As ferramentas no-code e low-code de hoje permitem que as empresas criem, iniciem e desenvolvam sem escrever uma linha de código.
Desde o lançamento de sites, criação de automações de fluxo de trabalho e desenvolvimento de Apps de celular, as plataformas No-Code podem ajudar as startups a desenvolver projetos ou criar um novo produto SaaS.
Para escrever este artigo, analisamos diversas plataformas diferentes, explorando cada uma delas e realizando testes extensivos.
Depois de passar muito tempo mexendo em configurações e criando aplicativos, aqui estão nossas escolhas para os dez melhores ferramentas No-Code para criação de aplicativos.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
As melhores Ferramentas No-Code
A ordem das plataformas nesta lista não estão necessariamente organizadas da melhor para a pior, mas da nossa avaliação das que tiveram mais recursos e eficiência.
1. FlutterFlow
O FlutterFlow foi criado por dois ex-engenheiros do Google sobre a estrutura Flutter, um padrão de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos para várias plataformas.
Com centenas de elementos que você pode adicionar à tela e um editor de elementos à direita com diversas opções de configurações, faz da plataforma uma das mais completas do mercado.
Ao criar um novo aplicativo, você pode começar a partir de modelos completos. Se não quiser ficar tão bloqueado desde o início, poderá procurar modelos de tela e adicioná-los ao seu aplicativo como páginas.
Quando o banco de modelos não tem o que precisa, você pode recorrer ao mecanismo de IA do FlutterFlow: escreva um prompt detalhando o que precisa e ele gerará uma tela com os elementos apropriados.
Por fim, podemos dizer que o FlutterFlow é super poderoso, é fácil dimensionar sua infraestrutura quando seu aplicativo começa a crescer e o plano gratuito é generoso, para que tenha uma pista mais longa antes da decolagem.
A ferramenta pode funcionar em qualquer um dos ambientes Android, iOS, Windows, Mac e até Linux.
Preço FlutterFlow: Plano gratuito disponível; