Desde Dezembro de 2022, a demo de um game chamado “Lendas” tem chamado atenção por trazer elementos do folclore brasileiro para os jogadores.
Desenvolvido ao longo de quatro anos por Kaio Henrique, o jogo está em fase de pré-alfa. Sua demo já está na Steam para os jogadores testarem e conhecerem um pouco mais do projeto.
“Lendas” é um jogo de mundo aberto com elementos de sobrevivência. Os jogadores poderão explorar mundos massivos, gerados proceduralmente . O destaque do jogo é a abordagem das lendas brasileiras, incluindo personagens como Curupira e Saci.
O sistema de criação de personagens é bastante detalhado, assim como o sistema de sobrevivência, com coleta e criação de itens, ciclo dia e noite e um sistema de fome e sede.
Parte dessas possibilidades já foram reveladas em trailers. Em alguns, é revelado que os personagens poderão evoluir e voar, além de explorarem grandes e diversas áreas.
O que a demo já oferece
A demo disponível atualmente é uma versão prévia do jogo e ainda pode conter alguns bugs. No entanto, os desenvolvedores encorajam os jogadores a participarem do servidor no Discord para relatar problemas e acompanhar as atualizações do projeto.
Nesta versão, somos confrontados com uma criatura gigante, que devemos derrotar com armas criadas durante a partida e cinco “corpos-secos”, que podem ser possuídos sempre que o personagem sofre uma derrota.
Após a vitória, os jogadores são confrontados com uma pequena série de eventos que são um gostinho do que está por vir.
Quem é o desenvolvedor do jogo?
Segundo a página do catarse em que o financiamento do jogo foi obtido, Kaio Henrique não sabe exatamente quando o desenvolvimento do projeto começou. Isso porque, no início, tratava-se apenas de um hobbie conduzido nos tempos livres.
Kaio trabalhava como leiturista para uma empresa de energia e como motorista de aplicativo. Como ele mesmo diz:
“Pedi para que minha avó costurasse uma bolsa, grande o suficiente para alocar um notebook. mas discreta para não chamar atenção em áreas mais perigosas da cidade. assim, nos intervalos entre passageiros, eu me aventurava na minha mais nova paixão que era desenvolvimento do jogos. naquele tempinho eu desenvolvia o que conseguia nesse meu projeto pessoal que mais tarde se tornaria o lendas.”
Em uma postagem no feita no Reddit em dezembro de 2022, o criador diz estar desenvolvendo o jogo sozinho a “quase quatro anos”.
Tentativas de introduzir o folclore em Games
Não é a primeira tentativa de trazer o folclore brasileiro para o mundo dos Games. Em 2017, havia sido anunciado o jogo “Guerreiros Folclóricos”, que tinha previsão de lançamento para 2018 pela produtora Unique.
No jogo, o protagonista também enfrentaria diferentes criaturas típicas do imaginário brasileiro. Todavia, depois do lançamento de um livro digital sobre o universo do game, em 2018, não saíram novas notícias sobre a empreitada.
Além disso, as redes sociais do projeto foram abandonadas, o que induz à conclusão de que o desenvolvimento do game foi descontinuado.
Outros jogos recheados de elementos brasileiros
Um projeto que deu certo foi “Dandara”, jogo que se passa no Brasil do século XVII e retrata a luta dos povos escravizados. O game é um metroidvania 2D desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury.
O nome do jogo e da protagonista é inspirado em Dandara dos Palmares, guerreira quilombola, também conhecida pór ter sido esposa de Zumbi dos Palmares.
Outro game que levanta a bandeira do Brasil é “ÁRIDA”, que é ambientado na caatinga e se encontra disponível para PC e dispositivos móveis. o JOGO foi desenvolvido pela Aoca Game Lab e narra a história de Cícera, uma jovem que inicia uma jornada pelo sertão brasileiro.