A Microsoft anunciou que deixará de fornecer atualizações de segurança para o Windows 10 em 14 de outubro de 2025, a menos que você esteja disposto a pagar um preço exorbitante para ingressar no programa de Atualizações de Segurança Estendidas.
Se você tentar atualizar para o Windows 11 em um PC com mais de alguns anos, será informado que seu PC antigo não se qualifica, porque sua CPU não está na lista oficial de processadores compatíveis. Além disso, você também encontrará obstáculos se o seu PC não tiver um Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0.
Essas restrições impedem que você atualize automaticamente para o Windows 11 usando o Windows Update ou o Assistente de Instalação do Windows 11.
Porém ainda poderá executar uma instalação limpa do Windows 11 e inicializar a partir da mídia de instalação e executar a Instalação do Windows. Essa opção ignora completamente a verificação de compatibilidade da CPU. Após a conclusão da instalação, você precisará reinstalar todos os seus aplicativos, restaurar seus arquivos de dados e ajustar as configurações para personalizar as preferências do sistema.
Mas se quiser evitar todo esse aborrecimento, basta seguir nosso tutorial com apenas quatro etapas.
Uma observação importante: seu computador ainda precisa atender a todos os outros requisitos do Windows 11. Ele deve ser configurado para iniciar usando UEFI, não uma configuração de BIOS herdada. A inicialização segura deve estar ativada. Além disso, você precisa ter um TPM habilitado; a versão 1.2 está OK, mas um sistema sem TPM ou com o TPM desabilitado falhará.
Além disso, se você não tiver certeza sobre a configuração do sistema, execute o utilitário Informações do Sistema, Msinfo32.exe e consulte a página Resumo do Sistema. Preste atenção especial ao valor do modo BIOS. Se disser “Legado”, você precisará reconfigurar seu sistema para o modo UEFI (e reformatar o disco do sistema) antes de instalar o Windows 11.
Aproveite para ler também: 7 melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Office.
Como atualizar seu antigo PC ‘incompatível’ para o Windows 11
Primeiro você precisa fazer uma pequena alteração no registro do Windows, conforme documentado neste documento de suporte da Microsoft.
Essa alteração informa ao programa de instalação do Windows 11 para ignorar a verificação de CPUs compatíveis e permitir a instalação em um computador com um TPM mais antigo (versão 1.2). Os avisos usuais se aplicam ao trabalhar com o registro, é claro, e recomendo que você faça um backup completo antes de prosseguir.
1. Altere uma chave no registro do Windows
Abra o Editor do Registro (Regedit.exe) e navegue até a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup.
Se a chave MoSetup não existir, você precisa criá-la. Clique com o botão direito do mouse em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup, no painel de navegação esquerdo e escolha Novo > Chave.
Nomeie-o como “MoSetup” e pressione Enter.
Selecione a tecla MoSetup e clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço vazio no painel à direita. Escolha a opção para criar um novo valor DWORD. (Não escolha a opção QWORD!)
Substitua o nome padrão dessa chave digitando o texto AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU e pressione Enter. Em seguida, clique duas vezes no novo valor e altere a caixa “Dados do valor” para 1.
O resultado deve ser semelhante a este:
Clique em OK para salvar a alteração e reinicie o computador.
2. Baixe o ISO do Windows 11
No PC que deseja atualizar, vá para a página de download do Windows 11 (aka.ms/DownloadWindows11) e escolha a opção na parte inferior da página, “Baixar imagem de disco do Windows 11 (ISO) para dispositivos x64“. Salve o arquivo ISO na pasta Downloads.
Observe que este é um arquivo grande. Dependendo da velocidade da sua conexão com a Internet, o download pode demorar um pouco.
3. Monte o arquivo ISO no Explorador de Arquivos
Após a conclusão do download, abra o Explorador de Arquivos e clique duas vezes no arquivo ISO. Isso monta o arquivo como uma unidade de DVD virtual em sua própria pasta.
4. Execute a instalação do Windows
No Explorador de Arquivos, localize o arquivo Setup.exe e clique duas vezes nele para iniciar a atualização.
Você verá um aviso severo sobre problemas de compatibilidade, mas depois de clicar em OK nessa caixa de diálogo, sua atualização deve prosseguir sem problemas sérios. Você terá três opções: você pode manter seus aplicativos, configurações e arquivos (Atualização completa); mantenha seus arquivos de dados, mas comece do zero com aplicativos e configurações (Manter apenas dados); ou comece completamente do zero (Instalação limpa).
Se você deseja mais controle sobre o processo de atualização e não tem medo de mexer na criação de mídia de instalação personalizada, pode usar o utilitário Rufus. Ele é gratuito e de open source.
Que tal ler também: Como limpar o cache DNS no Windows 11.
Se você já experimentou essa atualização, quero ouvir sobre sua experiência. Se funcionou, compartilhe os detalhes nos comentários abaixo!