Muitos de nossos usuários iniciantes nos perguntam por que o plugin do formulário de contato não está enviando e-mails ou por que não estão recebendo nenhuma notificação do WordPress.
Neste artigo, mostraremos como corrigir o problema de o WordPress não enviar e-mails, para que seu site possa enviar e-mails com mais confiabilidade e ignorar a pasta de spam.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Por que você não está recebendo e-mails do seu site WordPress
O motivo mais comum para a falta de e-mails é que o servidor de hospedagem WordPress não está configurado corretamente para usar a função mail () do PHP.
Mesmo que sua hospedagem esteja configurada para usá-la, muitos provedores de serviços de e-mail, como o Gmail e outros, usam uma variedade de ferramentas para reduzir o spam de e-mail. Essas ferramentas tentam detectar que um email realmente é proveniente do local em que afirma ser.
Os e-mails enviados pelos sites do WordPress geralmente falham neste teste.
Isso significa que, quando um email é enviado do seu site WordPress (plugin do formulário de contato, notificação do administrador etc.), ele pode nem chegar à pasta de spam do destinatário e muito menos à caixa de entrada.
É por isso que recomendamos não usar o WordPress para enviar sua newsletter por e-mail.
Essa também é a razão pela qual recomendamos que todos usem o SMTP para enviar e-mails no WordPress.
O que é SMTP?
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o padrão do setor para o envio de emails.
Diferentemente da função PHP mail (), o SMTP usa autenticação adequada, o que leva a alta capacidade de entrega de email.
WordPress tem um WP Mail SMTP plugin que configura seu site WordPress para enviar emails usando SMTP em vez da função mail () do PHP.
Você pode usá-lo para conectar-se a quaisquer serviços SMTP populares, como SendinBlue, Gmail (G Suite), Office365, Amazon SES, etc.
Com isso dito, vamos dar uma olhada em como corrigir o problema do WordPress não enviar e-mail.
Instalando o plugin SMTP do WP Mail
Qualquer que seja o serviço SMTP escolhido, você precisará ter o plugin WTP Mail SMTP instalado no seu site. Isso permite que você mude o WordPress de usar a função PHP mail () incorporada para usar seu serviço SMTP.
Primeiro, instale e ative o WP Mail SMTP plugar. Se você não tem certeza de como, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress.
Em seguida, clique em WP Mail SMTP no painel do WordPress para definir as configurações do plugin.
Você precisará digitar o nome e o endereço de email comercial dos quais deseja que os emails do seu site.
Certifique-se de usar o mesmo endereço de e-mail aqui para o seu serviço de correio SMTP.
Você pode forçar e-mails a usar esse nome e endereço de e-mail, mesmo se outros plugins (como WPForms) têm configurações diferentes. O WP Mail SMTP substituirá as configurações dos outros plugins.
Depois disso, você precisa escolher um serviço de correspondência SMTP para o seu site.
Para fins deste tutorial, vamos configurar o SMTP usando o Sendinblue.
Se você preferir usar o Gmail ou o Office365, também receberemos instruções sobre este artigo.
Para concluir a configuração do WP Mail SMTP, você precisará criar uma conta com o Sendinblue. Passaremos para isso em seguida e voltaremos para finalizar a configuração no WP Mail SMTP.
Enviar emails do WordPress usando o Sendinblue
Sendinblue é um provedor de serviços de e-mail popular. Eles permitem enviar um grande número de emails com alta capacidade de entrega.
Você pode usar o Sendinblue para enviar até 300 e-mails por dia gratuitamente, o que é mais do que suficiente para a maioria dos sites pequenos.
Podem ser e-mails do seu formulário de contato, novos detalhes da conta do usuário, e-mails de recuperação de senha ou qualquer outro e-mail enviado pelo site do WordPress.
Primeiro, você precisa acessar o site Sendinblue para criar uma conta. Clique no botão “Inscrever-se gratuitamente” para configurar sua conta.
Depois de criar uma conta, você verá seu painel do Sendinblue. Se você não completou seu perfil durante o estágio de configuração, será solicitado a fazê-lo aqui.
Em seguida, entre em contato com a equipe de suporte para solicitar a verificação de sua conta, para que você possa enviar e-mails pelo Sendinblue.
Recomendamos entrar em contato com a equipe de suporte nesta fase, pois pode levar cerca de 24 horas para verificar sua conta. Você pode seguir as outras etapas enquanto espera.
Vamos para sendinblue.com/contact e escreva uma mensagem que inclua:
- Uma solicitação para ativar sua conta
- URL do seu site
- Uma observação de que você enviará emails transacionais. Se você também quiser usar o Sendinblue para receber seu boletim informativo por e-mail, precisará declarar que também enviará e-mails de marketing.
Você pode ser solicitado a obter mais informações. Caso contrário, você deve receber um email da Sendinblue informando que sua conta foi aprovada.
