SEMRush é uma das ferramentas de SEO mais populares e abrangentes disponíveis no mercado. No entanto, novas opções continuam surgindo, oferecendo funcionalidades competitivas.
Quando se trata de SEO e marketing digital, sabemos que ter em mãos as ferramentas certas para analisar as informações sobre o mercado, concorrentes, pesquisa de palavras-chave e métricas do site, é fundamental para o sucesso da SERP.
O problema é que o preço de algumas dessas ferramentas vão além do orçamento de muitos, principalmente de quem está iniciando no mundo do SEO.
Até o momento em que este artigo foi escrito, os planos do SEMRush começam a partir de U$ 129,95 por mês. (Se você escolher o plano anual tem 17% de desconto).
Então se você quer experimentar outras opções, não somente mais baratas, mas que possam atender alguma necessidade específica do seu negócio, criamos esse artigo que servirá como seu Guia das melhores e mais populares alternativas ao SEMRush.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Quais as melhores e mais populares alternativas ao SEMRush
Vamos listar das mais populares para as mais novas e cada uma com seus recursos peculiares. Qualquer dúvida ou feedback, deixe um comentário no final deste post.
1. Ahrefs
Ahrefs é talvez o maior concorrente do SEMRush. A plataforma possui um leque abrangente de ferramentas de SEO para construção de links, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, rastreamento de classificação, auditorias de sites e muito mais.
Algumas das principais características do Ahrefs incluem:
- Site Audit Tool para auditar e otimizar sites
- Site Explorer Ferramenta para analisar concorrentes
- Keywords Explorer Tool para encontrar quais palavras-chave os clientes estão procurando
- Content Explorer Learn para obter insights do conteúdo de melhor desempenho de um setor
- Rank Tracker para rastrear, auditar e analisar o progresso da classificação de uma empresa
- Link Building — Ahrefs foi originalmente construído para link building.
- Backlink analysis: Ahrefs permite que você analise o perfil de backlink do seu site, bem como os de seus concorrentes. Você pode usar essas informações para identificar oportunidades de criação de links e melhorar a autoridade do seu site.
- Ahrefs SEO Toolbar é uma extensão gratuita para Chrome e Firefox que fornece dados valiosos de SEO sobre as páginas e sites que você visita.
Planos e Preços do Ahrefs
- Mensal: A partir de U$ 99
- Anual: A partir de U$ 990 (2 meses grátis)
Alguns recursos no Site Explorer e Site Audit são gratuitos e você pode se inscrever no Webmaster Tools do Ahrefs para obter acesso.
Site Oficial: https://ahrefs.com/
2. Moz
Semelhante ao Ahrefs, a Moz é também uma excelente alternativa ao SEMRush, pois oferece várias ferramentas de SEO, incluindo análises de site, pesquisa de palavras-chave, rastreamento de classificação e análises de backlinks. Eles também têm uma barra de ferramentas útil para análises rápidas.
Ao contratar um plano do Moz Pro, você tem acesso a diversas ferramentas de SEO, sendo que as principais são:
- Auditorias de site, diagnóstico de rastreamento e otimização na página para identificar e corrigir problemas com seu site
- Rastreamento de classificação, relatórios competitivos e rastreamento de classificação de concorrentes para monitorar seu desempenho e compará-lo com seus rivais
- Análise de backlink, métricas de link competitivo e metas de link building para melhorar seu perfil de link e autoridade
- Pesquisa de palavras-chave, ferramentas de pesquisa de palavras-chave e estimativas de volume precisas para descobrir e priorizar as melhores palavras-chave para seu conteúdo e marketing
- Relatórios automatizados e personalizados, relatórios de marca e métricas comprovadas para medir e comunicar seus resultados
- MozBar: Extensão para navegador que fornece métricas instantâneas durante a visualização de qualquer página ou SERP. (Compatível com o navegador Chrome)
Planos e Preços do Moz Pro
- Mensal: A partir de U$ 99
- Anual: A partir de U$ 950 (20% de desconto)
Você também pode explorar algumas ferramentas da MOZ gratuitamente.
