Com o objetivo de monetizar o que se tornou um fenômeno viral, a OpenAI lançou hoje um novo plano piloto de assinatura para o ChatGPT, sua IA de geração de texto que pode escrever ensaios, poemas, e-mails, letras e muito mais de forma convincente como humanos.
Chamado ChatGPT Plus e a partir de $ 20 por mês, o serviço oferece uma série de benefícios em relação ao ChatGPT de nível básico, diz OpenAI, incluindo acesso geral ao ChatGPT mesmo durante horários de pico, tempos de resposta mais rápidos e acesso prioritário a novos recursos e melhorias.
O plano Gratuito do ChatGPT vai acabar?
O nível gratuito do ChatGPT veio para ficar – não vai acabar.
Já o ChatGPT Plus está disponível apenas para clientes nos EUA no momento.
A OpenAI diz que iniciará o processo de convidar pessoas de sua lista de espera nos próximos meses e procurará expandir o Plus para outros países e regiões “em breve”.
“Lançamos o ChatGPT como uma prévia de pesquisa para que pudéssemos aprender mais sobre os pontos fortes e fracos do sistema e coletar feedback do usuário para nos ajudar a melhorar suas limitações”, escreveu OpenAI em um post de blog.
“Desde então, milhões de pessoas nos deram feedback, fizemos várias atualizações importantes e vimos os usuários encontrarem valor em uma variedade de casos de uso profissional, incluindo rascunho e edição de conteúdo, brainstorming de ideias, ajuda na programação e aprendizado de novos tópicos,” acrescentou.
Como será o ChatGPT Plus
O ChatGPT Plus pode ser o primeiro de vários planos que virão, sugere OpenAI.
Na postagem do blog, a empresa diz que está “explorando ativamente” opções para planos de baixo custo, planos de negócios e pacotes de dados, além de uma API.
“Amamos nossos usuários gratuitos e continuaremos a oferecer acesso gratuito ao ChatGPT. Ao oferecer esse preço de assinatura, poderemos ajudar a oferecer suporte à disponibilidade de acesso gratuito para o maior número possível de pessoas ”, continuou a empresa. “Planejamos refinar e expandir esta oferta com base em seus comentários e necessidades.”
A OpenAI previu o lançamento do ChatGPT Plus no início de janeiro, anunciando que estava “começando a pensar em como monetizar o ChatGPT” e publicando uma pesquisa que descrevia o preço potencial para – e recursos de – um plano “ChatGPT Professional”.
Então, algumas semanas atrás, vários usuários do ChatGPT relataram ter acesso a um nível profissional que custava US$ 42 por mês, o que, em retrospecto, parece ter sido um erro.
Apesar da controvérsia e de várias proibições, o ChatGPT provou ser uma vitória publicitária para o OpenAI, atraindo a atenção da mídia e gerando inúmeros memes nas mídias sociais. O ChatGPT tinha mais de um milhão de usuários no início de dezembro – uma base de usuários invejável em qualquer medida.
Mas é um serviço caro para executar. De acordo com o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, as despesas operacionais do ChatGPT são “de encher os olhos”, chegando a alguns centavos por chat em custos totais de computação.
Investimento da Microsoft
A OpenAI está sob pressão para lucrar com produtos como o ChatGPT após um investimento multibilionário da Microsoft. A OpenAI espera faturar US$ 200 milhões em 2023, uma ninharia em comparação com os mais de US$ 1 bilhão investidos na startup até agora.
De acordo com a Semafor, a Microsoft está trabalhando para incorporar a tecnologia de geração de texto da OpenAI ao Bing nas próximas semanas, em um movimento que tornaria o mecanismo de busca mais competitivo com o Google.
Separadamente, a OpenAI está planejando introduzir um aplicativo móvel ChatGPT no futuro.