Depois de enviar sua mensagem para a equipe de contato, você pode adicionar seu nome de domínio ao site.
Lembre-se de que você não precisa esperar por uma resposta antes de prosseguir com a próxima etapa deste tutorial.
Configurando um subdomínio para seu site
Primeiro, você precisa configurar um subdomínio. É como uma seção separada do seu site. Sugerimos o uso de mail1.seudominio.com.
Nota: Seu host do WordPress pode não permitir o uso enviar como seu subdomínio, e é por isso que colocamos o 1 também.
Para adicionar seu subdomínio, faça login na sua conta de hospedagem na web e localize a seção Domínios do seu painel de controle.
Para fins deste tutorial, demonstraremos como fazer isso em nossa conta de hospedagem de exemplo no Bluehost. Após o login, vá para Domínios »Subdomínios.
Você pode digitar seu subdomínio e clicar em “Criar”.
Se você estiver usando outras empresas de hospedagem ou se o seu DNS for gerenciado em registradores de domínio como Domain.com ou GoDaddy, siga as respectivas instruções.
Depois de criar o subdomínio, você precisará adicioná-lo à sua conta Sendinblue.
Adicionando seu subdomínio ao Sendinblue
Na sua conta Sendinblue, vá para “Configurações”, encontre “Seus remetentes” e clique no botão “Configurar”:
Em seguida, clique na guia “Domínios” e clique no botão “Adicionar um novo domínio”.
Digite o subdomínio inteiro (por exemplo, mail1.seu site.com) e marque a caixa ao lado de “Gostaria de usar este nome de domínio para assinar digitalmente meus emails (SPF, DKIM, DMARC)”.
Em seguida, clique em “Salvar” e você verá um pop-up com vários registros DNS listados.
Essas linhas de código permitem que o Sendinblue autorize seu nome de domínio.
Dica: Não se preocupe se você fechar esta janela por acidente. Você pode voltar a ele clicando no botão “Autenticar este domínio” ao lado do seu subdomínio:
Abra uma nova guia do navegador e faça login novamente na sua conta de hospedagem na web. Você precisa encontrar seu domínio e abrir os registros DNS.
No Bluehost, você faz isso acessando Domínios »Meus Domínios depois clique em “Gerenciar” ao lado do seu domínio.
Você precisará adicionar três dos registros TXT fornecidos pelo Sendinblue aqui.
Primeiro, role para baixo para encontrar a seção TXT dos seus registros DNS. Vai parecer algo assim:
Em seguida, clique em “Adicionar registro”.
Complete o primeiro registro da seguinte maneira:
Registro do host: mail._domainkey.mail1
Tipo de registro: TXT
Valor TXT: Copie isso do Sendinblue.
TTL: 1 dia
Dicas: O registro do host pode ser chamado de host ou nome pelo seu host. mudança mail1 se você usou algo diferente para o seu subdomínio. O tipo de registro pode não ser necessário. O valor TXT também pode ser chamado de dados TXT: é o primeiro e longo código nos detalhes do Sendinblue. TTL pode ser de 24 horas ou 86400 segundos (ambos são equivalentes a 1 dia). Se você estiver usando o GoDaddy, defina-o como 1 hora.
Depois de adicionar o primeiro registro, clique em “Salvar”.
Em seguida, você precisa adicionar o segundo registro. Conclua da seguinte forma:
Registro do host: mail1
Tipo de registro: TXT
Valor TXT: v=spf1 include:spf.sendinblue.com mx ~all
TTL: 1 dia
Quando terminar, clique em “Salvar”.
Depois de salvar isso, você precisará adicionar o terceiro registro. Conclua da seguinte forma:
Registro do host: mail1
Tipo de registro: TXT
Valor TXT: Copie isso do Sendinblue. É o terceiro pedaço de código.
TTL: 1 dia
Quando terminar, vá em frente e salve esse registro também.
Atenção: O Sendinblue também possui um quarto código para um registro DMARC. Você não precisa disso, e é altamente recomendável ignorá-lo, a menos que tenha experiência com a configuração do DMARC.
Depois de adicionar seus registros, volte para o Sendinblue. Para cada registro, clique no botão ‘Registro adicionado. Verifique-o. ‘Pode levar de 24 a 48 horas para que o Sendinblue possa verificar seus registros, mas geralmente é muito mais rápido.
Se nada acontecer quando você clicar nesse botão, os registros ainda não poderão ser verificados. Verifique novamente mais tarde e veja se eles foram verificados. Quando tiverem, você verá a palavra “Configurado” ao lado dos registros em verde:
Você pode continuar com este tutorial enquanto aguarda a verificação.
Concluindo a configuração do SMP WP Mail para usar o Sendinblue
Volte para as configurações SMTP do WP Mail no painel do WordPress. Você já deve ter digitado o email de origem e o nome do destinatário, mas, se não, poderá fazer isso agora.
