O Microsoft Office continua sendo o pacote de produtividade mais popular para documentos, planilhas, apresentações e muito mais – seja como um pacote de software de download ou como o pacote Microsoft 365 baseado em nuvem.
No entanto, se você não quer ter mais um custo ou possui uma empresa e não quer comprar um plano, felizmente há uma série de alternativas gratuitas com as mesmas ferramentas.
Nem todos os pacotes Office são iguais, por isso analisamos diversas opções para encontrar as melhores alternativas ao Microsoft Office para todas as necessidades.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
1. LibreOffice
LibreOffice é um software gratuito composto por um processador de texto, planilha e slides, e está disponível em 110 idiomas.
Compatível com todos os formatos de arquivo do Microsoft Office, o LibreOffice permite que você salve e abra muitos formatos diferentes, incluindo tipos de arquivos da Microsoft (incluindo DOC, DOCX, PPT, PPTX e muitos mais), o que é ideal se você estiver colaborando com usuários do Microsoft Office ou se já usou o pacote da Microsoft, mas decidiu experimentar o LibreOffice.
Ou seja, embora use o formato ODF (OpenDocument), ainda oferece suporte a uma variedade de outros tipos de formato, como os usados no Microsoft Office.
Além disso, o LibreOffice é o pacote padrão para a maioria das distribuições Linux e também está disponível para uso no Windows e macOS. E também possui um visualizador para Android.
Você pode adicionar recursos extras ao LibreOffice por meio de suas extensões. Isso inclui modelos extras para documentos.
2. FreeOffice
O FreeOffice também é outra alternativa fácil e gratuita ao Microsoft Office. A empresa, SoftMaker, vem desenvolvendo software de escritório desde 1987 e sua suíte Office sendo seu principal produto.
Com um pacote Office completo, o FreeOffice é gratuito para usar em casa e no local de trabalho. Ele é desenvolvido para Windows e Linux, e oferece uma versão básica para usuários Android.
A suíte em si é totalmente compatível com todos os formatos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Isso significa que você pode não apenas visualizar, mas salvar arquivos em formatos como DOCX, XLSX e PPTX. Ele também suporta tipos de arquivos mais antigos, como PPT e XLS.
A nova interface que foi lançada este ano dá-lhe a opção de trabalhar com menus e barras de ferramentas modernos ou clássicos. Isso torna a mudança do Microsoft Office fácil de fazer, pois a interface é estranhamente semelhante.
Para aqueles usuários que têm o luxo de um PC touchscreen você pode usar o modo de toque com ícones maiores. Esse modo está disponível tanto para a aparência da versão mais recente quanto para a interface clássica baseada em menu.
3. WPS Office
O WPS Office foi lançado em 2016 pela desenvolvedora de software chinesa Kingsoft. É uma suíte Office que está disponível para Windows, Linux, Android e iOS. A suíte está disponível em inglês, francês, alemão, espanhol, português, polonês e russo.
Oferece um nível gratuito e um nível premium. A camada gratuita permite que você use Writer, Presentation e Spreadsheets, que são alternativas ao pacote Microsoft Office que também se assemelha de perto. WPS oferece um conversor de PDF para Word que é rápido e fácil de usar. Ele suporta exportação em massa e também pode dividir arquivos PDF de mesclagem, se necessário.
A suíte oferece 1 GB de armazenamento gratuito na nuvem para usuários de iOS e PC, mas esse serviço ainda não está disponível para Android.
A camada ‘Premium’ permite que o usuário conecte até 9 dispositivos de uma só vez. Ele também se livra de todos aqueles anúncios irritantes que são comuns no nível gratuito.
Para os usuários do Android a instalação é bastante grande e críticas foram feitas implorando ao desenvolvedor para torná-lo mais leve.
4. Calligra
O pacote Calligra Office foi inicialmente lançado em outubro de 2000 como parte do KOffice. É uma suíte Office desenvolvida pelo KDE, além de ser adequada para uso em design de arte gráfica. Está disponível para Linux, macOS, Windows e Android.
Calligra é uma suíte de software livre e de código aberto e pode ser baixada diretamente de seu próprio site ou da página de downloads do KDE. É completamente diferente do LibreOffice.
Embora o LibreOffice tenha a aparência familiar do MS Office, o Calligra não. Muitas das guias de recursos utilizáveis são definidas no lado direito da tela e não na parte superior, como o MS Office e outras suítes Office. Isso significa que a página que você está editando no momento não ocupa a tela cheia.
Uma das características extras que faz Calligra se destacar é que ele oferece uma ferramenta de mapeamento mental e gerenciamento de projetos. Geralmente estes custam mais.
Calligra permite que você leia os formatos DOCX e DOX, mas você não pode editá-los. Isso pode causar dificuldades se seus contatos enviarem documentos do Microsoft Office, portanto, peça-lhes que usem um formato diferente, como ODT (Open Document Text).
5. OfficeSuite
OfficeSuite é um aplicativo que foi desenvolvido pela MobiSystems e está disponível para Android, iOS e Windows. Os dispositivos fabricados pela Amazon, Toshiba, Sony e Alcatel geralmente vêm com o OfficeSuite pré-instalado. O aplicativo Android foi nomeado entre os principais aplicativos para negócios.
Você pode sincronizar entre dispositivos usando sua conta do OfficeSuite e apenas uma licença é necessária para todos os seus dispositivos.
Ele tem vários níveis para escolher. A camada ‘Básico’ é gratuita e permite que os usuários visualizem e editem documentos do Word, Excel e PowerPoint. A suíte tem total compatibilidade com a maioria dos formatos, como ODT, RTF, CSV, DOC e ZIP.
O nível gratuito também permite que os usuários visualizem documentos PDF e oferece suporte à nuvem por meio de serviços como Dropbox, OneDrive e Google Drive.
A camada ‘Pessoal’ habilita a suíte em um desktop, um tablet e um telefone. Ele tem tudo o que o nível gratuito tem a oferecer, juntamente com a capacidade de rastrear alterações, exportar PDFs para outros formatos editáveis e recursos avançados de PDF, como assinaturas digitais e senhas.
6. Polaris Office
O Polaris Office é desenvolvido pela Intraware e foi lançado inicialmente em março de 2014. É uma suíte Office gratuita que está disponível para Android, iOS, Windows e macOS. Parece ser uma suíte popular entre as empresas e é usada por empresas como Amazon e Samsung.
Enquanto a versão gratuita é muito generosa, há uma versão de negócios para a qual você pode atualizar. Seu plano mais barato é o Polaris Office Smart, que você pode usar em qualquer um dos seus dispositivos por cerca de US $ 40 por ano. Alternativamente, você pode comprar uma taxa vitalícia limitada a um PC em torno de US $ 80.
Com esta poderosa suíte você pode editar muitos formatos de arquivo diferentes, incluindo PPT, XLS, DOCX e HWP. À medida que sua conta sincroniza entre seus dispositivos, você poderá editar e criar de onde estiver. Todos os seus dados são protegidos pela AWS (Amazon Web Services).
Com a última edição do Polaris, agora você pode converter e editar documentos PDF. Os usuários também podem converter arquivos de voz e imagem em documentos, se necessário.
A suíte suporta vários idiomas diferentes, como francês, alemão, coreano, inglês e russo.
A única crítica real que há ao Polaris é que, embora a edição gratuita ofereça uma enorme variedade de recursos, os anúncios podem ser um pouco distrativos às vezes.
7. OnlyOffice
OnlyOffice é uma suíte Office Open Source desenvolvida pela Ascensio Systems SIA. Está disponível em mais de 22 idiomas e orgulha-se de a Oracle ser um dos seus principais clientes.
A versão totalmente gratuita, conhecida como ‘Community Edition’ é mais adequada para pequenas empresas e permite até 20 conexões de uma só vez. Esta suíte não oferece apenas os recursos usuais, como processamento de texto ou planilhas, mas é muito útil em relação ao atendimento de pedidos e para documentar vendas.
O prático recurso de calendário permite que o usuário se mantenha atualizado com tarefas pessoais e relacionadas ao trabalho, além de ficar de olho nos prazos. A integração de terceiros também é suportada. Você pode criar suas próprias caixas de correio com a ferramenta ‘Mail’.
Tal como acontece com outras suites Office, há a capacidade de criar e editar documentos, planilhas e apresentações. Os usuários podem colaborar em projetos e fazer comentários em arquivos quando necessário.
Lembrando que a Microsoft Office oferece uma versão Online Grátis, basta criar uma conta na Microsoft. O Google também oferece o Word, Excel e Slides gratuitamente para usar Online.
Aproveite para descobrir também:
- Como converter arquivo PDF para documento Word
- Os 10 melhores geradores de vídeos com IA em 2024
- Os 10 melhores geradores de imagens por IA em 2024
Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos!