Neste artigo, vamos abordar os princípios básicos sobre como vender na Amazon FBA, os custos associados e algumas dicas de como maximizar as vendas.
Amazon FBA (abreviação de Fulfillment by Amazon) é essencialmente um serviço que permite vender produtos no marketplace da Amazon sem se preocupar com o armazenamento, envio ou atendimento ao cliente.
Além disso, a Amazon cuidará também das devoluções, deixando você se concentrar na aquisição e comercialização de seus produtos. Esse processo é semelhante ao “Full” do Mercado Livre aqui do Brasil.
Para começar, é interessante escolhermos um modelo de negócios e os principais são:
- Private Label (Marca Própria): Criando sua própria etiqueta/marca de produto.
- Atacado (Wholesale): Comprando produtos em grande quantidade diretamente de uma marca ou de distribuidores com estoque extra para vender na Amazon.
- Revenda/Arbitragem (Reselling/Arbitrage): Comprando produtos com desconto de varejistas ou online para revender na Amazon.
- Dropshipping: Comprando produtos diretamente de um fabricante que atende ao pedido e envia diretamente ao cliente.
- Feito à Mão (Handmade): Criando/elaborando seus próprios produtos para vender na Amazon.
Agora vamos entender quanto investir, os custos e como começar!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Quanto preciso investir na Amazon FBA?
Antes de falarmos em investimentos financeiros, é importante observar que você deve estar disposto a investir algum tempo e esforço. Se fizer isso, poderá ter um enorme sucesso!
Também precisamos destacar que a maioria dos vendedores mais experientes dizem que vender na Amazon não é uma forma de “enriquecimento rápido”, ou seja, ganhar muito dinheiro do dia para a noite.
Além disso, eles compartilham que os principais fatores que contribuem para seu sucesso são ter tempo para se comprometer com seus negócios e ter as ferramentas e informações necessárias para ajudá-los.
Tendo isso em mente, vamos prosseguir para os custos iniciais.
Estoque
Sobre investimento em estoque, de acordo com a nossa pesquisa, a dica geral é começar com uma pequena quantidade de produtos, até mesmo US $ 100 vale bem, mas um orçamento inicial ideal, no entanto, será de aproximadamente US$ 500.
Isso permitirá que você compre uma variedade de produtos para que possa testar como cada um se comporta, antes de começar a comprar mais unidades de um produto específico.
Custos da Amazon FBA
Os custos associados ao Amazon FBA incluem uma taxa mensal da conta do vendedor, taxas por venda e o custo do estoque.
A conta individual custa $ 0,99 por item vendido e a conta de vendedor profissional custa $ 39,99 por mês e as taxas por venda variam dependendo da categoria do produto.
Se você planeja e espera vender mais de 40 unidades por mês, uma Conta Profissional faz mais sentido do ponto de vista econômico.
Resumo dos custos da Amazon FBA
- Conta de vendedor profissional: US$ 39,99 por mês
- Taxas de Indicação: porcentagem definida que você deve pagar à Amazon por cada venda, que são de 8% a 20% do preço de venda. (Em média é 15%)
- Atendimento: como o Amazon FBA lida com o atendimento para você, esses custos são repassados ao vendedor. O atendimento pode custar de US$ 3,22 por item, até US$ 150+ por item para itens pesados e grandes.
- Custos de armazenamento: baseadas no peso e nas dimensões dos seus produtos. Se você estiver armazenando produtos por menos de 26 semanas durante os meses de janeiro a setembro, pagará cerca de US $ 0,87c por pé cúbico. Mas se for nos meses de outubro a dezembro, esse preço aumenta para US $ 2,40 por pé cúbico.
- Taxa de Administração de Reembolso: Se o seu cliente solicitar um reembolso, você paga uma taxa fixa de $5 ou 20% do valor reembolsado, o que for menor.
Também recomendamos o uso da Calculadora de taxas FBA grátis da Amazon para descobrir exatamente quais seriam as taxas da Amazon para um determinado produto.
Basta inserir um ASIN que seja semelhante em peso e dimensões ao seu produto, ao preço de venda e ao seu custo, e ele detalhará todas as taxas de venda e lucro.
Como vender na Amazon FBA (para iniciantes)
O processo do cadastro e configuração é talvez a parte mais simples. Você vai perceber que na verdade o difícil mesmo é vender e principalmente ter lucro.
Para começar, faça o cadastro no site oficial https://sell.amazon.com e depois siga nosso passo a passo abaixo.
1. Forneça sua Documentação
A Amazon exige que você forneça vários documentos, incluindo:
- Comprovante de identidade: Carteira de motorista, passaporte ou outro documento de identificação emitido pelo governo.
