O ChatGPT está fora do ar há várias horas, com o chatbot incapaz de responder a consultas via web e aplicativos móveis devido a um erro interno do servidor. A empresa diz que começou a trabalhar no problema às 12h21, horário do Pacífico, nesta terça-feira, 4 de junho.
A OpenAI disse pela primeira vez no início desta manhã que um problema estava sendo investigado como parte de um “incidente não resolvido”.
Milhares de usuários estavam postando fotos no X de erros de “gateway ruim” que eles dizem que estavam encontrando ao tentar acessar o ChatGPT.
“Uma correção foi implementada e estamos monitorando os resultados“, anunciou a OpenAI mais tarde, antes de atualizar sua página de status e adicionar “Este incidente foi resolvido“.
Apesar da página de status do OpenAI indicar que o primeiro problema foi resolvido às 4h45, horário do Pacífico, mas o serviço ainda continua com problemas.
Outros incidentes
No início desta semana, alguns usuários do ChatGPT viram aumento da latência na segunda-feira e enfrentaram problemas para receber prompts de bate-papo usando imagens para trabalhar em dispositivos móveis, de acordo com a página de status da OpenAI. A empresa, no entanto, disse que resolveu esses dois problemas.
No mês passado, o ChatGPT também sofreu uma interrupção parcial , quando a API Bing da Microsoft parou de funcionar, deixando o chatbot e muitos outros serviços incapazes de pesquisar na web.
Hoje, milhares de usuários do ChatGPT também relataram problemas com a ferramenta de IA no Downdetector, que rastreia relatos de usuários de interrupções de sites, aplicativos e serviços.
O que vem por aí
Com mais de 100 milhões de usuários semanais, de acordo com a OpenAI, o ChatGPT teria fechado um acordo com a Apple para alimentar novos recursos no iOS 18, a próxima grande atualização do sistema operacional iPhone da Apple.
Mas a empresa de IA continua a lançar novos produtos. A OpenAI lançou seu mais recente modelo de IA, GPT-4o, bem como o ChatGPT para universidades.
Além disso, também pode estar treinando seu próximo modelo GPT, e deve fazer um anúncio de parceria com a Apple na próxima semana na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple.
Se você ainda não consegue acessar, conheça outras alternativas ao ChatGPT.