O setor de saúde está testemunhando algumas inovações significativas. Hoje, a comunidade médica é rica em dispositivos, software e aplicativos que buscam melhorar a prestação de serviços médicos.
Por exemplo, existem wearables, sistemas eletrônicos de registro de saúde, dispositivos implantados e aplicativos móveis de saúde destinados a diferentes propósitos, como lembrar os pacientes de tomar seus medicamentos e ajudar os usuários a gerenciar sua saúde.
Essas tecnologias médicas precisam coletar muitos dados e registros do usuário para operar de maneira ideal. O fato de as tecnologias médicas coletarem muitos dados do usuário é motivo suficiente para torná-los vulneráveis a um hacker. E as estatísticas e os números parecem concordar com o fato de que as tecnologias de saúde estão em risco.
De acordo com o estudo Mid Horizon de 2018, 100% dos aplicativos móveis são vulneráveis a uma ou mais formas de ataques de segurança cibernética. Outro relatório divulgado pelo HIPAA Journal mostra que apenas em fevereiro de 2020, 39 violações de dados de saúde que violaram cerca de 1.531.855 registros de saúde foram relatadas.
É correto concluir que o setor de saúde não é mais seguro. É um alerta para que as partes interessadas estejam à altura da ocasião e tomem as medidas necessárias para proteger as tecnologias médicas de ataques cibernéticos.
Pipeline CI/CD – Onde a segurança começa
A segurança em aplicativos e softwares médicos começa no pipeline de integração contínua e implantação contínua (CI/CD).
Como você já deve saber, o pipeline de CI/CD envolve uma série de procedimentos realizados para desenvolver um novo software. O pipeline é simplesmente o caminho que o software ou código segue e envolve processos como criação, teste e implantação do código.
Em todo o pipeline de CI/CD, os desenvolvedores devem seguir as melhores práticas de segurança e empregar ferramentas de segurança, como o certificado de assinatura de código, para fornecer um produto livre de ameaças de segurança.
Certificado de Assinatura de Código – O Constituinte Indispensável da Segurança em Saúde
Então, o que exatamente é um certificado de assinatura de código e qual é a função dele na segurança da saúde? Em sua essência, a assinatura de código envolve a incorporação de uma assinatura digital a um código que ajudará a validar o código como legítimo e provar sua autenticidade do código.
Os desenvolvedores de software precisarão adquirir um certificado X.509 para iniciar a assinatura de código. As organizações responsáveis pela emissão de certificados de assinatura de código são encaminhadas às autoridades de certificação.
Observe que as autoridades de certificação também são os órgãos por trás da emissão de certificados SSL. Dependendo da natureza do código que está sendo assinado, as autoridades de certificação podem ter raiz privada ou pública.
Como os certificados de assinatura de código funcionam para aprimorar a segurança da assistência médica
Os desenvolvedores encarregados de desenvolver software ou aplicativos médicos precisarão assinar seus arquivos usando um certificado de assinatura de código.
O certificado de assinatura vem com uma chave privada que essencialmente assina o hash criptográfico do pacote de software. O certificado será então anexado ao arquivo e o hash criptográfico assinado permanecerá no código ou documento.
Sempre que uma entidade que precisa usar o arquivo encontra o código, seria fácil para ela verificar a legitimidade da assinatura e do código como um todo por meio do cálculo do hash criptográfico.
Qualquer incompatibilidade entre o hash na assinatura do código baixado e o usado para assinar o código levará a um erro. Mas se os hashes corresponderem, significa que o software ou código não foi adulterado desde que foi lançado pelo desenvolvedor. Os usuários finais podem ter certeza de que não estão usando um código alterado ou comprometido.
Desenvolvedores e fabricantes que trabalham no setor de saúde lançam vários tipos de códigos e aplicativos para provedores médicos. Os aplicativos geralmente variam de applets e scripts a firmwares destinados a vários dispositivos médicos.
