O crescimento dos Geradores de sites estáticos (SSGs) é notório, principalmente com as mudanças nos algoritmos de classificação populares, como o do Google, que introduziram Core Web Vitals.
Isso inclui a consideração de maior conteúdo de tinta (LCP), primeiro atraso de entrada (FID) e mudança cumulativa de layout (CLS), sem falar no alto desempenho e que são extremamente seguros.
No artigo de hoje, vamos abordar sobre o que é Gerador de Site Estático, seus benefícios e quando é necessário para criação de sites estáticos.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O que é Gerador de Site Estático?
Um gerador de site estático é uma ferramenta que gera um site HTML estático completo com base em dados brutos e um conjunto de modelos.
Essencialmente, um gerador de site estático automatiza a tarefa de codificação de páginas HTML individuais e deixa essas páginas prontas para servir aos usuários com antecedência.
Os geradores de sites estáticos são uma alternativa aos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) – outro tipo de ferramenta para gerenciar conteúdo da web, gerar páginas da web e implementar modelos.
Um modelo é um formato reutilizável para conteúdo da web; os desenvolvedores usam modelos para evitar escrever a mesma formatação repetidamente. Geradores de sites estáticos normalmente fazem parte de uma abordagem de desenvolvimento da web JAMstack.
O que é um site estático?
Um site estático é composto por uma ou mais páginas da web em HTML que sempre carregam da mesma maneira. Os sites estáticos contrastam com os sites dinâmicos, que carregam de maneira diferente com base em qualquer número de entradas de dados variáveis, como a localização do usuário, a hora do dia ou as ações do usuário.
Embora as páginas da web estáticas sejam arquivos HTML simples que podem ser carregados rapidamente, as páginas da web dinâmicas exigem a execução de código JavaScript no navegador para serem renderizados.
Qual é a diferença entre um gerador de site estático e um CMS?
Nos primórdios da Internet, os sites eram armazenados como sites HTML estáticos, com todas as páginas da Web dispostas e codificadas previamente. Isso era ineficiente porque exigia que os desenvolvedores codificassem cada página da web manualmente.
Os CMS (Content Management System) surgiram como uma forma de os desenvolvedores evitarem toda aquela configuração manual. Em vez de codificar as páginas antecipadamente, o conteúdo é armazenado em um banco de dados CMS e, quando um usuário solicita uma página, o servidor faz o seguinte:
- Consulta o banco de dados em busca do conteúdo correto
- Identifica o modelo no qual o conteúdo se encaixará
- Gera a página
- Exibe a página para o usuário
O conteúdo do CMS deve se enquadrar em um dos campos oferecidos pelo banco de dados do CMS, mas, enquanto isso acontecer, deverá aparecer em seu devido lugar no site todas as vezes.
Um gerador de site estático é um meio-termo entre essas duas abordagens. Como um CMS, ele permite que os desenvolvedores usem modelos e gerem páginas da Web automaticamente – mas faz o último antes do tempo, em vez de responder à solicitação do usuário.
Isso torna o desempenho do site mais rápido , porque as páginas da Web estão instantaneamente prontas para entrega aos usuários finais. Também oferece maior customização aos desenvolvedores, uma vez que não ficam limitados pelos campos do banco de dados oferecidos pelo CMS.
Quais são os prós e os contras de usar um gerador de site estático?
Prós
Desempenho: como os geradores de sites estáticos criam páginas da web com antecedência, em vez de sob demanda (como com um CMS), as páginas da web carregam um pouco mais rápido nos navegadores dos usuários.
Personalização: os desenvolvedores podem criar qualquer modelo que desejem. Eles não são limitados pelos campos fornecidos por um CMS, nem pelos modelos integrados de um CMS.
Back-end mais leve: os sites estáticos são leves e não exigem tantos códigos para serem executados no servidor, enquanto os sites baseados em CMS consultam constantemente o conteúdo do servidor.
Contras
Poucos ou nenhum modelo predefinido: a desvantagem da personalização ilimitada é que pode demorar mais para começar. Muitos geradores de sites estáticos não vêm com modelos, e os desenvolvedores terão que gastar muito tempo construindo-os desde o início.
Sem interface amigável: é mais difícil para usuários não desenvolvedores publicar conteúdo usando um gerador de site estático. Não há interface CMS, e trabalhar com dados brutos não formatados pode ser intimidante para os usuários. Além disso, o suporte do desenvolvedor geralmente é necessário para fazer atualizações do site.
Como o JAMstack se relaciona com geradores de sites estáticos?
JAMstack (JAM significa “JavaScript, APIs, Markup”) é uma metodologia para a criação eficiente de aplicativos da web leves e de desempenho rápido. Os aplicativos JAMstack são estáticos, com APIs usadas para qualquer funcionalidade de back-end.
Os geradores de sites estáticos permitem que os desenvolvedores criem rapidamente um front-end de aplicativo JAMstack.
Como as estruturas de front-end são usadas com geradores de site estáticos?
Uma estrutura de front-end é uma coleção de arquivos e pastas de código pré-construído para ajudar no design e formatação de um site. Frameworks front-end comuns incluem Bootstrap, React e Vue.js, embora existam muitos outros.
As estruturas de front-end são extremamente úteis quando os desenvolvedores estão construindo um site pela primeira vez. No entanto, as estruturas de front-end por si só não geram páginas da web em HTML, a menos que um desenvolvedor use ferramentas adicionais.
Um gerador de site estático pode ser usado junto com uma estrutura para um desenvolvedor obter rapidamente um site ou aplicativo totalmente projetado e pronto para uso. A maioria dos geradores de sites estáticos permite que os desenvolvedores usem qualquer estrutura que desejem.
O que é Markdown?
Markdown é uma linguagem de marcação simples amplamente usada para formatar texto.
Muitos desenvolvedores hoje preferem usar Markdown em vez do HTML tradicional ao codificar conteúdo, e muitos geradores de sites estáticos oferecem suporte a Markdown.
Quais são alguns geradores de sites estáticos comumente usados?
Muitos geradores de sites estáticos estão disponíveis para uso hoje. Os mais populares são:
Jekyll
– Linguagem: Ruby
– Templates: Liquid
Gatsby
– Linguagem: JavaScript
– Templates: React
Hugo
– Linguagem: Go
– Templates: Go
Next.js
– Linguagem: JavaScript
– Templates: React
Eleventy
– Linguagem: JavaScript
– Templates: Liquid, Nunjucks, Handlebars, Mustache, EJS, Haml, Pug, JavaScript, HTML, Markdown
Mas também existem outros:
Gridsome
– Linguagem: JavaScript
– Templates: Vue
Nuxt.JS
– Linguagem: JavaScript
– Templates: Vue
Pelican
– Linguagem: Python
– Templates: Jinja2
Docusaurus
– Linguagem: JavaScript
– Templates: React, Markdown
Publii
– Linguagem: JavaScript
– Templates: Handlebars
Scully
– Linguagem: JavaScript,TypeScript
– Templates: Angular
VuePress
– Linguagem: JavaScript
– Templates: Vue