Você quer aprender como usar os parâmetros UTM para otimizar seu site e direcionar o tráfego para seu conteúdo?
Muitos proprietários de sites usam parâmetros UTM para monitorar suas campanhas de marketing e coletar dados cruciais do usuário.
Mas, a menos que você saiba como usá-los em seu site, não poderá tirar proveito de seus benefícios.
Neste artigo, discutiremos os parâmetros UTM, as diferentes maneiras de usá-los e como criar códigos UTM no Google Analytics.
O que são parâmetros UTM?
Os parâmetros UTM, ou Módulo de rastreamento do Urchin, são códigos ou tags que você pode adicionar a um URL.
Eles adicionam informações aos seus links para que você possa coletar dados do usuário e monitorar as interações no seu site.
Ao implementar códigos UTM, você pode rastrear a atividade do usuário em seu site e medir a eficácia de suas campanhas. Isso ajuda a otimizar suas estratégias de marketing para obter melhores resultados e maiores conversões.
Então, em vez de seu URL ficar assim:
- https://yourwebsite.com/
Isso parecerá assim:
- https://yourwebsite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=marketing&utm_campaign=onboarding
Agora que sabemos o que são códigos UTM, é importante entender como eles funcionam para que você possa usá-los de forma eficaz em seu site.
Como funcionam os parâmetros UTM?
Os links com parâmetros UTM são iguais a outros links, mas recuperam informações importantes.
Quando um usuário clica em seu link, as tags anexadas são enviadas de volta ao Google Analytics para recuperar e armazenar esses dados.
Graças aos parâmetros UTM, você pode coletar informações valiosas de seus links, incluindo tráfego de referência, número de visitantes, palavras-chave, número de cliques e muito mais.
Existem 5 parâmetros que você pode adicionar aos seus URLs:
- Fonte (utm_source): Identifique a origem do tráfego
- Médio (utm_medium): Identifique o meio de seu tráfego
- Campanha (utm_campaign): Identifique uma campanha por nome, produto ou palavra-chave
- Termo (utm_term): Rastreie palavras-chave durante uma campanha de publicidade paga
- Conteúdo (utm_content): Colete detalhes sobre seu anúncio usando o teste A / B e ajude a otimizá-los ainda mais
Mas agora que você sabe mais sobre como criar UTMs, vamos ver como você pode usá-los.
Como usar os parâmetros UTM
Existem algumas maneiras diferentes de usar os parâmetros UTM em seu site para gerar conversões.
1. Execute testes A / B
Graças ao teste A / B, é possível comparar duas versões diferentes do mesmo conteúdo ou campanha para medir seu desempenho. Isso permite que você refine sua estratégia de marketing de mídia social e use táticas que funcionem para seu público específico.
Quando comparados lado a lado, é mais fácil entender os motivos por trás das ações do usuário e fornece mais informações sobre o que eles desejam.
Por exemplo, digamos que você queira testar a eficácia de adicionar uma pesquisa a uma postagem promocional na mídia social. Você pode usar códigos UTM para executar um teste A / B e comparar os dois resultados.
Crie duas das mesmas postagens e adicione uma enquete a uma delas. Ao marcar cada postagem com um código UTM de conteúdo de campanha apropriado, você pode ver qual deles tem melhor desempenho e direciona a maior parte do tráfego para seu site.
2. Refinar as estratégias de marketing
Os parâmetros UTM fornecem informações detalhadas sobre seus visitantes, como eles usam seu site, qual conteúdo os atrai mais e muito mais. Essas informações ajudam a refinar suas estratégias de marketing para gerar mais conversões e construir sua marca.
É mais fácil atender ao seu público quando você sabe mais sobre ele, e usar análises é uma ótima maneira de aprender mais sobre seus usuários.
De e-mail a mídias sociais, suas campanhas de marketing precisam ser valiosas e direcionadas aos usuários. Usando os dados do parâmetro UTM, você pode criar campanhas que aumentam sua lista de assinantes de email e geram mais receita.
3. Avalie o ROI das mídias sociais
Adicionar parâmetros UTM aos seus links de mídia social ajuda a determinar quais campanhas são mais eficazes e o ajudará a alcançar seus objetivos mais rapidamente.
Isso permite que você refine ainda mais sua estratégia de marketing de mídia social para receber os melhores resultados e expandir seus negócios.
Você pode usar os dados para otimizar suas campanhas e medir o retorno sobre o investimento (ROI). Além disso, pode usar as campanhas que fornecem os melhores resultados para melhorar as campanhas futuras que aumentam suas conversões e direcionam mais tráfego para seu site.