- Informações de faturamento: Cartão de crédito.
- Endereço: A Amazon enviará um cartão postal para esse endereço com um código para que você possa verificar seu endereço.
- Número de telefone.
2. Configure Seu Negócio
Durante o registro da conta de vendedor, a Amazon solicitará suas informações fiscais.
Por exemplo, se você for uma pessoa física, informará seu número de seguro social (SSN). Se possuir uma empresa nos EUA, informará o número de identificação do empregador (EIN).
Se estiver localizado fora dos EUA, precisará de um cartão de crédito internacionalmente aceitável, conta bancária, comprovante de residência em um dos países aprovados pela Amazon para registro de vendedor, e informações fiscais (W-8BEN como contribuinte não americano).
3. Escolher uma Conta Profissional ou Individual
Como já mencionamos anteriormente, se planeja vender mais de 40 produtos por mês, escolha uma conta “Profissional”; se esperar vender menos que isso, escolha “Individual.”
Além disso, a Amazon reembolsará 100% da taxa de $39,99 nos meses em que você não estiver vendendo. Se levar alguns meses para fazer sua primeira venda, a Amazon reembolsará a taxa nesses meses.
Se ainda não tem um produto pronto para vender, recomendamos configurar uma conta individual.
Em seguida, recomendamos fazer upgrade para uma conta profissional quando seu produto estiver pronto para ser enviado aos depósitos da Amazon.
Além disso, você terá acesso a mais recursos e ferramentas dentro do Seller Central, como:
- Elegibilidade para a Caixa de Compra
- Cupons
- Publicidade na Amazon
- Feeds de Inventário
- Ferramentas de Relatórios de Negócios
- Conteúdo A+ (requer marca registrada e registro de marca)
4. Escolher o Nome da Sua Loja
O nome da sua loja será exibido na sua lista na Amazon como “Vendido por [Nome da sua Loja] e Atendido pela Amazon.” O nome da sua loja é diferente das marcas que você vende, bem como do nome da sua entidade (que está relacionado às suas informações fiscais).
Faça algo simples e genérico, como “ABC Retail.” Recomendamos tornar o nome da sua loja distinto do nome da sua entidade.
Por exemplo, se a entidade da sua empresa se chama Brian Enterprises, LLC., não faça isso o nome da sua loja. Não se preocupe muito com essa etapa, pois você sempre pode voltar e mudar o nome da sua loja a qualquer momento.
Além disso, se tiver registro de marca, poderá criar uma Loja na Amazon. Saiba mais sobre isso aqui.
5. Criar um plano de envio FBA
Agora é a hora de criar seu plano de envio. Para o plano de envio, você precisa inserir o endereço da origem e o tipo de embalagem dos produtos. Este é um passo simples, e precisa seguir as instruções dadas.
Depois de adicionar seu plano de envio, você pode adicionar seus itens. Ou seja, agora pode adicionar todos os itens que deseja vender na Amazon.
Certifique-se de fixar seu preço de venda de uma forma que acomoda todas as despesas importantes, incluindo os custos de envio.
6. Enviar seus produtos
Na prática, essa é a última etapa do seu plano de vendas. Se você fez tudo corretamente, agora pode enviar seus itens para o armazém.
Para isso, você deve seguir suas diretrizes e protocolos. Se não seguir essas diretrizes, seus itens serão rejeitados e não serão aceitos nos centros de atendimento.
Depois de aprovar seu plano de envio, tudo o que você precisa fazer é comprar seu frete da Amazon. Basta descobrir quanto pesa o seu pacote.
Alguns redirecionadores de Encomendas nos EUA prestam esse tipo de serviço de envio.
7. Comece a vender na Amazon FBA
Chegou o grande dia! Depois de concluir seu anúncio e enviar seus produtos, o passo final é vender.
Você pode fazer algumas vendas promovendo seus produtos através de anúncios PPC (pay-per-click). A Amazon oferece um serviço de anúncios pagos para aqueles que querem experimentar o PPC para obter tráfego. Confira o serviço de PPC deles aqui.
Dicas adicionais
Para maximizar as vendas com o Amazon FBA, é importante focar em encontrar produtos de alta qualidade que não sejam muito competitivos.
Além disso, deve certificar-se de que suas listagens de produtos estejam otimizadas para pesquisa e de que esteja recebendo avaliações positivas dos clientes.
Leva tempo para construir um negócio Amazon FBA de sucesso. Não desanime se não ver resultados durante a noite. Continue trabalhando e aos poucos começará ver o sucesso.
Confira também nosso artigo as melhores dicas para Importar Produtos da China para Revenda.
Espero que este artigo te ajude a começar, e principalmente ganhar muito dinheiro!