A comunidade de fãs de smartphones da Samsung está em polvorosa para saber se a nova série de celulares Galaxy S24 vai deixar obsoleta a atual série Galaxy S23.
É que, atualmente, o carro-chefe da gigante coreana em tecnologia é mesmo o celular da série Galaxy S23, com os modelos Galaxy S23, o Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra.
A questão é que ainda não podemos subestimar a tecnologia já existente, e isso provoca uma série de dúvidas na hora de decidir a compra.
Para ajudar nessa decisão, reunimos aqui as informações que temos até o momento.
Quando poderemos comprar a nova série Galaxy S24?
Não existem dúvidas de que a família Galaxy da Samsung é uma das melhores séries de smartphones lançados em 2023. Também é esperado que não haja outras novidades dessa marca em 2023.
Porém, como ainda estamos na fase dos rumores, talvez seja um pouco cedo para saber detalhes com segurança. O máximo que podemos fazer é antecipar algumas expectativas com base nos lançamentos anteriores.
Isso porque os lançamentos dos celulares da Samsung costumam ser os mais comentados, sempre. Ou seja, vamos ao que temos.
Pelo que vimos nos últimos lançamentos, a Samsung gostou de revelar seus novos modelos – e carros-chefe da marca – sempre no início do ano.
Assim, espera-se a que a nova serie Galaxy S24 seja anunciada no final de janeiro ou começo de fevereiro de 2024.
Depois disso, ou melhor, algumas semanas depois, deve acontecer o lançamento.
O design da série Galaxy S24 será o mesmo da série Galaxy S23?
A linha de smartphones da série Galaxy S23 traz aparelhos de aparência simples e plana, com lentes de câmera salientes na parte traseira.
Além de serem os atuais carros-chefes da Samsung, são acessíveis e foram um sucesso de design desde o lançamento.
Assim, tudo indica que ninguém vai reclamar se a Samsung mantiver essa mesma linguagem visual por enquanto. Mesmo porque, a série Galaxy S23 apresentou um design com linguagem bem inovadora e não seria muito lógico fazer isso mais uma vez, em tão pouco tempo.
Ou seja, o Galaxy S24 e o Galaxy S24 Plus devem manter essa forma achatada e plana, além da moldura metálica ligeiramente arredondada nas bordas. Também devem manter a frente nivelada e as placas traseiras de vidro, iguais às da série anterior.
Também não se espera que haja mudanças de tamanho. Tanto o Galaxy supercompacto de 6,1 polegadas quanto o de 6,6 polegadas parecem ter atingido o ponto ideal da perspectiva de tamanho.
Além disso, os dispositivos deverão permanecer com resistência à água, mantendo autofalantes em sistema estéreo e o que mais se possa esperar de um Samsung sofisticado.
Para finalizar, existem rumores de que a Samsung tentou contratar o designer chinês Hubert H. Lee (que até o momento atua na Mercedez Benz) para liderar a Mobile Experience da Samsung. Com certeza ele daria uma contribuição única no design da série Galaxy S24.
Precisamos esperar para ver. Mas, e quanto à experiência de câmera?
Câmera: outro assunto importante
De acordo com o popular insider de tecnologia, Yogesh Brar, a linha S24 terá uma enorme melhoria de câmera.
Segundo Brar, a melhoria provavelmente será alcançada principalmente no software. Isso sugere que o hardware em vigor na faixa atual provavelmente permanecerá bastante consistente da próxima vez.
The Galaxy S24 series / S24 Ultra in particular will get massive camera improvement. This will primarily be achieved through improved software.
Test builds on S23 Ultra are promising so far.
Also Z Flip 5 looks quite good in-person, Samsung has a new foldable bestseller..
— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) April 25, 2023
Tanto a série Galaxy S23 quanto a sua antecessora Galaxy S22 representaram um belo salto de qualidade no quesito experiência de câmera. E isso aconteceu apesar da Samsung não ter feito grandes investimentos em hardware.
Isso indica que o Galaxy S24 não deve representar uma grande revolução na experiência de câmera que já vem sendo possível nos modelos existentes.
Mesmo nas redes sociais, o influenciador Revegnus também arrisca que o Galaxy S24 vai continuar usando o sensor de câmera Samsung GN3, o mesmo das últimas gerações.
Por outro lado, há rumores de que a Samsung vai passar a utilizar os sensores ISOCELL, em especial no Galaxy S24 Ultra. E existem chances que os modelos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus se beneficiem disso também.
De qualquer forma, o que se espera é que a nova série Galaxy S24 traga melhorias na experiência de câmera sem fazer grandes mudanças de hardware.
Mas vamos ao próximo assunto, aquele que nos interessa bastante na hora da compra.
E a relação custo-benefício?
O cenário ideal para os fãs da família Galaxy da Samsung seria que a série S24 tivesse preços equivalentes aos modelos anteriores. Como não houve nenhum vazamento sobre isso, ainda é cedo para acreditar nessa hipótese.
Afinal, no Reino Unido e na Europa a linha Galaxy aumentou os preços de maneira geral no lançamento da série Galaxy S23. Já nos Estados Unidos, o preço foi mantido durante alguns anos. Isso nos leva a pensar que as coisas podem mudar potencialmente no caso da série Galaxy S24.
Ou seja, temos que ser realistas e aceitar que existem grandes chances da gigante coreana aumentar os preços tanto nos Estados Unidos quanto em outros mercados.
O que sabemos sobre armazenamento?
Até agora, as apostas são que a Samsung mantenha as mesmas variações de armazenamento da família Galaxy S23 para o Galaxy S24 e o Galaxy S24 Plus.
O Galaxy S24 deve vir nas opções com 128GB e 256GB de capacidade interna de armazenamento, sendo que, nesse modelo menor e mais acessível não haverá possibilidade de expansão de hardware.
Já o Galaxy S24 Plus, por sua vez, deve vir nas versões 256GB e 512GB. Por conta de seu status premium, isso seria o mais adequado.
Expectativas de carregamento e bateria
Já falamos sobre a possibilidade do design da série Galaxy S24 manter as mesmas características da série anterior.
Da mesma forma, não se espera grandes modificações na capacidade de bateria nos novos aparelhos.
Sem contar que os modelos Galaxy S23 e Galaxy S23 Plus já foram equipados com baterias bem mais densas que os modelos anteriores.
Quanto à performance no carregamento, parece que a Samsung manterá mesmo os 25W atuais. Por outro lado, também há rumores de que a série Galaxy S24 será equipada com 65W.
O que é certo é que a Samsung manteve 25W de carregamento no Galaxy S23, mas o Galaxy S23 Plus foi atualizado com 45W.
E como fica o display?
Atualmente as telas OLED estão em alta. Proporcionam alto potencial de cor e brilho, além de um contraste perfeito. E a boa notícia é que a Samsung deverá adotar um display de 6,1 polegadas no Galaxy S24 e um de 6,6 polegadas no Galaxy S24 Plus.
Além disso, há rumores de que a Samsung deve usar telas de 144Hz em todos os modelos Galaxy S24 a serem lançados. E o que é melhor, com uma taxa de atualização de tela bem mais alta.
Com isso, o usuário deverá ter uma rolagem de tela mais suave, já que nos modelos mais atualizados essa taxa era de 120Hz.
Outro ponto interessante no que diz respeito ao display é o brilho máximo de tela. Atualmente, os modelos mais recentes da Apple – o iPhone 14 Pro e Pro Max – atingem até 2.000 nits de brilho em condições ideais.
Considerando que a série S23 consegue 1.750 nits, os celulares da Samsung ficam um tanto mais interessantes que os de outras marcas.
Características da hardware e software
Existem hoje expectativas de que a série Galaxy S24 faça o upgrade do Snapdragon 8 Gen 3, o novo chip para celulares a ser lançado pela empresa Qualcomm. Esse chip deve estar entre os mais potentes de 2024, pelo menos quando se trata do universo Android.
E a Qualcomm é a empresa que, junto com a Meta, deve levar a inteligência artificial para celulares e outros dispositivos móveis a partir de 2024.
De outro lado, existem especulações de que a série Galaxy S24 poderá usar um chip da Exynos 2400 em uma edição limitada para alguns mercados. Isso talvez seja viável se a Samsung criar uma variante, como por exemplo, o “Galaxy S24 Edição Exynos”.
Se isso de fato acontecer, o chip Exynos 2400 SoC de 10 núcleos deve melhorar consideravelmente a performance e a eficiência da máquina, já que elimina a necessidade de uma placa de circuito impresso (PCB).
De qualquer forma, Samsung e Qualcomm devem continuar sua parceria na nova série Galaxy S24. O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 deverá ter uma configuração diferenciada, e consequente melhoria de performance.
Além disso, as capacidades multitarefas deverão ser maiores. Existem rumores de até 12GB de performance no Galaxy S24 e no Galaxy S24 Plus. Também deve ser possível o dobro de armazenamento base, pelo menos nesses dois modelos da nova série.
Vale lembrar que os modelos anteriores, Galaxy S23 e Galaxy S23 Plus vinham com 128GB de armazenamento nativo. E já existem previsões de 256Gb de armazenamento nativo para a série Galaxy S24.
Também há expectativas de conectividade via satélite fora da cobertura de rede. Além da possibilidade de contatar serviços emergenciais, os novos Galaxy S24 deverão suportar mensagens de texto rudimentares a partir dessa conectividade.
Por fim, a série Galaxy S24 deverá chegar com uma versão de interface ONE UI 6. Isso porque a interface One UI 5 era baseada no Android 13 e os novos modelos serão baseados no Android 14. Mas ainda existe algum mistério sobre as funcionalidades e características a serem adicionadas.
Afinal, devo ou não esperar pelo Samsung Galaxy S24?
Sabemos que certas decisões não são tão fáceis, em especial em um assunto que envolve tantas possibilidades, características e especificações.
Esperamos que, com as informações que disponibilizamos aqui, isso se torne bem mais simples e que a sua experiência com o Galaxy– seja ele da série S23 ou S24 – seja a melhor possível.