4. Monitore o desempenho do marketing por e-mail
É importante monitorar suas campanhas de e-mail para rastrear sua eficácia com os assinantes e aumentar as conversões. Adicionar parâmetros UTM a links em seus boletins informativos sobre seus usuários e como eles interagem com seus emails.
Os resultados dirão a que usuários estão respondendo e em qual conteúdo eles não estão interessados, para que você possa direcioná-los de forma eficaz.
Agora que sabemos por que usar parâmetros UTM é importante e como usá-los, vamos ver como criá-los.
Como criar códigos UTM no Google Analytics
Existem duas maneiras de criar códigos UTM para o Google Analytics. O primeiro método é criá-los manualmente. No entanto, isso pode se tornar um processo demorado que torna mais fácil cometer erros.
Isso pode causar desinformação em seus dados e falha na otimização de seu conteúdo e campanhas.
Para o segundo método, você pode usar um plugin do Google Analytics.
Portanto, neste tutorial, criaremos códigos UTM usando MonsterInsights.
MonsterInsights é o melhor plugin do Google Analytics do mercado para WordPress.
Em apenas alguns minutos, você pode criar facilmente códigos UTM para seu site que aprimoram suas estratégias de marketing e direcionam o tráfego para seu site.
Ele vem com um construtor de URL de campanha que exige apenas que você preencha os campos e copie a URL personalizada.
Vamos ver passo a passo como criar códigos UTM com MonsterInsights.
Etapa 1: insira as informações do seu site
Para a primeira etapa, você precisará baixar e instalar o MonsterInsights em seu site WordPress. Se precisar de ajuda, confira nosso post sobre como instalar um plugin para WordPress.
Assim que estiver ativado e pronto, clique em Insights »Ferramentas no painel do WordPress:
Agora você pode ver o criador de URL MonsterInsights, onde preencherá as informações do seu site. Url do site Y Fonte da campanha são obrigatórios, mas o resto é opcional.
- Url do site: Neste campo, você pode inserir a URL do site para o qual deseja que o link direcione.
- Fonte da campanha (utm_source): Insira a origem do seu tráfego, como Facebook, notificação push, lista de e-mail, etc.
- Meio da campanha (utm_medium): Você pode inserir a mídia em que o URL da campanha será usado, como anúncios do Facebook, e-mail, anúncios, etc.
- Nome da campanha (utm_campaign): Você pode especificar a campanha com um nome. Exemplo: spring_sale
- Termo da campanha (utm_term): Este campo opcional é uma boa ideia se você estiver executando uma campanha de pesquisa paga. Identifique as palavras-chave em seus anúncios. Exemplo: tênis + corrida
- Conteúdo da campanha (utm_content): Você pode usar este campo se estiver testando A / B o desempenho de sua campanha. Este parâmetro opcional é usado para diferenciar anúncios que apontam para o mesmo URL. Exemplo: logolink ou textlink
- Use fragmento: Ao marcar esta caixa, seus códigos UTM serão criados usando snippets em vez de consultas (por exemplo, http: //www.example.com#utm_source=google em vez de http://www.example.com?utm_source=google). Este método não é recomendado, mas está disponível para quem o preferir.
Quando terminar de inserir as informações da campanha, role até a parte inferior e clique em Copiar para área de transferência. Isso irá gerar seu novo URL contendo seus códigos UTM:
Depois de copiar o código, você pode adicioná-lo a qualquer campanha de marketing para começar a coletar dados e monitorar a atividade do usuário em seu site.
Etapa 2: acompanhe o desempenho de sua campanha
Depois de implementar os parâmetros UTM em suas campanhas, você desejará monitorar seu desempenho. Você pode refinar suas estratégias de marketing, desenvolver sua marca e gerar mais tráfego, conhecendo seus visitantes por meio de seu website.
Isso significa que você desejará usar o Google Analytics para visualizar seus relatórios e criar um plano para aumentar as conversões.
No painel do Google Analytics, clique em Aquisição »Campanhas» Todas as campanhas:
Aqui, você verá relatórios de detalhes completos com informações, incluindo número de usuários, número de sessões, taxa de rejeição, duração média da sessão, taxa de conversão de metas, realização de metas, origens de tráfego e muito mais
Com o Google Analytics e MonsterInsights, é fácil recuperar informações valiosas do usuário por meio de seus links usando parâmetros UTM.
Monitorar a atividade do usuário e o desempenho da campanha é crucial para o crescimento de seus negócios e direcionar o tráfego para seu site para maior engajamento.
Com os dados recebidos, você pode otimizar sua estratégia de marketing e começar a gerar conversões instantaneamente.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo.