Uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas quer saber depois de comprar uma nova Smart TV é “quais configurações eu preciso mudar para melhorar a imagem“.
Mas é estranho que, mesmo com as TVs das melhores marcas, aceitemos sem questionar que elas não estão prontas para uso imediatamente.
Geralmente o fabricante não configura a TV para oferecer a melhor imagem ou a melhor experiência de visualização assim que você a liga pela primeira vez.
Parte disso é justificável – algumas otimizações, como a calibração profissional, são necessárias devido a variações exclusivas em cada painel de exibição de TV.
Além disso, calibrar cada TV na fábrica é algo que só pode ser feito depois de comprar uma unidade individual.
No entanto, a calibração não é o único ajuste que deve ser feito em uma nova TV. Alguns dos ajustes mais fáceis podem ser feitos por qualquer pessoa e oferecem uma experiência de visualização melhor imediatamente.
Dito isso, preparamos as principais configurações a serem alteradas em sua Smart TV para melhorar a imagem.
1. Desative a suavização de movimento
A mudança número um que todo proprietário de TV deve fazer, seja em uma TV nova ou em uma que esteja em uso há alguns anos, é desativar a suavização de movimento.
Como as imagens em movimento não se movem, mas são compostas de imagens cintilantes e vários quadros costurados, as TVs precisam compensar essa cintilação.
Empurre muito longe em uma direção, e você terá uma imagem de julgamento que estroba um pouco. Muito longe do outro lado, e você obtém uma imagem borrada e manchada à medida que um quadro sangra no próximo.
Os fabricantes de TV resolvem isso com todos os tipos de truques, desde a adição de quadros até brincar com as taxas de atualização da TV. Mas as técnicas usadas para tornar uma imagem mais clara podem resultar em algo chamado efeito novela.
Embora todo esse processamento de vídeo extra e manipulação da taxa de quadros se destine a criar uma imagem melhor, quando for longe demais, você pode fazer com que um conteúdo de ótima aparência pareça barato.
Também pode ser difícil desligar, já que geralmente está enterrado algumas camadas profundamente no menu de configurações, e cada fabricante tem um nome diferente para seus processos de suavização de movimento.
Veja como desativá-lo
A LG o chama de TruMotion, a Samsung o chama de Auto Motion Plus e a Sony tem Motionflow e CineMotion.
LG – TruMotion
- Vá em Definições > Modo de Imagem > Opções de Imagem
- Selecione TruMotion
- Defina o TruMotion como Desativado ou insira as configurações do usuário para ajustar o recurso ao seu gosto
Samsung – Auto Motion Plus
- Vá em Definições > Imagem > Definições de Especialistas
- Selecione Configurações do Auto Motion Plus (Configurações de Clareza da Imagem)
- Definir como Desativado ou Personalizado
Sony – Motionflow e CineMotion
- Vá em Definições > Definições de Imagem > Movimento
- Selecione Motionflow ou CineMotion
- Defina o recurso como Desativado ou ajuste os níveis de acordo com sua preferência
2. Desative o modo de economia de energia
Muitas TVs hoje vêm com modos de economia de energia, e isso é ótimo. Esses modos diminuem o brilho e, ao fazê-lo, mantêm o uso de energia baixo.
Às vezes, essa configuração também chutará a TV para um modo de proteção de tela com mais frequência, já que ela usa menos energia.
Se você está preocupado com suas contas de energia ou acha que a TV é um pouco brilhante demais durante a visualização normal, pode valer a pena ligar essa configuração novamente.
Mas para obter o desempenho de que sua TV é capaz, você realmente precisa desativar esse recurso de economia de energia de baixo brilho.
Novamente, cada marca de TV nomeia essa característica comum algo um pouco diferente. A LG chama-lhe Modo de Poupança de Energia.
A Samsung tem um menu completo de configurações de Energia e Economia de Energia, que incluem ajustes de brilho e iluminação da tela, enquanto a Sony rotula o menu Energia e Energia.
