Os desenvolvedores web Full-Stack são o canivete suíço do mundo da programação.
Ter essa designação significa que você pode produzir soluções de ponta a ponta e requer que você conheça todas as tecnologias de front-end e todas as tecnologias de back-end.
O que é desenvolvedor web Full-Stack
Os desenvolvedores Full-Stack são aqueles que trabalham com o Front-End e o Back-End de um site ou aplicativo. Eles estão familiarizados com HTML, CSS, JavaScript ou mais linguagens de Back-End.
Daí o termo “full stack” – eles têm todas as habilidades de desenvolvimento da web para construir sites e aplicativos do início ao fim.
O front-end: é a parte do aplicativo da web que o usuário vê e usa.
O back-end: são partes do aplicativo que funcionam nos bastidores e executam os comandos emitidos pelo usuário. Isso geralmente inclui:
- processos lógicos
- processos relacionados a banco de dados
- validação de usuários
- configuração do servidor
Então, o que devo aprender?
Front End
Se você é realmente um iniciante, reserve um tempo para aprender HTML e CSS básicos. Pode não ser tão divertido e atraente quanto cavar direto no Javascript, mas construir sobre os fundamentos do que faz a web será a chave para começar com o pé direito.
Em seguida, aprenda Javascript. Ele permanecerá rei no futuro próximo. Javascript fornecerá a base de qualquer estrutura ou biblioteca sobre a qual você construir, portanto, compreender como os bits e as partes da linguagem funcionam ajudará a impulsioná-lo em sua jornada de aprendizado do front end das coisas.
Também tornará sua vida mais fácil quando você estiver tentando compreender algumas das complexidades de diferentes padrões e os conceitos por trás das estruturas que você usará.
Falando em frameworks, React e Vue são provavelmente os melhores candidatos devido à sua popularidade. React é o mais popular do grupo e continuará crescendo. Sua equipe está constantemente trabalhando para amadurecer a estrutura e produzir APIs que ajudarão a construir aplicativos da web modernos e rápidos.
Começar com Create React App ou Gatsby vai até mesmo ajudá-lo a ativar facilmente um aplicativo React e imediatamente entrar em uma posição onde você pode mexer no código.
Embora haja benefícios em chamar pré-processadores CSS e ferramentas como o Sass, agora há uma tonelada de soluções para CSS, incluindo CSS-in-JS .
Embora colocar CSS dentro de JS tenha alguns prós e contras , não vale necessariamente a pena apontar o que usar como uma direção específica, já que realmente dependerá da equipe.
Compreender os fundamentos e o poder do CSS e como usá-lo em sua forma original ajudará a se preparar para utilizá-lo, independentemente do framework.
Back End
O back-end geralmente se refere-se às APIs que nossos front-ends usam para criar experiências dinâmicas, interagindo com pontos de extremidade do cliente (como aqueles em APIs CRUD ). Ser capaz de fazer essas solicitações do cliente eliminará a necessidade de fazer qualquer um desses processos antes de a página ser exibida no navegador.
Embora você não deva sentir que só pode codificar em uma linguagem, ser capaz de escrever em Javascript oferece uma boa vantagem aqui, pois você pode desenvolver os fundamentos do trabalho com o back end das coisas com uma linguagem familiar (ou vice-versa com o front-end).
NodeJS é um runtime comum que você encontrará na maioria dos ambientes de nuvem como uma opção e lhe dará uma experiência semelhante ao que você esperaria em um navegador. A principal diferença é que você não terá acesso a certas APIs do navegador nem haverá um window
objeto e as APIs associadas a ele.
Dito isso, Python também é outra linguagem popular e está crescendo, especialmente devido à sua popularidade na comunidade de ciência de dados e engenharia.
PHP e Ruby, embora ambos sejam válidos e ofereçam opções no mercado de trabalho, não parecem ser tão populares e não têm uma tendência de crescimento geral como Javascript e Python.
Linguagens mais utilizadas
(Front End)
- HTML
- CSS
- Bootstrap
- W3.CSS
- JavaScript
- ES5
- HTML DOM
- JSON
- XML
- jQuery
- Angular
- React
- Backbone.js
- Ember.js
- Redux
- Storybook
- GraphQL
- Meteor.js
- Grunt
- Gulp
(Back End)
- PHP
- ASP
- C++
- C#
- Java
- Python
- Node.js
- Express.js
- Ruby
- REST
- GO
- SQL
- MongoDB
- Firebase.com
- Sass
- Less
- Parse.com
- PaaS (Azure and Heroku)
Cursos Recomendados
Embora hoje em dia é possível aprender como um auto-didata garimpando conteúdo na internet, como o Youtube, Blogs, etc, você pode investir em um bom curso.
A grande vantagem de fazer um curso é que você vai ter direção e mais foco. Normalmente quem começa aprendendo a deriva na internet fica confuso e acaba desistindo.
Além do mais, em um curso você tem o suporte do professor e um grupo de alunos, como Fórum, grupo de WhatsApp ou Telegram.
Antes de encerrar este Artigo, vamos deixar nossa recomendação, clique neste link para fazer um bom curso de Full-Stack.
Aproveite também para visitar o Jooble e acompanhar algumas novidades no mercado de trabalho na área de programação.
Gostou deste Artigo? Deixe seu comentário. 😉