O BIOS (Basic Input / Output System) , às vezes referido como firmware UEFI em computadores mais recentes, informa ao seu PC quais unidades de armazenamento você tem e de qual delas inicializar, qual processador você tem, quanta RAM e muito mais.
Você pode acessar os menus do BIOS para fazer overclock da CPU, habilitar a virtualização, definir a velocidade da memória ou habilitar a criptografia TPM.
Existem algumas maneiras diferentes de acessar os menus do BIOS em um PC, seja pressionando uma tecla de atalho no momento do POST, usando o menu de inicialização avançada do Windows ou emitindo um comando Linux.
Vamos detalhar todos esses métodos abaixo, confira!
Método 1: Usar uma chave do BIOS
Quando você liga um computador pela primeira vez, ele passa por um POST (power on self test) muito rápido. Se você puder pressionar a tecla correta antes que o POST seja concluído (ou segurá-lo enquanto pressiona o botão liga/desliga), você entrará no menu do BIOS.
No entanto, alguns computadores passam pelo POST tão rápido que não reconhecem a entrada do teclado a tempo de você bater uma tecla. Para esses, pule para o método #2 abaixo.
A maioria das placas-mãe modernas usa a tecla DEL, mas ultrabooks, laptops para jogos e PCs para jogos são menos consistentes. Por exemplo, pressionar F2 pode funcionar em uma Asus, mas você precisará de F10 em um computador Acer.
Se você não sabe a tecla de atalho do seu computador, você pode olhar e ver se uma mensagem aparece durante o POST, dizendo qual tecla pressionar ou você pode tentar pressionar uma das 12 teclas de função, a tecla DEL, a tecla Enter ou a tecla ESC, já que é sempre uma delas.
Você pode ter que tentar algumas vezes para determinar qual é. Em nossa pesquisa, DEL e F2 foram, de longe, os mais comuns.
Chaves da BIOS por fabricante
Aqui está uma lista de chaves comuns do BIOS por marca. Dependendo da idade do seu modelo, a chave pode ser diferente.
- ASRock: F2 ou DEL
- ASUS: F2 para todos os PCs, F2 ou DEL para placas-mãe
- Acer: F2 ou DEL
- Vale: F2 ou F12
- ECS: DEL
- Gigabyte / Aorus: F2 ou DEL
- HP: F10
- Lenovo (Laptops de consumo): F2 ou Fn + F2
- Lenovo (Desktops): F1
- Lenovo (ThinkPads): Entra então na F1.
- MSI: DEL para placas-mãe e PCs
- Tablets Microsoft Surface: Mantenha pressionado o botão de aumentar o volume.
- Origin PC: F2
- Samsung: F2
- Toshiba: F2
- Zotac: DEL
Método 2: Usar o menu Iniciar avançado do Windows
Infelizmente, alguns computadores passam pelo POST tão rapidamente que não há tempo para apertar uma tecla. Alguns desktops nem sequer reconhecem a entrada de um teclado USB até que o POST seja concluído (embora eles vejam a entrada de um teclado antigo no estilo PS2).
Se você não pode usar uma chave do BIOS e você tem o Windows 11 ou 10, você pode usar o recurso “Inicialização avançada” para chegar lá.
Observe que as capturas de tela abaixo são do Windows 10, mas as mesmas etapas se aplicam ao Windows 11.
1. Navegue até a seção Inicialização avançada de Configurações.
A maneira mais fácil de chegar lá é pesquisando por “inicialização” na pesquisa do Windows e clicando no resultado “Alterar opções avançadas de inicialização“.
2. Clique em Reiniciar agora sob o cabeçalho de inicialização avançada.
Seu computador será reinicializado e um novo menu eventualmente aparecerá.
3. Clique em Solução de problemas.
4. Clique em Opções avançadas.
5. Clique em Configurações de firmware UEFI.
6. Clique em Reiniciar para confirmar.
Método 3: Usar um comando Linux
Se você estiver executando uma versão moderna do Linux, como o Ubuntu, você pode ser capaz de chegar ao BIOS digitando o seguinte comando no prompt de comando:
sudo systemctl reboot --firmware
Possíveis problemas
Se o seu computador não conseguir carregar um sistema operacional, porque ele não detecta uma unidade inicializável, ele geralmente pausará, emitirá um sinal sonoro e lhe dará a opção de entrar no BIOS, que ele geralmente chamará de “configuração“.
No entanto, os maiores problemas ocorrem quando o sistema POSTs muito rápido para você apertar uma tecla e, em seguida, o Windows ou Linux tenta inicializar e falha.
Para forçar o BIOS a aparecer nessas circunstâncias, você pode tentar usar um disco de inicialização de emergência, desde que você possa selecionar um dispositivo na inicialização ou seu computador tenha definido uma unidade USB externa como uma prioridade mais alta do que sua(s) unidade(s) de armazenamento interno.
Você pode usar um disco de instalação do Windows como um disco de inicialização de emergência.
Uma vez que o USB inicializa, você precisa clicar em “Reparar seu computador” em vez de instalar e, em seguida, clique em Solucionar problemas -> UEFI Firmware Settings -> Reiniciar.
Finalmente, se você não conseguir inicializar a partir de um disco de emergência, poderá tentar causar um erro de interrupção do sistema que impediria o computador de tentar inicializar a partir de suas unidades internas. Em seguida, você terá a opção de entrar no menu do BIOS.
Muitos computadores desktop darão uma mensagem de erro se não houver teclado conectado ou se o buffer do teclado estiver sobrecarregado por manter pressionadas muitas teclas na inicialização.
Retirar sua unidade de armazenamento interno principal também causaria um erro que o deixaria entrar no BIOS, mas se essa unidade tiver um sistema operacional que não inicialize, seus problemas podem continuar assim que você conectá-la novamente.
Seja qual for o método que você usa para acessar seu BIOS, tenha cuidado ao fazer alterações em suas configurações lá. Você pode acabar desabilitando componentes-chave.
Deixe um comentário abaixo para nos contar como este artigo foi útil.