Os criadores do Mullvad VPN e do Tor lançam Mullvad Browser, um novo navegador de internet focado na privacidade contra todos os tipos de rastreamento da web.
Na segunda-feira, as duas partes apresentaram o Mullvad Browser, que é gratuito e disponível para Windows, Mac e Linux. O novo produto promete não coletar nenhum dado.
O software foi construído a partir do navegador Tor, que é baseado no Firefox da Mozilla e já considerado um dos navegadores mais privados da web.
A principal diferença? O Mullvad Browser elimina a necessidade de se conectar através da Rede Tor, uma coleção de servidores administrados por voluntários que podem ocultar seu endereço IP, mas deixando sua internet lenta.
Assim, os usuários devem obter as proteções de privacidade do Tor, sem sacrificar as velocidades. Em vez disso, para ocultar seu endereço IP, a Mullvad está recomendando que o navegador seja melhor usado com uma VPN confiável.
“A ideia é fornecer mais uma alternativa – além da Rede Tor – para navegar na internet com mais privacidade“, acrescentou Mullvad. “Fazer com que o maior número possível de pessoas lute contra a coleta de big data de hoje. Para libertar a internet da vigilância em massa.”
A Mullvad, com sede na Suécia, projetou especificamente o navegador para impedir o rastreamento de dados. Isso inclui impedir a impressão digital ou quando uma empresa de tecnologia usa vários atributos do seu navegador, como fuso horário, sistema operacional e versão do navegador, para identificar sua presença.
Para parar a impressão digital, o Projeto Tor diz em seu site oficial “O Mullvad Browser aplica uma abordagem ‘esconde-na-multidão’ à privacidade online, criando uma impressão digital semelhante para todos os seus usuários. As configurações e configurações ‘prontas para uso’ do navegador mascararão muitos parâmetros e recursos comumente usados para extrair informações do dispositivo de uma pessoa que podem torná-las identificáveis, incluindo fontes, conteúdo renderizado e várias APIs de hardware“.
O Projeto Tor acrescentou: “Por padrão, o Mullvad Browser tem o modo privado ativado, bloqueia rastreadores e cookies de terceiros e facilita a exclusão de cookies entre páginas visitantes durante a mesma sessão“. Nenhuma extensão focada em privacidade precisa ser baixada.
A outra vantagem é que o Mullvad VPN não está tentando monetizar o navegador por meio da coleta de dados. Em um Perguntas Freqüentes, Mullvad acrescentou: “Nós não ganhamos nenhum dinheiro com o Mullvad Browser. Nossa renda vem do nosso serviço VPN. O Mullvad Browser é um complemento ao nosso serviço VPN.”
Segundo um teste feito pela PCMag, o novo navegador é executado muito mais rápido do que o navegador Tor. Mas as proteções de privacidade vêm com algumas compensações.
Por exemplo, o software não reterá seus logins em sites específicos em um esforço para combater o rastreamento de dados, embora as configurações do navegador possam ser alteradas ao seu gosto.