Deixe a caixa de seleção “Return Path” desmarcada, pois esta opção não é usada pelo Sendinblue.
Em seguida, clique em “Sendinblue” para sua mala direta.
Você precisará acessar sua conta Sendinblue para encontrar sua chave de API. Basta clicar no link abaixo da caixa “API Key” e o painel da sua conta Sendinblue será aberto no lugar certo, em uma nova guia.
Copie o v3 Chave de API desta página.
Parabéns. Agora você configurou tudo. A etapa final é enviar um email de teste para garantir que tudo esteja funcionando.
Vá para a guia “Teste de email” do WP Mail SMTP e digite um endereço de email para o qual enviar. O padrão será o e-mail de administrador do site. Clique em “Enviar email”.
Você deve ver a mensagem “O email de teste em HTML foi enviado com sucesso!” Verifique sua caixa de entrada para ver se chegou. Ficará assim:
Nota: Se sua conta do Sendinblue ainda não estiver ativada, você receberá a mensagem: (permission_denied): Unable to send email. Your SMTP account is not yet activated.
Maneiras alternativas de corrigir problemas de email do WordPress
Como você pode ver no WP Mail SMTP lista de opções de mala direta do plugin, você não precisa usar o Sendinblue.
Embora seja nossa principal recomendação gratuita, há outras opções que você pode usar, incluindo Office 365, Gmail / G Suite, Amazon SES etc.
Usando o Gmail ou o G Suite com o WP Mail SMTP
Se você possui uma conta do Gmail ou do G Suite, pode usá-la para enviar seus e-mails. Você não precisará inserir os detalhes de login de seu email no WordPress quando estiver usando o plugin SMP do WP Mail.
Para usar o Gmail ou o G Suite, configure o SMP do WP Mail conforme mostrado acima e clique na opção “Google” da sua correspondência.
Você precisará marcar a caixa “Caminho de retorno”.
Depois disso, você será solicitado a inserir um “ID do cliente” e um “Segredo do cliente”. Para obter esses detalhes, você precisa criar um aplicativo da web em sua Conta do Google.
Nota: Você pode usar esse processo com uma conta normal do Gmail, mas sua capacidade de entrega de e-mails será muito melhor se você estiver usando o G Suite. Consulte o nosso guia sobre como configurar um endereço de e-mail profissional com o Gmail e o G Suite.
Existem algumas desvantagens importantes no uso do Gmail ou do G Suite.
Uma é que você pode precisar entrar em contato com o seu host da Web para obter a instalação do certificado correto para que ele funcione.
Outra é que, se você alterar o endereço de e-mail no futuro, precisará passar por todo o processo novamente. Isso incluirá a criação de um novo aplicativo da web.
Usando o Office 365 / Outlook com WP Mail SMTP
Se você usa o Microsoft Office 365 ou o Outlook para sua conta de email normal, também pode usá-lo para enviar emails pelo WordPress. Esta não é uma opção recomendada, porque é menos segura.
Você precisará configurar o SMP do WP Mail como descrito acima e clicar na opção “Outro SMTP”.
Isso abrirá um formulário para ser preenchido. Preencha-o usando as seguintes configurações:
Host SMTP: smtp.office365.com
Criptografia: TLS
Porta SMTP: 587
TLS automático: (deixe ligado)
Autenticação: (deixe ligado)
Nome de usuário SMTP: o endereço de e-mail da sua conta do Office 365
Senha SMTP: a senha da sua conta do Office 365
Um problema importante com esse método é que ele requer o armazenamento de sua senha em texto sem formatação no WordPress. Isso não é seguro e sua senha estará visível para outros administradores da sua conta.
Você pode usar as instruções no aplicativo SMP do WP Mail para gravá-lo no seu arquivo wp-config.php.
Usando o Amazon SES com WP Mail SMTP para corrigir emails do WordPress
A plataforma Amazon AWS tem um Serviço de Email Simples (SES) que você pode usar para corrigir o problema de email do WordPress.
A melhor parte da Amazon é que ela permite enviar até 62.000 e-mails todos os meses gratuitamente. A desvantagem é que a configuração é um pouco mais desafiadora para iniciantes e é por isso que não a recomendamos como opção preferida.
Mas, como você pode imaginar, muitos profissionais e especialistas usam o Amazon SES para o serviço SMTP de e-mail do WordPress; portanto, não podemos escrever um artigo sem mencioná-lo.
Qualquer que seja o remetente que você decidir usar, lembre-se sempre de usar a guia “E-mail de teste” para garantir que os e-mails sejam enviados com êxito.
Você também deve verificar sua caixa de entrada e confirmar que recebeu o e-mail de teste.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como corrigir o problema do WordPress não enviar e-mail.