Inicialmente, foram anunciados 600 tweets para contas não verificadas. Depois, Musk anunciou que o usuário sem o selo azul poderia visualizar até 1000 tweets diariamente.
O grande desafio do Threads
Como usuária do Twitter há mais de 14 anos, acredito que o maior obstáculo que o Threads tem a vencer é a organicidade de informação que a rede social de Musk ainda proporciona para quem é usuário.
Uma rede social pública e exposta aos olhos de todos precisa também trazer notícias – sejam políticas, internacionais ou a fofoca do momento – levantar questões para o debate público e, de certa maneira, criar o storytelling do dia a dia.
Há algum tempo, as pessoas deixaram de se informar pelas breaking news dos principais portais e acessam suas redes sociais para saber o que está acontecendo no mundo. Claro, isso acaba sendo uma armadilha para a proliferação das fake news. O que, somente agora, vem criando uma demanda em governos nacionais a, finalmente, moderar essas plataformas.
O grande desafio do Threads, a meu ver, é oferecer recursos interativos, facilidades de postagem e tópicos atualizados que mantenham o usuário conectado ao aplicativo durante a maior parte do dia.
Com apenas uma semana no ar, fica difícil prevermos o quão longe a nova plataforma pode ir. Se pode cair no ostracismo de ser mais uma rede social engolida por outras ou se realmente será a nova protagonista.
O que já podemos apostar, sem dúvidas, é o quanto pode ser saudável essa concorrência para melhorar a experiência do usuário tanto no aplicativo de Musk quanto na nova aposta de Zuck.