Depois que a Microsoft anunciou o novo mecanismo de busca Bing e o navegador Edge alimentado pelo ChatGPT, o Google está seguindo o mesmo caminho.
A gigante das buscas iniciou os preparativos para integrar sua ferramenta de IA conversacional (inteligência artificial), o Bard, com o ChromeOS. (Parece que o ChatGPT ganhou seu primeiro concorrente?!)
Nos últimos dias, os engenheiros do Google fizeram várias alterações de código no Chromium Gerrit, sugerindo os planos da empresa com a Bard.
Descoberto pelo 9to5Google, uma dessas mudanças o ChromeOS em breve receberá a “Pesquisa Conversacional” como um recurso experimental.
“Launcher experiment: conversational search“, o sinalizador do Chrome é intitulado, com a descrição: para avaliar a viabilidade de um provedor de pesquisa conversacional como parte da pesquisa do iniciador.
Separadamente, a publicação encontrou outra mudança de código simplesmente intitulada “brad”. Parece ser um erro ortográfico intencional de Bard.
Mas a conclusão é que o Google parece estar trabalhando duro para trazer o Bard para o ChromeOS. Toda a “busca conversacional” tornou-se uma coisa apenas desde que o ChatGPT entrou em cena.
E Bard é a resposta do Google para a ferramenta de IA criada pela OpenAI, apoiada pela Microsoft, que tomou a internet de assalto, arrecadando mais de 100 milhões de usuários em menos de dois meses.
De acordo com o novo relatório, ativar o sinalizador experimental no Chrome substituirá os recursos de pesquisa integrados do iniciador do ChromeOS por um bate-papo com tecnologia Bard.
Como a coisa toda ainda está em desenvolvimento, o Google pode alterar o design e a implementação do recurso quando estiver pronto para o público.
Mas talvez não tenhamos que esperar muito mais pelo novo ChromeOS integrado à Bard. A empresa não gostaria de dar uma vantagem muito grande para a Microsoft nesta corrida de IA.
Quem está liderando essa revolução da IA?
O lançamento do Bard do Google na semana passada não saiu como planejado. A ferramenta de IA deu uma resposta factualmente incorreta em sua primeira demonstração.
O erro custou à empresa US$ 100 bilhões em valor de mercado. No entanto, espera-se que a gigante da internet deixe para trás esse deslize e rapidamente entre no caminho certo para pegar o ChatGPT na recém-descoberta mania de IA.
Especialistas do setor veem a Microsoft e o Google realizando uma corrida de dois cavalos nessa revolução tecnológica na próxima década.
Além do ChromeOS, o Google também deve integrar o Bard a outros produtos, incluindo Pesquisa, Google Assistente e muito mais.
Talvez os dois últimos produtos sejam mais adequados como ponto de partida para a Bard do que o ChromeOS. No entanto, uma vez que a Microsoft tem a vantagem de ser pioneira, a empresa provavelmente correria para que isso acontecesse o mais rápido possível.
Devemos ouvir mais sobre os planos do Google com Bard nos próximos meses, então fique atento.