No Windows 11, quando um site específico não está carregando, um aplicativo que requer acesso à Internet não está funcionando ou usando ferramentas de rede como “ping” ou “nslookup” mostram o endereço IP de destino errado no resultado, provavelmente limpar o cache DNS (Domain Name System) local resolverá o problema.
Ao navegar na Web ou usar um aplicativo que depende de uma conexão com a Internet, a pilha de rede do Windows 11 salva uma cópia de cada nome de domínio em uma conversão de endereço IP do recurso DNS no cache do resolvedor local para tornar as conexões subsequentes mais rápidas.
A ressalva com esse processo é que, às vezes, o cache DNS pode parar de funcionar por uma série de razões, impedindo que sites e aplicativos sejam carregados corretamente e isso é quando limpar os registros de cache DNS do sistema pode ajudar, já que você estará tecnicamente redefinindo o cache e começando de novo com um novo banco de dados.
Se você estiver lidando com problemas relacionados ao DNS, o Windows 11 inclui pelo menos duas maneiras de limpar o cache usando o Prompt de Comando e o PowerShell. Além disso, aplicativos como Microsoft Edge, Google Chrome e Mozilla Firefox também apresentam ferramentas para limpar esses registros de rede para resolver o problema.
Neste tutorial, criamos as instruções passo a passo para orientá-lo através das diferentes maneiras que você pode usar para limpar o cache DNS no Windows 11.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Como limpar o cache DNS pelo Prompt de comando no Windows 11
1. Abra Iniciar.
2. Procure por Prompt de Comando, clique com o botão direito do mouse no resultado superior e selecione a opção Executar como administrador.
3. Digite o seguinte comando para limpar o cache DNS no Windows 11 e pressione Enter:
ipconfig /flushdns
4. (Opcional) Digite o seguinte comando para exibir os registros armazenados em cache do DNS local e pressione Enter:
ipconfig /displaydns
Depois de concluir as etapas, na próxima vez que o sistema ou um aplicativo tentar acessar a rede, ocorrerá um novo processo de pesquisa de DNS para armazenar as informações em cache novamente.
Como limpar o cache DNS pelo Powershell no Windows 11
Para limpar os registros DNS com comandos do PowerShell, use estas etapas:
1. Abra Iniciar.
2. Procure PowerShell, clique com o botão direito do mouse no resultado superior e selecione a opção Executar como administrador.
3. Digite o seguinte comando para limpar o cache DNS no Windows 11 e pressione Enter:
Clear-DnsClientCache
4. (Opcional) Digite o seguinte comando para exibir os registros armazenados em cache do DNS local e pressione Enter:
Get-DnsClientCache
Depois de concluir as etapas, o comando do PowerShell limpará e redefinirá os registros DNS armazenados em cache no dispositivo.
Como limpar o cache DNS pelo navegador no Windows 11
No Windows 11, os navegadores mais populares (como Microsoft Edge, Google Chrome e Mozilla Firefox) também incluem uma opção para limpar o cache DNS no Windows 11.
Edge ou Chrome
Para limpar o cache DNS do Edge ou do Chrome, use estas etapas:
1. Abra o Edge ou o Chrome.
2. Digite o seguinte caminho na barra de endereços e pressione Enter:
chrome://net-internals/#dns
3. Na página “DNS”, clique no botão “Clear host cache” para a configuração “Host resolver cache“.
Firefox
Para limpar o cache DNS do Firefox, use estas etapas:
1. Abra o Firefox.
2. Digite o seguinte caminho na barra de endereços e pressione Enter:
about:networking#dns
3. Na página “DNS”, clique no botão “Clear DNS cache“.
Após concluir as etapas, semelhante ao uso do Prompt de Comando e do PowerShell, o navegador da Web liberará o cache DNS para permitir que sites e outros serviços funcionem corretamente novamente.
Para este tutorial, usamos o Windows 11, mas as ferramentas de comando, bem como os recursos de rede no Edge, Chrome e Firefox, estão disponíveis no Windows 10.