O interesse em CMS headless (sem cabeça) teve um crescimento espetacular nos últimos anos, com muitas empresas procurando adotar as ferramentas.
À medida que o público consome conteúdo por meio de novas interfaces que assumem diferentes formas, smartphones, wearables, dispositivos pessoais – a ideia de dissociar o conteúdo de seu back-end começa a fornecer uma experiência melhor tanto para as equipes de desenvolvimento quanto para os usuários finais.
Pensando nas oportunidades do futuro para utilizar CMS headless, a Cloudflare anunciou parcerias com Sanity e Strapi e também integrações existentes com Contentful e WordPress – todos os seus favoritos provedores de CMS.
O que é CMS headless
CMS headless ou CMS “sem cabeça” é um sistema de gerenciamento de conteúdo de back-end que atua principalmente como um repositório de conteúdo.
Um CMS headless torna o conteúdo acessível por meio de uma API para exibição em qualquer dispositivo sem uma camada integrada, front-end ou de apresentação. O termo “sem cabeça” vem do conceito de cortar a “cabeça” (front end) do “corpo” (back end).
O que isso realmente significa é que um CMS headless permite que você gerencie o conteúdo em um só lugar e ainda possa implantar esse conteúdo em qualquer front-end que você escolher.
O CMS headless e suas integrações de API tem se tornado muito comum entre os desenvolvedores, seja para criação de sites de marketing, blog ou e-commerce.
Ele fornece a capacidade de inserir o conteúdo do seu site por meio de uma interface amigável e armazená-los em um banco de dados, para que as atualizações possam ser feitas facilmente em seu site sem tocar na base do código.
Como uma plataforma Jamstack, uma grande parte do roteiro da Cloudflare é entender como podem construir suas próprias ferramentas ou fornecer integrações para ferramentas que se encaixam em seu ecossistema de desenvolvimento e Páginas, e é por isso que em agosto deste ano foi anunciado o suporte de Páginas para Deploy Hooks.
O que um hook tem a ver com isso?
Os hook de implantação são a chave para o que permite conectar e acionar implantações em páginas por meio de atualizações feitas em seu CMS headless.
Como desenvolvedores, em vez de receber ping várias vezes ao dia para fazer atualizações de conteúdo em seu site, sua equipe de marketing pode atualizar o site diretamente na interface do CMS headless por meio de um Deploy Hook.
Esta é uma URL criada em páginas que aceita uma solicitação HTTP POST para acionar novas implantações fora do domínio de seus comandos git.
Você pode definir as configurações em seu CMS para aceitar o Deploy Hook para que, sempre que o conteúdo for atualizado em seu CMS, uma nova implantação seja iniciada automaticamente no painel do Pages — não poderia ser mais fácil!
Como posso criar um Deploy Hook?
Na interface do Pages, há duas coisas que você precisa fazer para criar seu Deploy Hook:
- Escolha o nome do seu gancho de implantação: você pode nomear seu gancho de implantação como quiser
- Selecione a ramificação a ser construída: você pode especificar qual ramificação será construída e implementada quando a URL for solicitada com o Gancho de Implementação.
Depois de receber seu Deploy Hook, você está pronto para configurar um webhook no CMS escolhido, onde você colará seu Deploy Hook.
É isso! Agora deixe que sua equipe atualize seu conteúdo avançado e observe as compilações serem acionadas automaticamente para atualizar seu site!
Parceiros
O Deploy Hooks é apenas um ponto de partida das maneiras pelas quais a Cloudflare forcene uma melhor experiência de desenvolvimento para sua equipe ao usar o CMS headless de sua escolha com seu site Pages.
O parceiros e integrações de CMS são: Sanity , Strapi , Contentful e WordPress !
Como iniciar
Por enquanto, para saber mais sobre como você pode conectar seu projeto do Pages a um dos CMSs parceiros, confira a documentação do Deploy Hooks para implantar seu primeiro projeto!
Confira o tutorial em vídeo do Sanity sobre como construir seu site usando o Pages e o Sanity!