Neste tutorial, vamos ensinar como instalar o WordPress na DigitalOcean pelo 1-Click Droplet, depois explicaremos como configurar seu site WordPress, configurando o domínio e compartilhando informações sobre como acessar o banco de dados MySQL.
A DigitalOcean oferece suporte à hospedagem do WordPress em máquinas virtuais, chamadas Droplets e torna a instalação do WordPress em um Droplet extremamente fácil, para que você tenha seu site funcionando com confiança e rapidez.
Instalar o WordPress em um Droplet da DigitalOcean leva apenas alguns cliques. Hospedar seu site WordPress pode exigir o uso de ferramentas e conhecimentos de informática que você pode não ter.
A DigitalOcean também oferece uma opção totalmente gerenciada para usuários que preferem não se aprofundar nos detalhes da hospedagem e, em vez disso, permitir que especialistas da DigitalOcean lidem com a hospedagem para eles.
Configurações Inclusas na Instalação
Pacote | Versão | Licença |
---|---|---|
WordPress | 6.0 | GPL2 |
Apache | 2.4.41 | Apache 2 |
MySQL server | 8.0.21 | GPL 2 |
PHP | 8.0 | PHP v3.01 |
Fail2ban | 4.4.0.4 | GPL 2 |
Postfix | 3.4.10 | IBM Public |
Certbot | 0.40.0 | Apache 2 |
Esses componentes criam a pilha LAMP, um grupo de software de código aberto normalmente instalado em conjunto para permitir que um servidor hospede sites dinâmicos como o WordPress.
O termo LAMP é uma sigla que representa a configuração de um sistema operacional Linux com um servidor web Apache, com dados do site armazenados em um banco de dados MySQL e conteúdo dinâmico processado pelo PHP.
Para melhorar a segurança, os seguintes componentes adicionais estão incluídos:
- UFW: Um programa para simplificar o gerenciamento de um firewall.
- fail2ban: Um serviço que atualiza automaticamente sua configuração de firewall para bloquear invasores.
Agora veremos como instalar o WordPress na DigitalOcean, para isso basta seguir as etapas abaixo:
1. Criando um Droplet WordPress
Para criar um Droplet WordPress a partir da página 1-Click App, pressione o botão Create WordPress Droplet:
Isso leva você à página Criar Droplets, onde você pode personalizar suas configurações antes de criar seu WordPress Droplet.
Como criar seu primeiro Droplet descreve cada escolha em detalhes. Abaixo, destacaremos as principais configurações:
Escolha uma imagem:
Se ainda não estiver definido, você precisará alternar da guia Distribuições para a guia Marketplace :
Uma vez lá, o WordPress no Ubuntu 20.04 deve ser selecionado automaticamente. Caso contrário, clique em “WordPress 5.5.1 no Ubuntu 20.04” para selecioná-lo como imagem.
Assim que a imagem estiver destacada, você pode aceitar os padrões ou ajustar as configurações de acordo com seu caso de uso. Recomendamos as seguintes alterações:
Escolha um plano:
Escolha o tamanho que você precisa aqui – WordPress One-Click Droplets requer 1 GB de RAM ou mais.
Adicionar armazenamento em bloco:
Saiba mais sobre o armazenamento em bloco e adicione-o ao seu droplet com base no seu caso de uso.
Escolha uma região de datacenter:
Geralmente, escolha o data center mais próximo de sua base de usuários.
Selecione opções adicionais:
Recomendamos selecionar Monitoramento , um serviço gratuito que o ajudará a acompanhar o uso de recursos do Droplet ao longo do tempo. Você também pode considerar habilitar backups automatizados . Você pode habilitar isso agora ou a qualquer momento no futuro.
Escolha um nome de host:
Você pode facilitar a identificação do Droplet nomeando-o como “WordPress” ou nomeando-o com o nome do site que você planeja hospedar.
Depois de fazer suas escolhas, clique em Criar Droplet.
Assim que o Droplet for criado, seu endereço será exibido:
Clique no endereço para copiá-lo para a área de transferência. Na próxima etapa, usaremos isso para visualizar o site WordPress.
2. Verificando a página de espaço reservado
Abra um navegador da web e cole o endereço IP do Droplet na barra de localização para visitar seu novo site. Até que você faça login com SSH, a seguinte página aparecerá:
Essa medida de segurança foi implementada para proteger a configuração inicial do WordPress, na qual o usuário administrativo está configurado.
