O Bard é o serviço de bate-papo experimental do Google, conversacional e de IA semelhante ao ChatGPT, com a diferença que irá extrair de todas as suas informações da web.
Foi anunciado em 6 de fevereiro em um comunicado do Google e do CEO da Alphabet, Sundar Pichai.
Embora o Bard fosse um conceito totalmente novo no anúncio, o serviço de bate-papo de IA é alimentado pelo Modelo de Linguagem para Aplicativos de Diálogo (LaMDA) do Google, revelado há dois anos.
Como funciona o Google Bard?
O LaMDA foi construído sobre o Transformer, a arquitetura de rede neural do Google que inventou e abriu em 2017.
Curiosamente, o GPT-3, o modelo de linguagem em que o ChatGPT funciona, também foi construído no Transformer, de acordo com o Google.
Bard pode acessar o Google, colocando-o um passo à frente do ChatGPT, que só pode acessar informações antes de 2021.
E competirá mais diretamente com o Bing Chat, que usa o GPT-4, o LLM mais avançado da OpenAI, e tem acesso à totalidade da web.
Além disso, usa seu próprio modelo de linguagem grande (LLM), o LaMDA, em vez da série GPT, que é o que a maioria dos chatbots de IA está usando.
Como acessar o Google Bard?
Apesar do Bard ainda estar disponível somente nos Estados Unidos e Reino Unido, consegui acessar a lista de espera usando um VPN.
Então se você for um pouco ansioso como eu, siga os passos abaixo.
1. Para começar a usar o Google Bard, visite a página inicial do Google Bard.
2. Clique em “Join waitlist“.
Em seguida, poderá optar por receber e-mails sobre a Bard e se juntar oficialmente à lista de espera.
Feito! Agora é aguardar as cenas do próximo capítulo.
A gigante da tecnologia está atualmente testando a Bard com um pequeno grupo de “testadores confiáveis”, de acordo com Pichai.
O feedback de testes internos e externos será levado em consideração para garantir que o serviço esteja pronto para ser lançado ao público totalmente e siga os padrões de responsabilidade de IA do Google.
Uma imagem fornecida pelo Google mostra uma resposta produzida por seu chatbot, Bard. O Google permite que os usuários forneçam feedback sobre a utilidade de uma resposta específica.
Por que o Google decidiu revelar o Google Bard agora?
ChatGPT tem sido um sucesso desde o seu lançamento. Em menos de uma semana após o lançamento, o ChatGPT tinha mais de um milhão de usuários.
De acordo com a análise do banco suíço UBS, o ChatGPT é o aplicativo que mais cresce de todos os tempos. Por causa desse sucesso, outras empresas de tecnologia, incluindo o Google, estão tentando entrar no espaço enquanto está quente.
Na mesma semana em que o Google revelou o Bard, a Microsoft revelou um novo Bing aprimorado por IA, que é executado em um modelo de linguagem grande OpenAI de próxima geração personalizado especificamente para pesquisa.
Que outros serviços de IA o Google tem?
O Google desenvolveu outros serviços de IA que ainda não foram lançados ao público.
A gigante da tecnologia normalmente se esforça levemente quando se trata de produtos de IA e não os lança até que esteja confiante no desempenho de um produto.
Por exemplo, o Google desenvolveu um gerador de imagens de IA, o Imagen, que pode ser uma ótima alternativa ao DALL-E da OpenAI quando lançado.
O Google também tem um gerador de música de IA, o MusicLM, e diz que não tem planos de lançar neste momento.
Além disso, o ChatGPT não pode fazer música, mas o novo modelo de IA do Google pode.
Em um artigo recente discutindo o MusicLM, o Google reconhece o risco que esses tipos de modelos podem representar para a apropriação indevida de conteúdo criativo e vieses inerentes presentes no treinamento que poderiam afetar culturas sub-representadas no treinamento, bem como temores sobre a apropriação cultural.