A OpenAI, empresa por trás do popular ChatGPT, acaba de lançar o GPT-4, sucessor do GPT-3 que gerou outro impacto significativo na comunidade de tecnologia.
Com base nas capacidades de seu antecessor, o GPT-4 promete revolucionar o processamento de linguagem natural e a inteligência artificial.
Neste artigo, vamos explorar o que é o GPT-4, compará-lo com o GPT-3.5, modelo que alimenta o ChatGPT e aprender como usar o GPT-4 agora.
O que é GPT-4?
A OpenAI lança modelos GPT (Generative Pre-trained Transformer) desde 2018, e o GPT-4 é o mais recente modelo de linguagem de IA desenvolvido pela empresa.
Ele vem com muitas melhorias significativas em relação ao GPT-3.5, o modelo por trás da ferramenta altamente popular ChatGPT.
A OpenAI afirma que o GPT-4 é o “sistema mais avançado, produzindo respostas mais seguras e úteis“.
A empresa afirma que o GPT-4 pode resolver problemas mais difíceis e complexos com melhor precisão, graças ao seu conhecimento geral mais amplo e habilidades de resolução de problemas.
Além disso, o GPT-4 estará disponível como uma API para os desenvolvedores criarem aplicativos e serviços. Muitas empresas, como Duolingo, Be My Eyes, Stripe e Khan Academy já integraram o GPT-4 com seus produtos.
A empresa também transmitiu ao vivo uma demonstração do GPT-4 no YouTube, mostrando suas capacidades.
GPT-4: Novos recursos e comparação com o ChatGPT
De acordo com a OpenAI, o GPT-4 é melhor do que os modelos anteriores em três áreas-chave: criatividade, suporte para entrada de imagem e contexto mais longo.
Vamos dar uma olhada em cada uma dessas áreas em detalhes:
Suporte para entrada de imagem
Uma das mudanças mais perceptíveis em relação à geração anterior é que o GPT-4 é “multimodal”, o que significa que suporta mais de uma forma de entrada.
O ChatGPT e todos os serviços baseados no GPT-3 são limitados apenas à entrada de texto.
Por outro lado, o GPT-4 mais recente suporta entradas de texto e imagem, bem como uma combinação de ambos.
Então, você pode pedir ao GPT-4 para gerar uma legenda para uma imagem, descrever o que está acontecendo em uma cena, mas sua compreensão se estende além disso.
Por exemplo, os usuários podem mostrar os ingredientes que têm em sua cozinha e perguntar o que podem fazer.
Na demonstração ao vivo, Greg Brockman, presidente e co-fundador da OpenAI, também foi capaz de gerar todo o código HTML para um site com base apenas em um esboço.
Além disso, o Be My Eyes, um aplicativo que conecta indivíduos cegos e com baixa visão com voluntários com visão, também começou a integrar o GPT-4 em seu serviço.
Em uma demonstração, o serviço mostrou as capacidades do GPT-4, pois foi capaz de identificar corretamente as plantas, descrever padrões em roupas, traduzir rótulos e ler mapas e fazer muito mais.
Contexto mais longo
Outra melhoria em relação ao ChatGPT (ou melhor, GPT-3) é que o GPT-4 pode manter mais contexto “em mente”.
Se você usou o ChatGPT no seu iPhone ou laptop, deve ter notado que ele “esquece” a conversa depois de um ponto.
Isso ocorre porque ele tem uma capacidade máxima de 2048 tokens, que é aproximadamente em torno de 1500 palavras.
Em comparação, o GPT-4 tem a capacidade de lidar com formas mais longas de entrada, pois tem uma contagem máxima de tokens de 32.768.
Isso significa que você pode alimentar até 25.000 palavras para um modelo baseado no GPT-4. E será útil quando você tiver um documento grande para resumir ou estiver criando conteúdo de formato longo usando a ferramenta GPT.
GPT-4 é mais criativo
A OpenAI afirma que o GPT-4 melhorou significativamente em termos de sua capacidade de gerar conteúdo criativo e colaborar com os usuários em projetos criativos.
Isso inclui uma gama diversificada de aplicações, como composição musical, roteiro de roteiro, escrita técnica e até mesmo adaptação ao estilo de escrita individual de um usuário.
Outras características
- Recursos avançados de raciocínio: O GPT-4 tem um conhecimento geral mais amplo e uma compreensão mais profunda de vários domínios do que o ChatGPT. Quando submetido ao Exame de Barra Uniforme e à Olimpíada de Biologia, o GPT-4 tem um desempenho excepcionalmente bom.
- Multilingue: O GPT-4 é multilingue e pode responder a perguntas de escolha múltipla com elevada precisão em 26 idiomas, do italiano ao coreano.
- Mais seguro e mais alinhado: GPT-4 é mais seguro e mais alinhado de acordo com OpenAI. É 82% menos provável gerar conteúdo negativo em resposta a solicitações e 40% mais provável gerar as informações desejadas.
GPT-4: Limitações
Embora o GPT-4 seja, sem dúvida, um modelo de linguagem poderoso, ele ainda tem algumas limitações.
A OpenAI reconheceu que os preconceitos sociais, alucinações e estímulos contraditórios continuam sendo questões que precisam ser abordadas.
A empresa diz que continua a trabalhar nessas questões com “transparência, educação do usuário e alfabetização mais ampla em IA“.
Além disso, o GPT-4 como o ChatGPT ainda tem limitações em termos de sua base de conhecimento, pois não tem conhecimento de eventos que ocorreram após setembro de 2021 e ainda não pode acessar fontes online.
GPT-4: Como usá-lo agora
Existem duas maneiras de fazer o modelo GPT-4 agora. A melhor maneira de usar o GPT-4 agora é usá-lo através do ChatGPT Plus – a versão paga do ChatGPT da OpenAI.
A empresa diz que o ChatGPT Plus foi atualizado para o modelo GPT-4 AI.
O acesso ainda é (mais ou menos) limitado e a OpenAI diz que ajustará o limite de uso “dependendo da demanda e do desempenho do sistema“.
Por enquanto, os assinantes pagos estão limitados a 100 mensagens a cada 4 horas para o GPT-4.
Outra maneira de acessar o modelo GPT-4 é através do Bing Chat da Microsoft.
A Microsoft confirmou que seu novo mecanismo de pesquisa Bing baseado em IA está sendo executado no GPT-4.
Se você usou a nova visualização do Chat do Bing nas últimas cinco semanas, já experimentou uma versão inicial desse modelo poderoso.
Mas, por enquanto, ele não suporta entrada multimodal. Além disso, deve-se enfatizar que a Microsoft está usando uma combinação de GPT-4 e seu próprio modelo Prometheus.
Para usar o Bate-papo do Bing, use o aplicativo oficial do Bing para iOS e Android e o serviço no navegador da Web Edge.
Vale a pena notar que pode haver uma lista de espera, então você pode não ser capaz de usá-lo imediatamente.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!