Nesta segunda-feira, a Nasa apresentou os quatro astronautas que irão à Lua em sua missão de sobrevoo lunar Artemis II, prevista para lançamento já no próximo ano.
Os astronautas da Nasa, Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Hammock Koch e o astronauta canadense Jeremy Hansen farão parte da primeira viagem tripulada ao redor da Lua desde o fim da era Apollo, há mais de 50 anos.
Eles trabalharão como uma equipe para executar um conjunto ambicioso de demonstrações durante o teste de voo.
A tripulação do Artemis II foi escolhida de um grupo de 18 astronautas da Nasa – nove mulheres e nove homens – selecionados para o programa Artemis em 2020.
A tripulação apresentada na segunda-feira incluiu não apenas a primeira mulher, mas a primeira pessoa de cor designada para uma missão lunar. Também inclui o primeiro astronauta canadense para uma missão lunar.
A tripulação foi revelada durante um evento em Ellington Field, perto do Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston.
“A tripulação do Artemis II representa milhares de pessoas que trabalham incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade“, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.
“Juntos, estamos inaugurando uma nova era de exploração para uma nova geração de marinheiros e sonhadores estelares – a Geração Artemis.”
O teste de voo Artemis II de aproximadamente 10 dias será lançado no poderoso foguete Space Launch System da agência, provará os sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion e validará as capacidades e técnicas necessárias para os seres humanos viverem e trabalharem no espaço profundo.
O voo, programado para se basear na bem-sucedida missão não tripulada Artemis I, concluída em dezembro, preparará o terreno para a primeira mulher e primeira pessoa de cor na Lua através do programa Artemis, abrindo caminho para o futuro de missões de exploração humana de longo prazo para a Lua e, eventualmente, Marte.
O Artemis II marcará o voo tripulado de estreia – mas não o primeiro pouso lunar – de um programa sucessor da Apollo destinado a devolver astronautas à superfície da Lua nesta década e estabelecer um posto avançado lunar, criando um trampolim para a exploração humana de Marte.
O objetivo do voo Artemis II, uma viagem de 10 dias e 2,3 milhões de km ao redor da Lua e vice-versa, é demonstrar que todos os aparelhos de suporte à vida da Orion e outros sistemas funcionarão conforme projetado com astronautas a bordo no espaço profundo.
O voo está previsto para 2024
Como planejado, o Artemis II se aventurará cerca de 10.300 km além do lado oculto da Lua antes de retornar, marcando a passagem mais próxima que os humanos fizeram ao satélite natural da Terra desde a Apollo 17.
Se o Artemis II for um sucesso, a Nasa planeja seguir alguns anos depois com o primeiro pouso lunar de astronautas do programa, um deles uma mulher, no Artemis III, e depois continuar com missões tripuladas adicionais cerca de uma vez por ano.
Em comparação com o programa Apollo, nascido da corrida espacial EUA-União Soviética da era da Guerra Fria, a Artemis é mais ampla, recrutando parceiros comerciais como a SpaceX, de Elon Musk, e as agências espaciais governamentais do Canadá, Europa e Japão.
Também marca um grande redirecionamento das ambições de voos espaciais tripulados da NASA para além da órbita baixa da Terra, depois de décadas focadas em seus ônibus espaciais e na Estação Espacial Internacional.