Site Oficial: https://moz.com/
3. SE Ranking
SE Ranking é uma plataforma de ferramentas de SEO que oferece uma gama de recursos para ajudá-lo a otimizar seu site e aumentar o tráfego orgânico. Alguns dos recursos incluem:
- Pesquisa de palavras-chave: colete as palavras-chave certas para SEO, expanda sua lista de palavras-chave com palavras-chave semelhantes, relacionadas e de cauda longa e muito mais.
- Keyword Rank Tracker: Saiba como suas páginas estão sendo ranqueadas para suas consultas de destino, acompanhe as classificações de palavras-chave em qualquer local, mecanismo de pesquisa e dispositivos.
- Verificador de backlink: mergulhe fundo no perfil de backlink de qualquer site, analise domínios de referência, páginas vinculadas, textos âncora, meça o valor de qualquer backlink e espione os concorrentes para descobrir de onde eles obtêm backlinks.
- Auditoria de sites: execute a auditoria de sites para encontrar todos os problemas cruciais e menores que estão impedindo seu site de ficar entre os primeiros lugares no ranking, faça uso de correções sugeridas para otimizar rapidamente seu site, compare relatórios e muito mais.
- On-page SEO Checker: Verifique o quão bem uma página da Web é otimizada para uma determinada consulta, obtenha um relatório detalhado e obtenha uma visão panorâmica das páginas do site.
- Pesquisa competitiva: Visualize a dinâmica de tráfego do site de seus concorrentes em campanhas orgânicas e pagas com esta ferramenta de software de SEO.
- Marketing de Conteúdo: O Editor de Conteúdo ajuda você a criar conteúdo amigável para SEO que atenda a todos os requisitos dos mecanismos de pesquisa modernos.
Planos e Preços do SE Ranking
- Mensal: A partir de U$ 55
- Anual: A partir de U$ 528 (20% de desconto)
Site Oficial: https://seranking.com/
4. SpyFu
SpyFu é conhecido por suas análises detalhadas de concorrentes. Ele permite que você veja quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, seus melhores anúncios e muito mais.
Veja quais são os principais destaques do SpyFu:
- Pesquisas ilimitadas de domínios (cada palavra-chave que um domínio comprou no Adwords, cada classificação orgânica e cada anúncio nos últimos 12 anos, isso é um monte de dados, certo)
- Pesquisas ilimitadas de palavras-chave: Uma das principais razões para ir para SpyFu é a capacidade de encontrar grandes palavras-chave muito rapidamente.
- Exportações de dados ilimitadas (você pode baixar o maior número possível de palavras-chave)
- Pesquisas ilimitadas de backlinks (juntamente com palavras-chave orgânicas, informações de palavras-chave pagas e assim por diante)
- Resultados de backlink ilimitados: permite que você obtenha insights sobre o perfil de backlink de qualquer site.
- Ferramenta de análise da concorrência: Ele fornece uma infinidade de informações sobre as palavras-chave de classificação mais alta de seus concorrentes, fontes de backlink e anúncios.
Planos e Preços do SpyFu
- Mensal: A partir de U$ 39
- Anual: A partir de U$ 192 (20% de desconto)
Site Oficial: https://www.spyfu.com/
5. Ubersuggest
Ubersuggest, de propriedade de Neil Patel, é uma ferramenta fácil de usar que oferece pesquisa de palavras-chave, análises de backlinks, ideias de conteúdo e análises de concorrentes.
Também é uma ferramenta de SEO com muitos recursos e alguns deles gratuitos. Os principais são:
- Pesquisa de palavras-chave: o Ubersuggest permite que você encontre novas ideias de palavras-chave e analise a concorrência por essas palavras-chave.
- Ideias de conteúdo: você pode descobrir as peças de conteúdo de melhor desempenho para qualquer palavra-chave e escrever sobre tópicos nos quais as pessoas estão realmente interessadas.
- Dados de backlink: mostra o conteúdo exato em seu espaço ao qual as pessoas estão vinculando, para que você possa abordar cada um desses sites e pedir que eles vinculem a você.
- Auditorias do site: Você pode realizar uma auditoria do site para identificar quaisquer problemas técnicos de SEO que possam estar afetando a classificação do seu site.
