Um painel de controle é uma interface gráfica que permite aos usuários gerenciar configurações e recursos.
A maioria dos serviços de hospedagem na web geralmente fornecem painéis de controle que permitem que você tenha uma visão geral de seus servidores e recursos, bem como criar, gerenciar, configurar e excluir esses recursos.
Um painel de controle fornece uma interface gráfica e ferramentas de automação projetadas para tornar a hospedagem de sites fácil, mesmo para não especialistas.
Possui funcionalidades para administradores, revendedores e usuários finais para controlar vários aspectos de um site e administração de servidor por meio de um navegador.
cPanel é o mais popular, mais amplamente usado e provavelmente um software poderoso para gerenciar sites ou contas de e-mail.
No entanto, não é gratuito, e é por isso que muitos webmasters procuram alternativas gratuitas, como AaPanel, VestaCP, ISPConfig, CyberPanel, Ajenti, etc.
Neste artigo, listamos os painéis de Controle mais populares para gerenciamento de servidores e hospedagens web.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
1) cPanel
cPanel é um painel de controle de hospedagem web que gerencia todo o servidor para você de uma forma muito amigável.
Se você tem acesso cPanel à sua conta de hospedagem na web, é como o paraíso para você gerenciar tudo facilmente, de arquivos a bancos de dados e de DNS a e-mails.
Website: https://cpanel.net/
2) CyberPanel
CyberPanel é um dos melhores painéis de controle de hospedagem que oferece recursos simples, mas poderosos, para gerenciar e hospedar seus sites.
Não apenas WordPress, o painel permite hospedar aplicativos PHP e também de uma lista de sistemas populares de gerenciamento de conteúdo, como Magento, Joomla e Prestashop.
A segurança é integrada ao CyberPanel, o FirewallD é instalado por padrão e apenas as portas necessárias são abertas. Você pode gerenciar ainda mais as regras de segurança, instalar módulos adicionais, como ModSecurity.
Website: https://cyberpanel.net/
3) Webmin
O Webmin é a alternativa cPanel muito rica em recursos. É considerada a solução ideal para a maioria das necessidades.
Você pode fazer basicamente as mesmas coisas disponíveis no cPanel, mas de graça.
Com os módulos integrados, você pode fazer backup de arquivos de configuração, configurar servidores web Apache, monitorar largura de banda, configurar fail2ban, configurar firewall e iptables, administrar usuários, configurar cron jobs, proteger conexões SSH e muito mais.
Este painel de controle pode não ter a melhor interface gráfica, mas é possível melhorá-lo usando temas gráficos personalizados que simplificam a usabilidade.
Esteja você usando Ubuntu, Debian ou CentOS, o Webmin tem um procedimento de instalação bem documentado. Se você quiser ir um pouco mais longe, o código-fonte do Webmin está disponível no GitHub.
Website: https://www.webmin.com/
4) Ajenti
Ajenti é um painel de controle completo que se autodenomina – “Uma ferramenta de administração para uma era mais civilizada, que oferece uma maneira rápida e segura de gerenciar um sistema Linux remoto a qualquer momento usando ferramentas diárias como um terminal, um editor de texto, arquivo gerente e outros. ”
Existe um terminal remoto e é possível gerenciar o firewall, instalar pacotes, gerenciar usuários, monitorar o uso de recursos e muito mais.
Além disso, também tem uma série de plugins que adicionam funcionalidade e compatibilidade, e pode ser estendido ainda mais com Python.
Outros painéis excluem as configurações existentes, mas o Ajenti permite que você “herde” a configuração atual sem alterá-la. O Ajenti também se considera “atencioso”, pois todas as alterações não são destrutivas e não sobrescreverão arquivos, opções e comentários.
O projeto principal é de código aberto e está disponível no GitHub.
5) ISPConfig
ISPConfig é outro concorrente de longa data na lista de alternativas gratuitas. É sem dúvida um dos mais populares com 40.000 downloads por mês.
Com este software, você pode configurar o servidor web Apache2 / Nginx, servidor de e-mail, DNS, espelhamento e muito mais, como o Webmin ou o Ajenti.
Um recurso exclusivo do ISPConfig é sua capacidade de gerenciar vários servidores a partir de um único painel de controle. Se você trabalha com mais de um servidor e deseja uma experiência consistente em todos eles sem instalar o mesmo painel de controle em cada um deles, o ISPConfig pode ser para você.
ISPConfig funciona com Debian, Ubuntu e CentOS, o código-fonte está disponível através do repositório GitLab sob uma licença BSD de código aberto.
O painel de controle gratuito mais versátil dessa lista é o ISPConfig 3. Ele tem praticamente todos os recursos que você precisa de um painel de controle de hospedagem Linux de código aberto, pois oferece quatro níveis de usuário: administrador, usuário do painel de controle, revendedor e cliente.
O nível de administrador permite configurar o servidor e administrar todos os usuários. Em contraste, o nível de usuário do painel de controle permite que o usuário acesse apenas o que é especificado pelo administrador. Isso significa que você só pode permitir o acesso ao gerenciador de arquivos ou para administrar o correio.
O nível de revendedor permitirá que os revendedores revendam uma determinada quantidade de recursos atribuídos a eles pelo administrador. No entanto, os revendedores podem posteriormente criar seus pacotes e revendê-los.
O nível do cliente inclui recursos valiosos alocados pelo revendedor, mas os clientes têm autoridade para usar tudo o que o administrador permite e é totalmente personalizável. Essas regras são boas ou ruins para todos os softwares desse tipo.
6) Sentora
Sentora é um painel de controle de hospedagem na web gratuito, simples e fácil de usar que você pode instalar em seu servidor VPS em nuvem com muita facilidade.
Alguns provedores oferecem a instalação com um clique do painel Sentora durante a implantação de um novo servidor VPS.
O painel Sentora oferece acesso para gerenciar serviços em seu servidor web, como PHP, MysQL e cache.
Além disso, você também pode gerenciar vários clientes e oferecer-lhes diferentes credenciais de login e contas. Ele também serve como sua alternativa WHM GRATUITA.
7) Vesta CP
O VestaCP é um belo painel de controle. Os usuários do Linux adoram porque é escrito em Bash. Os recursos integrados incluem iptables e gerenciamento fail2ban para segurança, Nginx e Apache para um servidor web, várias soluções de e-mail, soluções de monitoramento, backups e muito mais.
Se você preferir trabalhar por meio de uma linha de comando ao invés de uma interface web, você pode fazer isso com o Vesta CP.
VestaCP é um painel de controle elegante, bastante simples e eficaz para servidores CentOS, Debian e Ubuntu. Ele pode gerenciar sites de alto tráfego com a mesma eficiência do cPanel. Com o Vesta, você pode instalar o Nginx imediatamente e configurar um cache e hospedagem.
O Vesta CP atualiza automaticamente e oferece DNS Manager, Antivírus, AntiSpam e o serviço de faturamento WHMCS. É possível instalar o VestaCP e o Ajenti em diferentes servidores em nuvem com instalação com um clique como a Digital Ocean, Vultr, Linode, etc.
Vesta funciona com CentOS, Debian e Ubuntu e é licenciado com GNU. O código-fonte está disponível no GitHub.
Nota: a partir do verão de 2018, aumentou o volume de servidores Vesta CP sujeitos a ataques automáticos baseados em vulnerabilidades desconhecidas. As soluções padrão incluem a proteção de conexões SSH por meio de chaves privadas e a desabilitação completa do usuário root. Se você quiser experimentar o Vesta, é certo que você sabe disso.
8) AaPanel
AaPanel é um painel de controle de hospedagem na web que funciona no CentOS, Debian e Ubuntu.
É uma das melhores alternativas de cPanel que permite gerenciar o servidor web através da interface gráfica do usuário baseada na web.
Características do AaPanel:
- Você pode criar e gerenciar o site sem esforço.
- Ele fornece FTP (File Transfer Protocol) para acesso ao site.
- Você pode gerenciar rapidamente projetos Python usando um editor aaPanel online.
- AaPanel oferece uma plataforma docker para entregar software em um pacote chamado contêiner.
- Funciona com Nginx, Apache ou OpenLiteSpeed.
O aaPanel é um painel de controle simples, mas poderoso, pode gerenciar o servidor web através de GUI (Graphical User Interface) baseada na web.
O aaPanel fornece a função de um clique, como o ambiente de desenvolvimento e software LNMP/LAMP com um clique.
O objetivo é ajudar os usuários a economizar o tempo de implantação, portanto, os usuários apenas se concentram em seu próprio projeto.
9) DirectAdmin
DirectAdmin é um aplicativo gráfico de hospedagem na web fácil de usar, projetado para gerenciar a administração do site.
Características :
- Você pode criar ou modificar outros administradores.
- Ele permite que você defina o endereço IP do servidor.
- Esta ferramenta transfere automaticamente os dados DNS entre duas máquinas.
- O administrador pode modificar facilmente as contas.
- Ele permite que você adicione e remova registros DNS.
- Você pode estender a funcionalidade de administrador existente.
10) ServerPilot
ServerPilot é um painel de controle de hospedagem para desenvolvedores e empresas que executam seus aplicativos PHP em servidores em nuvem.
ServerPilot é um serviço de nuvem para hospedar WordPress e outros sites PHP em servidores da DigitalOcean, Amazon, Google ou qualquer outro provedor de servidor. Você pode pensar no ServerPilot como um painel de controle de hospedagem moderno e centralizado.
O ServerPilot não fornece servidores. Em vez disso, torna mais fácil hospedar sites PHP em seus próprios servidores. Você não precisa saber como administrar um servidor porque o ServerPilot faz isso por você.
Caraterísticas principais:
- Instalação de software – o ServerPilot instala todos os softwares de que seu servidor precisa, incluindo PHP, MySQL, Nginx e Apache.
- Configuração de firewall – o ServerPilot protege seu servidor com um firewall iptables.
- Atualizações automáticas – o ServerPilot mantém os pacotes do seu servidor atualizados.
- AutoSSL – o ServerPilot emite e implanta certificados SSL gratuitos confiáveis para todos os navegadores.
- Estatísticas e monitoramento – o ServerPilot fornece estatísticas e monitoramento para seus servidores e sites.
11) InterWorx
InterWorx é um software de painel de controle para hospedagem na web desenvolvido pela InterWorx LLC.
O InterWorx é dividido em duas seções principais, NodeWorx e SiteWorx .
- NodeWorx é onde você se concentrará em configurar e monitorar seu servidor como um todo.
- O SiteWorx fornece acesso às ferramentas para gerenciar seus sites, e-mail e bancos de dados.
Com um conjunto de recursos tão profundo e uma interface intuitiva, o InterWorx é claramente uma opção forte para um painel de controle. Seja você um desenvolvedor solitário ou membro de uma grande equipe, a InterWorx tem ferramentas para ajudá-lo a fazer seu trabalho .
12) CloudPanel
CloudPanel é um painel de controle de hospedagem web gratuito com recursos avançados para gerenciamento de servidores. Ele oferece uma pilha de tecnologia rápida construída com componentes leves para desempenho máximo.
O painel de controle fornece um conjunto de ferramentas para fortalecer a segurança no nível do servidor.
Você pode usar um painel de controle para gerenciar vários aplicativos. Configure domínios, contas de e-mail, bancos de dados e trabalhos Cron. Carregue e gerencie arquivos do site usando o gerenciador de arquivos.
O Painel de Controle é executado em vários sistemas operacionais, como o painel da Web Debian, Ubuntu e CentOS.
13) RunCloud
O RunCloud é quase um piloto automático para servidores com configurações otimizadas e melhores práticas para seus servidores.
Com apenas alguns cliques de um botão, a configuração do servidor é automatizada com a melhor configuração (sob medida por nós, nada menos!) para lidar com qualquer tráfego, economizando tempo e problemas.
E ainda com o painel RunCloud, você pode configurar e gerenciar facilmente o NGINX e o Apache2. Na verdade, seus aplicativos da Web podem ser configurados para diferentes versões do PHP.
Além disso, o RunCloud oferece uma instalação com um clique de SSL/TLS gratuito da Let’s Encrypt ou de qualquer provedor personalizado de sua escolha.
Conta também com Wildcard SSL da Let’s Encrypt disponível se você tiver vários subdomínios. Também configuramos seu SSL para estar em conformidade com PCI-DSS, HIPAA e NIST.
Em vez de fazer login em vários sites e contas, administre seu servidor a partir de um painel RunCloud sofisticado, mas fácil de navegar.
Conclusão
Como você pode ver, é possível economizar dinheiro usando alternativas gratuitas ao cPanel, como AaPanel, VestaCP, ISPConfig, CyberPanel, Ajenti, etc e também soluções pagas como Cloudron, Plesk e ClusterCS com um pequeno gasto.
Confira também as 7 melhores alternativas gratuitas ao cPanel em 2024.
Quer sugerir algum painel que não está na lista? Deixe um comentário.