Enquanto você dormia, James Gunn trabalhava! E nesse meio tempo o site Vanity Fair noticiou o que, posteriormente, foi confirmado pelo próprio diretor em sua conta no Twitter: foram anunciados novos atores para interpretar 3 super-heróis em Superman Legacy. Filme que dará o pontapé inicial para o renovado DCU (Universo DC, em tradução livre).
Agora, além de David Corenswet (que esteve em Pearl – 2022 – e na minissérie Hollywood – 2020) e Rachel Brosnahan (que você deve conhecer da série Maravilhosa Sra. Maisel – 2017 – 2023), que viverão Clark Kent e Louis Lane, respectivamente, estão oficialmente no elenco de Superman Isabela Merced, Edi Gathegi e Nathan Fillion.
O que pode ter causado surpresa, talvez, tenha sido a escolha dos 3 super-heróis vividos por esses atores. Mulher-Gavião, Lanterna Verde “Guy Gardner” e Mister Terrific não são figuras conhecidas do grande público – a não ser que você seja um leitor assíduo de HQ (Histórias em Quadrinhos). E, mesmo assim, é possível que você tenha visto estes personagens bem menos vezes do que os “figurões” da DC Comics, que elencam suas principais equipes.
Por isso, para que você não fique, assim, meio perdido nesse universo tão vasto de super-gente, hoje eu vou te apresentar quem são esses 3 personagens que aparecerão, pela primeira vez, nas telas dos cinemas em versões live action.
Isabela Merced será a Mulher-Gavião do DCU
Numa primeira vista, Isabela Merced não parece um nome tão reconhecido de Hollywood. A atriz esteve presente em Transformers: O Último Cavaleiro (2017), mas, certamente é bem mais conhecida por interpretar Dora, a Aventureira, em Dora e a Cidade Perdida, de 2019. Curiosamente, a Mulher-Gavião (do original Hawkgirl) é, provavelmente, a personagem com maior destaque entre os que foram anunciados.
No caso de você ter sido criança ou adolescente ali pelos anos 2000, você deve ter visto a heroína no famoso desenho da Liga da Justiça. A animação, produzida pelo artista de quadrinhos Bruce Timm, foi exibida originalmente no Cartoon Network entre 2001 e 2006 e veiculada na TV aberta pelo canal SBT.
A versão feminina do Gavião Negro possuiu 3 identidades secretas nos quadrinhos: Shiera Sanders, Shayera Hol (presente na versão animada) e Kendra Saunders. Sua primeira aparição como heroína foi em 1941. Em sua versão mais conhecida, ela é não é terráquea. Veio de um mundo chamado Thanagar e se estabeleceu na Terra como embaixadora de seu planeta natal.
Entre seus poderes e armas ela possui asas e uma massa feitos de “metal enésimo” (um material que desafia as leis a gravidade, o que a permite voar). A guerreira é perita em uso de armas antigas e treinada em várias modalidades de luta, além de possuir força sobre-humana.
Nathan Fillion interpretará um Lanterna Verde
Fillion é um velho conhecido de James Gunn e já apareceu algumas vezes em seus filmes. Ele estrelou o primeiro filme do diretor, Seres Rastejantes (Slither – 2006) e participou de Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Guardians of the Galaxy Vol. 3 – 2023). Mas, muito provável, você deva se lembrar dele em O Esquadrão Suicida (The Suicide Squad – 2021) onde ele interpreta o O.C.D. (O Cara Destacável). Sim, é o personagem que morre logo no início do filme, cujo poder é separar os braços do corpo e controlá-los telecineticamente.
Já em Superman Legacy, Nathan será um dos Lanternas Verdes da Terra. Nosso planeta possui alguns Lanternas, sendo o mais famoso deles o piloto de caça Hall Jordan (o mesmo interpretado por Ryan Reynolds no famigerado filme de 2011). Já no primeiro filme do UDC, o Lanterna que veremos será Guy Gardner.
Guy foi o segundo Lanterna da Terra. Sua primeira aparição nos quadrinhos data de 1968 e ele já integrou equipes como a Liga da Justiça Internacional. É conhecido por sua personalidade marcante (muitas vezes irritante), por não ter papas na língua e gostar de seguir as próprias regras. Essa seria sua segunda aparição no cinema, caso o filme da Liga da Justiça de 1997 não tivesse sido um fiasco total. O personagem também já empunhou o anel da Tropa dos Lanternas Vermelhos, que têm a fúria como seu sentimento guia.
Edi Gathegi será o Sr. Incrível (que não é o Beto Pêra)
Edi Gathegi não é nenhum iniciante. Ele também já foi um super-herói em X-Men: Primeira Classe (X-Men: Fisrt Class – 2011), onde interpretou Darwin, um mutante cujo corpo é capaz de se adaptar a qualquer adversidade afim de que ele sobreviva. Ironicamente, ele é o único da equipe a morrer no filme.
Para o filme de James Gunn, Edi será Michael Holt, uma das mentes mais brilhantes de todo o universo DC, mais conhecido como Mr. Terrific. Possivelmente você deve tê-lo visto em alguns episódios de Liga da Justiça Sem Limites. “Terrific” é uma expressão que não possui bem uma palavra equivalente no português e pode ser traduzida como “incrível”, “formidável”, “sensacional”. Nos quadrinhos, o nome do herói normalmente é adaptado como “Sr. Incrível”, mas essa tradução pode ter ficado comprometida justamente por conta do chefe da Família Incrível dos filmes de animação da Pixar.
Além de sua extraordinária mente, Holt não possui poderes propriamente ditos, mas, sua inteligência lhe permitiu criar as “Esferas-T”: esferas flutuantes que podem criar imagens holográficas, redes laser, servem como câmeras, dão a ele a capacidade de voar, invadir sistemas, gerar cargas elétricas poderosas e mais uma infinidade de funções. Tudo isso comandadas telecineticamente por Michael.
O que podemos esperar para Superman Legacy?
O público mais assíduo das HQ já começou a fazer suas apostas baseando-se nos personagens que foram apresentados até agora. Nas redes sociais, como o Twitter, muitos falam que possivelmente veremos “Os Terrifics” na tela grande. Uma equipe de quatro integrantes, sendo dois deles o Senhor Incrível e o Metamorfo (personagem que foi confirmado para o filme na pele do ator Anthony Carrigan, enquanto eu escrevia este texto).
O espanto geral circula por conta de que os heróis anunciados até o momento não fazem, necessariamente, parte do núcleo de histórias do Superman. Segundo Gunn, Clark fará sua estreia em um mundo onde os heróis já existem, ou seja, ele não será a primeira pessoa a usar superpoderes no reinício do Universo DC. Por ora, as expectativas são boas, levando em conta que veremos, pelo menos, uma boa variedade de gêneros e etnias e não ficaremos amarrados aos mesmos personagens que já nos acostumamos a ver nos filmes que adaptam os quadrinhos da editora.
Superman Legacy tem estreia prevista para 10 de julho de 2025, possui roteiro e direção de James Gunn e é coproduzido por Peter Safran. Além dos 5 atores citados aqui, nada mais se sabe sobre a produção até o momento.