LG
- Aceda a Definições > Imagem
- Selecione Economia de Energia
- Alterar de Automático (a configuração padrão) para Desativado ou Mínimo
Samsung
- Vá para Configurações > Energia > Geral e Economia de Energia
- Ajuste as configurações de energia individuais ao seu gosto
- Desativar a otimização do brilho e a redução do brilho
Sony
- Vá para Configurações > Sistema > Energia e Energia
- Selecione Economia de energia
- Defini-lo como Desativado
3. Desative o modo Vívido
O outro lado do modo de economia de energia é um modo de aumento de brilho que é feito para parecer melhor e mais brilhante na prateleira da loja e para ficar bem sob iluminação fluorescente.
Às vezes, este será um modo de loja dedicado ou modo de demonstração, mas outras vezes, uma TV simplesmente terá o modo de imagem vívida ativado.
O oposto polar do modo de economia de energia, essa configuração aumenta o brilho, sobrecarregando a luz de fundo, saturando cores e fazendo com que a tela apareça um pouco mais em situações em que a iluminação não é ótima.
Ele foi criado para atrair os compradores que passam, não os espectadores de filmes aconchegados para um filme de duas horas.
Felizmente, essa configuração é fácil de encontrar. Nas predefinições de imagem, ele será listado como Modo Vívido (embora às vezes como Modo de Demonstração ou Modo de Armazenamento).
Tudo o que você precisa fazer é selecionar um modo de imagem diferente para desativá-lo.
4. Diminua a nitidez e o aprimoramento da borda
Há uma configuração nos menus da TV chamada nitidez. Mas aqui está algo que muita gente confunde.
A configuração de “nitidez” na verdade não altera a nitidez da imagem – isso se resume à resolução (tanto a resolução da tela quanto a resolução do material de origem) e contraste.
Em vez disso, a configuração de nitidez ajusta o aprimoramento artificial da borda, um ajuste de tela orientado pelo processador que pode realmente turvar os detalhes e adicionar ruído indesejado a uma imagem.
A teoria por trás do aprimoramento de borda é que, ao destacar os limites entre dois objetos na tela, você os torna mais distintos e obtém uma imagem mais realista.
Na realidade, é (literalmente) como aplicar um filtro do Instagram a tudo. Em alguns usos isolados, pode parecer marginalmente melhor, mas quando é aplicado indiscriminadamente a tudo, faz com que todos os programas e filmes pareçam estranhos.
Você pode não precisar desativar a nitidez completamente, mas você definitivamente quer diminuí-la um pouco. Entre 5 e 10% é geralmente o ponto ideal para a maioria das TVs que vimos, mas brinque um pouco com isso para encontrar o nível que você acha que parece melhor.
LG
- Aceda a Definições > Imagem > Definições do Modo de Imagem
- Selecione Nitidez
- Ajustar o controle deslizante para diminuir ou desativar completamente o aprimoramento da borda
Samsung
- Aceda a Definições > Imagem > Definições de Especialistas
- Selecione Nitidez
- Ajustar o controle deslizante para diminuir ou desativar completamente o aprimoramento da borda
Sony
- Ir para Exibição e Som > Imagem > Clareza
- Selecione Nitidez
- Ajustar o controle deslizante para diminuir ou desativar completamente o aprimoramento da borda
5. Corrija a temperatura da cor
A temperatura de cor tem a ver com a aparência das fontes de luz e é medida em Kelvins. Sim, a temperatura de cor tem suas raízes na temperatura real.
Rastreie-o até o suficiente, e você descobrirá que a temperatura de cor decorre de emissões de luz irradiadas de objetos aquecidos, como um pedaço de metal que é aquecido até brilhar em brasa.
Como resultado, quando falamos de cor, muitas vezes falamos de temperaturas mais quentes e mais frias, mesmo quando estamos discutindo a aparência em vez do calor verdadeiro.