- Análise de palavras-chave: fornece informações detalhadas sobre cada palavra-chave, incluindo volume de pesquisa, CPC e tendências sazonais.
- Principais páginas de SEO: Você pode descobrir quais das páginas do seu concorrente estão ranqueando para frases de palavras-chave orgânicas populares e quais são amadas por sites como o Facebook.
- Visão geral do domínio: você pode fazer engenharia reversa do SEO, marketing de conteúdo e estratégia de marketing de mídia social de seus concorrentes.
A ferramenta fornece uma riqueza de informações que podem ajudá-lo a otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa e direcionar mais tráfego para o seu site.
Planos e Preços do Ubersuggest
- Mensal: A partir de U$ 12
- Vitalício: A partir de U$ 120 (90% de desconto)
Site Oficial: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/
6. Serpstat
Serpstat oferece análises de palavras-chave, análises de concorrentes, auditoria de site e rastreamento de posição de palavras-chave, tornando-se uma alternativa ao SEMRush com um bom custo-benefício.
Ela oferece mais de 50 ferramentas SERP para profissionais de SEO e PPC, especialistas em marketing e grandes agências digitais.
Aqui estão algumas das características do Serpstat:
- Análise de sites: Analise sites e concorrentes, crie conteúdo, colete palavras-chave, verifique backlinks, encontre problemas de SEO na página, agrupe toneladas de palavras-chave e acompanhe rankings diariamente.
- Pesquisa de palavras-chave: encontre as palavras-chave mais populares para SEO e PPC, analise as tendências de palavras-chave e obtenha sugestões de palavras-chave de cauda longa.
- Análise de Backlink: Analise backlinks de qualquer site ou URL, encontre domínios e páginas de referência, rastreie backlinks novos e perdidos e compare perfis de backlink de até 200 domínios.
- Rank Tracking: Verifique as classificações nos resultados de pesquisa de um domínio e seus concorrentes.
- Auditorias de sites: Analise sites em busca de problemas técnicos que afetem o desempenho de SEO. Obtenha um relatório detalhado sobre a integridade e otimização do site.
Você pode se inscrever para um acesso Freemium do Serpstat ou experimentar todos os recursos dos planos pagos durante 7 dias gratuitamente.
Site Oficial: https://serpstat.com/
7. CognitiveSEO
CognitiveSEO é conhecida por suas análises detalhadas de backlinks. Ele também é uma solução abrangente que fornece uma gama de recursos para ajudá-lo a melhorar seus resultados na SERP.
Algumas das principais características do CognitiveSEO incluem:
- Explorador de sites: esse recurso ajuda você a encontrar oportunidades de criação de links e investigar classificações para seu site e concorrentes.
- Ferramenta de palavra-chave: esse recurso fornece sugestões de palavras-chave para um conteúdo com melhor desempenho.
- Alterações no algoritmo do Google: esse recurso ajuda você a identificar flutuações significativas do Google e fazer com que a volatilidade do ranking funcione a seu favor.
- Auditoria do site: esse recurso rastreia todas as páginas encontradas em seu site para fornecer um conjunto totalmente personalizado de dados fáceis de compreender e visualizar.
- Ferramenta de otimização de palavras-chave e conteúdo: esse recurso faz uso de análise avançada de IA e PNL para preencher a lacuna entre SEO técnico, redação de conteúdo e intenção de pesquisa.
- Análise de backlink: Este recurso fornece uma análise detalhada de backlinks para ajudá-lo a entender como seu site está se comportando em termos de backlinks.
O CognitiveSEO também oferece uma série de outros recursos, como penalidade de link corretivo, rastreadores baseados em nuvem, relatórios agendados, gerenciador pessoal, etc.
Site Oficial: https://cognitiveseo.com/
8. Majestic SEO
Majestic SEO é uma poderosa ferramenta com seu foco peculiar em análises detalhados de backlinks.
Sua funcionalidade principal reside no Site Explorer, que mostra o perfil completo de backlinks de um site com base em dados proprietários. O Majestic também fornece dados por meio de sua interface de programação de aplicativos (API) para outros provedores de ferramentas e painéis.
