O ChatGPT, plataforma de IA mais famosa do mundo, já estreou oferecendo funções para facilitar o dia a dia de quem esteja precisando se organizar. O chatbot é capaz de executar muitos comandos, mas além disso também desenvolve meios de auxiliar a rotina.
A plataforma ChatGPT
A plataforma ChatGPT, da estadunidense OpenAI, modificou a maneira como nos relacionamos com a tecnologia, oferecendo às pessoas formas diversas de concluir trabalhos com mais rapidez, dinamismo e facilidades.
O chatbot é um algoritmo gratuito, baseado em IA, que foi lançado em 2022 e pode ser integrado a aplicativos e serviços variados, pautado em redes neurais e machine learning, com foco em diálogos virtuais.
Como ideia inicial, e na prática, os pensadores do ChatGPT o planejaram para aprimorar as funcionalidades oferecidas pelos assistentes virtuais, a exemplo do Google e da Alexa.
Suas funções primárias são:
- Responder perguntas;
- Sanar dúvidas;
- Traduzir idiomas;
- Resolver questões matemáticas;
- Escrever e criar resumos de textos;
- Corrigir códigos;
- Fazer recomendações;
- Classificar ideias.
Estas funções foram dinamizadas a partir da rede neural Transformer, projetada para lidar com textos, por meio de palavras-chave, contextos e significados diferentes das palavras, gerando conteúdos textuais sobre os assuntos escolhidos pelos usuários.
Mesmo em fase de desenvolvimento, o chatbot já é capaz de oferecer auxílio para se organizar, facilitando o dia a dia de qualquer pessoa. Confira, abaixo, 5 funções do ChatGPT que podem ser muito úteis à rotina:
1. Oferecer conselhos
O ChatGPT é capaz de oferecer conselhos para situações subjetivas e pessoais, como brigas em família ou como superar o fim de um relacionamento. A plataforma é capaz de sugestionar respostas subjetivas para um desabafo.
No entanto, como não foi fabricada para isso, a OpenAI aconselha ao usuário a tomar cuidado, pois o conteúdo apresentado por ela pode ser ofensivo, já que é um robô com a função de dar respostas a partir de informações retiradas da rede de internet.
2. Ajudar a se preparar para uma entrevista de emprego
O chatbot é capaz de oferecer ao usuário ajuda para se preparar para uma entrevista de emprego. Ele faz isso a partir de perguntas comuns, como, por exemplo, “como devo me comportar em uma entrevista?”. O ChatGPT também pode informar ao usuário sobre quais tipos de pergunta um recrutador pode fazer.
Além disso, o robô é capaz até mesmo de simular um processo seletivo, criando um cenário em que o usuário estará frente a frente ao recrutador, enquanto candidato, respondendo perguntas sobre a vaga de emprego.
3. Oferecer inspirações para a criação de conteúdo na internet
A plataforma ChatGPT pode ser utilizada para conseguir inspirações para a criação de conteúdo na internet, como artigos de blog posts, vídeos do YouTube e publicações em redes sociais. O chatbot oferece dicas de como o que você deseja criar pode ser colocado em prática a partir do seu tema de interesse.
4. Resolver questões complexas de matemática
Assim como resolve dúvidas quanto ao assuntos e abordagens de textos escolhidos pelos usuários, o ChatGPT também é capaz de resolver questões complexas de matemática, como juros compostos, cálculos de estatística financeira, equações e sistemas de equações diferenciais e integrais e simulação de portfólio.
Da mesma maneira, a plataforma oferece a oportunidade de resolver dúvidas quanto à programação linear e não-linear e de otimização de um modelo matemático.
5. Ajudar com o planejamento das tarefas do dia
A plataforma ajuda, ainda, a como fazer o planejamento das tarefas do dia, com cronograma de estudos por meio do envio de temas pelo usuário que precisam ser revisados e memorizados ao informar ao chatbot, por exemplo, o prazo máximo disponível para finalizar seus estudos e qual seria o tempo do seu dia que ele poderia dispor para isso.
Assim, a plataforma ChatGPT também pode oferecer ajuda durante o estudos de matérias específicas, criando exercícios de perguntas e respostas, para que o usuário treine suas habilidades.
6. Gerar e organizar roteiros de viagem
O chatbot também foi programado para gerar e organizar roteiros de viagem. Para que isso aconteça, basta o usuário informar ao ChatGPT o seu destino e a quantidade de dias planejados para sua estadia por lá, com mensagens, como, “crie um cronograma de viagem de 10 dias para Paraty, rio de Janeiro, com todos os pontos turísticos, próximos à Pousada Bela Paraty”, especificando o destino e o local onde ficará durante os dias programados para a viagem.
7. Pesquisar receitas
Além de todos os benefícios já apresentados, a plataforma ChatGPT conta, ainda, com recursos que oferecem ao usuário a oportunidade de pesquisar receitas, sejam salgadas, doces, pratos requintados de comida ou dicas de restaurantes.
Da mesma forma, o chatbot simula o que pode ser feito com ingredientes específicos lendo imagens compartilhadas pelo usuário em que contém esses ingredientes. Essa é uma função oferecida pelo novo modelo da plataforma, o GPT-4, capaz de ver e interpretar imagens.
Se o usuário compartilhar uma foto em que aparecem dois ovos, leite, açúcar e farinha, por exemplo, o chat oferecerá todas as opções de receitas disponíveis que ele pode preparar.
Novo modelo do ChatGPT oferece interações mais profundas com o usuário
O jornal The New York Times entrevistou o pesquisador e professor de IA Oren Etzioni, chefe executivo do Allen Institute for Artificial Intelligence, sobre melhorias no ChatGPT; a resposta foi que já há um novo modelo de linguagem de IA do chatbot, intitulado GPT-4.
Esse novo modelo foi lançado no dia 14 de março deste ano de 2023, pela OpenAI, e fez com que a plataforma sofresse melhorias significativas ao responder perguntas específicas, oferecendo mais criatividade e colaboração nas respostas.
Assim como todas as funções que já foram disponibilizadas pela plataforma ChatGPT, como a leitura e interpretação de imagens, os novos modelos desenvolvidos pela OpenAI disponibilizam interações mais profundas com o usuário.
Uma delas é a capacidade multimodal que permite oferecer respostas com mais criatividade, raciocínio avançado no modelo de linguagem, que pode ser utilizado para escrever roteiros, redigir textos com precisão técnica, compor músicas e aprender outros estilos de escrita.
GPT-4
O GPT-4 está atualmente disponível no ChatGPT Plus e no Bing, mecanismo de busca da Microsoft. O professor Etzioni afirmou, ainda, durante a entrevista, que a versão anterior do chatbot, o GPT-3.5, nem sempre oferecia a resposta correta para perguntas mais específicas.
Já o GPT-4 é capaz de acertar e ainda justificar sua resposta a partir de um modelo de interpretação profundo.