Você pode deixar a instalação com segurança nesse estado até que esteja pronto para configurar o WordPress.
3. Acessando o Droplet via SSH para habilitar a configuração
Para remover a página da Web de espaço reservado, primeiro você precisa se conectar ao Droplet via SSH.
Depois de se conectar, é importante concluir a configuração do WordPress imediatamente. Até que você faça isso, qualquer pessoa que encontre seu site poderá criar o usuário administrativo e a senha.
Para começar, você se conectará diretamente ao servidor a partir da linha de comando — você precisará concluir esta tarefa uma vez para configurar o WordPress.
Se você nunca usou um programa de terminal como SSH ou PuTTY antes, confira como se conectar ao seu Droplet com SSH.
Quando estiver pronto, abra um terminal em seu computador e faça login no seu Droplet como root (ou seu usuário administrativo) via SSH com este comando (substitua pelo endereço IP do seu Droplet):
ssh root@droplet.ip.endereço
Após o primeiro login SSH bem-sucedido, você está pronto para definir sua senha administrativa e configurar o WordPress.
Nota: Você será solicitado a inserir seus detalhes administrativos no terminal após efetuar login via SSH ou senha temporária. Você pode seguir as instruções do terminal para concluir a configuração do WordPress ou usar o processo de configuração da interface gráfica do usuário explicado na próxima etapa.
4. Configurando o WordPress
Depois que a instalação do WordPress for habilitada fazendo login no Droplet via SSH, visite o endereço IP do Droplet em um navegador da web.
Você deverá ver a seguinte página:
Siga as instruções na tela para selecionar o idioma, dar um nome ao site e configurar seu usuário administrativo. Certifique-se de definir uma senha forte para maior segurança.
Depois de concluir a configuração inicial, você pode fazer login como o usuário administrativo que acabou de criar e continuar a configurar seu site.
5. Configurando um domínio
Para usar um nome de domínio em vez do endereço IP do seu Droplet, configure um nome de domínio com seu próprio provedor de DNS.
De qualquer forma, você conecta seu nome de domínio ao seu WordPress Droplet, uma vez que ele seja resolvido usando DNS, você precisará atualizar a configuração do WordPress para usar o domínio.
Faça login no seu painel de administração do WordPress em http://DROPLET_IP_ADDRESS/wp-admin usando a conta de administrador que você criou anteriormente.
Clique em Geral em Configurações na barra de navegação no lado esquerdo da página. Aqui, você verá várias opções que você pode configurar para o seu site.
Atualize os campos Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL) para refletir seu novo nome de domínio e clique em Salvar alterações.
Você pode personalizar a aparência do seu site, instalar plug-ins para adicionar funcionalidades ou criar uma nova postagem ou página.
6. Localizando Logins e Senhas
Detalhes adicionais de sua instalação são fornecidos na MOTD (Mensagem do Dia) que é exibida quando você faz login em seu Droplet via SSH:
------------------------------------------------------------------------------- Welcome to DigitalOcean's One-Click WordPress Droplet. To keep this Droplet secure, the UFW firewall is enabled. All ports are BLOCKED except 22 (SSH), 80 (HTTP), and 443 (HTTPS). -------------------------------------------------------------------------------------
Se você precisar acessar seu servidor de banco de dados MySQL, poderá encontrar sua senha de usuário root do MySQL no arquivo /root/.digitalocean_password com o seguinte comando:
cat /root/.digitalocean_password
Output root_mysql_pass="c404aed5e912278adb4EXAMPLE9782f390286d706a9c4f72" wordpress_mysql_pass="619863e454cEXAMPLE15be13d9730db5c0a52ad6a4d2491a"
Copie a senha, localizada entre aspas na linha que começa com root_mysql_pass.
Em seguida, execute o comando mysql com o -u sinalizador para especificar um usuário (root) e o -p sinalizador a ser solicitado a fornecer a senha da seguinte maneira:
mysql -u root -p
Conclusão
Seu site WordPress deve estar funcionando.
Você pode aumentar sua segurança concedendo privilégios sudo ao seu usuário, bloquear o login root e tomar outras medidas para deixar seu Droplet pronto para produção.
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Se precisar de suporte, oferecemos o serviço de instalação do WordPress.