Em termos simples, um tom de cor mais quente terá uma tonalidade laranja, enquanto um tom de cor mais frio distorcerá o azul.
Os ajustes de cor fazem parte das TVs desde os dias do CRT, mas também é uma preocupação para cineastas e fotógrafos, pois a reprodução correta de cores sempre corre o risco de ser empurrada em uma direção ou outra por um monitor ou tela imprecisa.
Deixando de lado, os graus Kelvin e a teoria das cores, a temperatura de cor será mais perceptível ao visualizar branco ou cinza simples na tela.
Idealmente, você quer que tudo pareça exatamente certo, mas a maioria das TVs sai da caixa com uma temperatura de cor mais fria (parecendo um pouco azul), enquanto os modos de filme compensam demais na outra direção, dando a tudo uma tonalidade amarelada.
De um modo geral, o padrão para a TV mais bonita é definir a temperatura de cor para 6500 graus Kelvin, também conhecida como D65. Mas é importante discar as configurações que ficam melhor em sua casa, para levar em conta a iluminação única e a preferência pessoal do espectador.
A hora de ajustar isso é certa quando você pega a TV, porque apenas uma ou duas horas assistindo TV com uma temperatura de cor distorcida o deixarão tão acostumado a essa paleta de cores imprecisa que qualquer alteração parecerá errada, mesmo quando você ajustar a imagem para uma temperatura de cor mais precisa.
Essas configurações geralmente são encontradas nas configurações de imagem ou no menu de configurações avançadas.
Dica bônus: Use os modos de imagem corretos
Sua TV tem muitas predefinições de imagem diferentes, e algumas são mais adequadas para diferentes usos. Usar o modo correto pode melhorar drasticamente o desempenho da sua TV sem fuzilar com controles deslizantes ou cavar profundamente nos menus de configurações avançadas.
Aqui estão os modos de imagem mais comuns, para que eles são melhores e por quê.
- Padrão: O modo padrão para sua TV, ele foi projetado para uso geral. Não parecerá o melhor para tudo, mas ficará muito bom para a maioria dos tipos de conteúdo. Se você tiver em dúvidas, este é o modo a ser usado.
- Filme ou Cinema: Como o nome indica, este modo é feito para assistir a filmes. Com configurações otimizadas para conteúdo de 24 quadros por segundo e uma paleta de cores rica, geralmente é o modo predefinido mais bonito que a TV possui.
- Desportivo: O único caso em que a suavização de movimento é uma obrigação é o esporte. Com objetos em movimento rápido, como bolas de futebol e discos de hóquei voando pela tela, para não mencionar atletas velozes, este modo é projetado para eliminar artefatos de desfoque de movimento e duplicação.
- Jogos: Para oferecer os tempos de atraso mais curtos, esse modo desabilita praticamente todo o processamento de vídeo, permitindo que o console lide com a renderização visual. Se você quer o melhor desempenho para jogos, é isso.
- Claro/Escuro: Algumas TVs têm modos claro e escuro. Esses modos aumentam ou diminuem o brilho automaticamente para ficarem melhores em uma sala escura ou bem iluminada. Se o modo de filme não é exatamente o que você precisa, tente um desses.
- Modo Cineasta: Algumas TVs começaram a oferecer o modo Filmmaker, e é uma resposta às orações dos geeks de TV. Ao desativar praticamente todo o processamento de vídeo (muito parecido com o modo de jogo), ele apresenta o conteúdo de um Blu-ray ou filme transmitido inalterado.
A ideia é simples: o diretor e o editor de um determinado filme já ajustaram a cor e discaram como ela deveria ficar. Qualquer processamento e refinamento extra prejudica a intenção do cineasta, então o modo Filmmaker retira tudo isso.
Gostou do conteúdo? Deixe-nos saber nos comentários abaixo! Compartilhe!