Outros recursos incluem análise e visualização de contexto de link, painéis e relatórios e exportações, envio de URL e rastreamento de site, comparações e descoberta, arqueologia e mais ferramentas experimentais, como palavras-chave, caçador de cliques e muito mais.
Principais recursos do Majestic SEO:
Verificador de Backlink: O uso do verificador de backlink determina a qualidade de seus backlinks e detecta se há problemas a serem resolvidos para melhorar seu desempenho.
Explorador de sites: O explorador de sites permite que os usuários pesquisem seu site através da página inicial do Majestic e acompanhem seus dados gerais de backlink. Com base em dois fatores (Trust e Citation Flow), a ferramenta ajuda a determinar se as fontes usadas para seu site são confiáveis com base na quantidade e qualidade.
Explorador de Pesquisa: Você pode usar esse explorador para adicionar ou retirar palavras-chave do seu backlink para aumentar sua classificação. Em contraste com o explorador de sites, você pesquisa com uma palavra-chave e, em seguida, sua URL. Os resultados darão a você sites de classificação superior a inferior relacionados a essa palavra-chave. Também é essencial notar que ele também determina qual site está usando seu site como fonte.
Clique Hunter: Clique Hunter fornece o número de sites que seu concorrente usa para seu domínio. Ele ajuda você a descobrir quais fontes usar e o que não implementar com as suas. Quanto mais backlinks de alta qualidade você tiver em seu site, sua autoridade provavelmente aumentará.
Comparação de Domínios: Esse recurso ajuda você a comparar e contrastar o domínio do seu site com outros concorrentes de classificação superior ou inferior. Aqui, ele fornecerá um gráfico de barras, métricas de fluxo de links e histórico de backlinks dos seus dados e de outros sites. Em comparação com o recurso de caçador de cliques, essa ferramenta fornece as informações necessárias sobre quais links seus concorrentes usam.
Site Oficial: https://majestic.com/
9. Long Tail Pro
Esta é uma ótima opção para pesquisa de palavras-chave de cauda longa. Se você está focado em encontrar palavras-chave específicas e de nicho, Long Tail Pro pode ser uma escolha ideal.
Alguns dos recursos incluem:
- Pesquisa de palavras-chave: O Long Tail Pro ajuda os usuários a encontrar palavras-chave de cauda longa que são relevantes para seu nicho e têm baixa concorrência.
- Análise SERP: Os usuários podem analisar os 10 principais resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave e obter insights sobre seus pontos fortes e fracos.
- Rank Tracker: Os usuários podem acompanhar a classificação de seu site para palavras-chave específicas ao longo do tempo.
- Análise de backlink: o Long Tail Pro fornece insights sobre os backlinks de um site, incluindo o número de backlinks, domínios de referência e muito mais.
- Auditoria do site: os usuários podem realizar uma auditoria do site para identificar problemas técnicos de SEO que podem estar afetando o desempenho do site.
Site Oficial: https://longtailpro.com/
10. Mangools
Com o Mangools, você pode encontrar palavras-chave relevantes, analisar concorrentes, acompanhar seu ranking e verificar backlinks.
Se você trabalha como especialista em SEO ou tem uma pequena agência, pode ser o suficiente para você. Mangools torna possível cuidar de inúmeros sites e obter insights sobre cada um deles, ajudando você a acompanhar seu progresso diário de SEO.
O que definitivamente diferencia a Mangools de seus concorrentes é sua interface, que foi desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível.
Além disso, é possível usar o Mangools como uma alternativa do SEMRush até mesmo com algumas das ferramentas gratuitas que ele oferece, incluindo uma extensão do navegador, simulador SERP e verificador de volatilidade SERP.
Site Oficial: https://mangools.com/
Conclusão
Você deve ter percebido que a maioria das ferramentas tem muitos recursos em comum e algumas com alguns bem peculiares.
Por outro lado, ainda consideramos o SEMrush como sendo uma das melhores ferramentas de SEO disponíveis, especialmente para relatórios avançados, auditoria de sites, análise de concorrentes e backlinks.
Embora seus concorrentes façam a maioria do trabalho e alguns até por um preço mais baixo, a escolha de uma ferramenta de SEO vai depender muito da necessidade de cada profissional e de como ele quer ver suas métricas e relatórios.
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