Os desenvolvedores devem assinar esses produtos com um certificado de assinatura de código para receber um pacote de software autêntico. Comprar um certificado de assinatura de código é, portanto, um investimento que vale a pena.
O papel do certificado de assinatura de código no setor de saúde
A seguir estão alguns dos benefícios de um certificado de assinatura de código no setor médico
1. Os certificados de assinatura de código garantem a segurança do paciente e o acesso seguro aos dados médicos
O certificado de assinatura de código ajuda a provar aos pacientes que o código que estão usando é seguro e livre de qualquer forma de manipulação. Ele faz isso garantindo que eles tenham a cópia original do software ou aplicativo.
A liberação de software que não possui assinatura digital incorporada implica que o código é vulnerável a manipulações de invasores que podem substituir seu conteúdo por conteúdo infestado de malware. Os hackers têm motivos maliciosos para fazê-lo.
A única maneira de estar do lado seguro é garantir que todos os softwares e scripts sejam assinados digitalmente para proteger os usuários finais (pacientes) dos problemas que acompanham os códigos comprometidos.
2. Adesão às Normas e Regulamentos
Órgãos reguladores como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) e diretrizes como as descritas na Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) de 1996 exigem máxima confidencialidade e segurança do paciente.
Ter um certificado de assinatura de código pode ajudar a cumprir os requisitos de tais atos e evitar as repercussões de não fazê-lo.
3. Capacidades de Credenciamento de Certificados de Assinatura de Código
Os certificados também são conhecidos por fornecer credenciais digitais que garantem acesso seguro a redes, sistemas ou aplicativos.
Essa camada de segurança adicional é um recurso vital que pode ajudar a aprimorar todo o processo de autenticação, pois também oferece o recurso de autenticação de dois fatores. A camada de segurança extra também é vital na conformidade regulatória.
Os benefícios do certificado de assinatura de código no setor de saúde
1. Economiza dinheiro e tempo
Assinar o código digitalmente pode ajudar a economizar muito dinheiro e tempo.
Embora o processo inicial seguido durante a configuração e implantação dos certificados possa parecer um pouco complicado, não é nada comparado aos altos custos de impressão, armazenamento físico e outras despesas gerais que vêm com códigos não assinados.
Além disso, como o certificado digital ajuda a proteger a organização contra ameaças de segurança, uma organização economizará muito dinheiro evitando as perdas financeiras decorrentes dos códigos comprometidos.
2. Reduz gargalos
Havia muita papelada que vinha com o sistema tradicional. O sistema era propenso a erros e geralmente levava à perda de informações. Mas com a introdução dos certificados digitais, as coisas mudaram para melhor.
Os gargalos foram totalmente eliminados e o gerenciamento de informações no setor de saúde agora é mais suave do que antes.
Qual é o melhor certificado de assinatura de código para software médico?
Agora você entende o que é um certificado de assinatura de código e seu papel nas esferas médicas.
Agora você provavelmente está se perguntando que tipo de certificado você deve escolher. O tipo de certificado escolhido deve depender das necessidades do seu código.
No entanto, existem certificados versáteis, como DigiCert Code Signing, GlobalSign Code Sign certificate, Sectigo code signing certificate, que atenderão a todas as necessidades de certificado de assinatura de código para suas aplicações médicas.
Palavras finais
Há uma vasta integração de tecnologia no setor médico. Os aplicativos médicos são comuns hoje em dia, o que significa que os desenvolvedores têm um trabalho sério em andamento.
Os hackers também têm um trabalho sério em andamento, pois criam técnicas para se infiltrar em aplicativos médicos e derrubá-los.
Os desenvolvedores têm um papel a desempenhar para garantir a máxima segurança para esses aplicativos. Empregar certificados de assinatura de código seria uma ótima ideia para eles.
Este artigo explicou como o certificado funciona para garantir que os aplicativos médicos sejam seguros e os benefícios dos certificados nos aplicativos médicos.