Podemos notar que a importância do Inglês para o mundo globalizado está cada dia maior, então, não há mais espaço para aqueles que não possuem nada de conhecimento nessa língua, pois a necessidade é grande.
Cerca de 375 milhões de pessoas no mundo falam o Inglês como língua materna. E como segunda língua esse número é ainda mais alto, estima-se que mais de 950 milhões de pessoas falam o Inglês pelo nosso planeta.
David Crystal, um dos maiores estudiosos da Língua Inglesa no mundo, acredita que, em uma década, chegaremos a 2 bilhões de pessoas estudando inglês e que mais da metade do mundo falará. Acontecendo assim, um crescimento gigantesco.
O Inglês no Brasil
Infelizmente, no Brasil, muitos ainda não se deram conta da importância do Inglês para o mundo globalizado. A falta de interesse dos brasileiros pelo idioma ainda é muito grande.
É estimado que apenas 1% a 2% da população fale com fluência o idioma dentro dos, apenas, 5% que possuem algum conhecimento do Inglês.
Ranking mundial nos testes de proficiência
Os testes de proficiência são usados para avaliar o nível de conhecimento do Inglês do candidato. Neles são testados escrita, leitura, fala e audição.
Grandes universidades ao redor do mundo exigem de seus alunos algum desses testes, e normalmente só entram para os cursos, mestrados ou doutorados aqueles que tiverem notas altas.
Os testes de proficiência mais conhecidos e requeridos por essas universidades são:
- TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
- IELTS (International English Language Testing System);
- TOEIC (Test of English for International Communication);
- Cambridge.
Em 2020, foi realizada a 10ª edição do Índice de Proficiência em Inglês da EF (Education First). Foram classificados em torno de 100 países, por suas habilidades em Inglês.
A Holanda ficou em primeiro lugar, com a pontuação de 652. Proficiência considerada no nível muito alto.
O Brasil ficou atrás de países como Argentina e Paraguai, em 53º lugar, com a pontuação de 490. A proficiência foi considerada no nível baixo.
Alguns dos motivos que contribuem para esse número ser tão baixo são a desigualdade social e falta de acesso à educação, porém vemos que a falta de interesse e prática por parte da população também contribuem para que não haja o crescimento esperado.
O Inglês no mercado de trabalho
No mercado de trabalho, em algumas áreas mais do que em outras, a necessidade do Inglês está maior. Durante as entrevistas de emprego, já solicitam o conhecimento do idioma.
Profissionais das áreas de TI, marketing e até mesmo de educação e saúde estão sendo mais que incentivados a estudar o Inglês. São áreas que estão cada vez mais globalizadas, com palestras, congressos, novos conhecimentos e oportunidades pelo mundo.
O mundo se comunica através do Inglês que mesmo na internet é a língua universal. Cerca de 56% dos sites e páginas são em Inglês.
Sim, os profissionais estão sendo cobrados, porém a valorização também acontece. Com o conhecimento do idioma, pesquisas mostram que, seu salário pode ser até 30% maior em comparação com os demais.
O mercado de trabalho está sedento por profissionais que tenham a Língua Inglesa em nível avançado ou fluente.
Outros motivos para aprender Inglês
Motivos para aprender Inglês não faltam. Além de mais oportunidades no mercado de trabalho, existem dezenas de outras razões que podem te convencer de buscar esse conhecimento. Alguns desses motivos são:
-
Exercitar seu cérebro:
Sabemos a importância de manter nosso cérebro saudável. Precisamos exercitá-lo para protegê-lo do excesso de informações que temos em nosso cotidiano. Livros e cursos diferentes são opções. A outra é aprender o Inglês, assim você estimulará a memória.
-
Séries e Filmes:
A maioria das séries e filmes são em Inglês. E muitos não possuem dublagem e muitas vezes nem legenda em português. Se conhecer a língua, você irá conseguir assistir até aquele vídeo do Youtube que chama tanto sua atenção mas que você não entende.
-
Livros:
Muitos livros também não ganham uma tradução tão facilmente. Um livro pode levar alguns meses ou anos para ser traduzido para o português. Tendo conhecimento em Inglês você não precisará esperar tanto para lê-los.
-
Músicas:
Quantas vezes você curtiu uma música mas teve que procurar no Google a tradução para entender? Conhecendo Inglês essa dificuldade também acabará.
-
Palestras e cursos internacionais:
Já pensou em fazer uma especialização internacional? Isso te ajudaria a subir ainda mais na sua carreira. Mas aqui, o Inglês, certamente, é indispensável. É a língua oficial desses cursos. A maior parte das conferências internacionais acontecem em Inglês, pois os grandes nomes de cada área conhecem e falam nesse idioma.
-
Viagens à negócios ou lazer:
Viajar, mesmo sendo a trabalho, é um dos sonhos da maioria das pessoas. E viagens internacionais sempre falam alto ao coração de muitos de nós. Assim, mesmo que a viagem seja para um país de outra língua, sabendo o Inglês você não terá dificuldade em restaurantes, aeroportos e outros lugares.
-
Conhecer uma nova cultura:
Aprender a Língua Inglesa é muito mais que simplesmente falar. Através dela você conhecerá novas culturas, novos jeitos, novas pessoas. Sua mente se abrirá a novos conhecimentos e ampliará muito mais seu conhecimento de mundo.
-
Acesso às melhores universidades do mundo:
Durante a sua formação, você poderá acessar as melhores universidades do mundo. Falando em Inglês suas chances de entrar nessas universidades tão concorridas aumentarão muito.
Em suma, motivos para começar a estudar Inglês não faltam. Saber da importância do Inglês para o mundo globalizado e dominá-lo, além de fundamental, é também uma forma de facilitar e enriquecer a própria vida.
Como vimos mais acima, o Brasil precisa crescer no conhecimento básico do idioma. E nós, a população, precisamos nos conscientizar dessa importância e correr atrás. Dessa forma ajudaremos o Brasil a alcançar melhores notas nessas classificações, o turismo crescerá, e com isso, o mundo nos olhará diferente.
Contudo, precisamos fazer nossa parte como cidadãos brasileiros e correr atrás por nós mesmos pois, não podemos esperar que nossos governantes se importem com isso para começar a estudar.
Com o Inglês, oportunidades que você nunca imaginaria alcançar, abrirão suas portas. E como podemos contar nos dedos o número de grandes CEO´s que falam o idioma no nosso país, podemos ter a certeza que aqueles que forem dedicados em sua área e com conhecimento em Inglês, irão decolar ainda mais em suas carreiras.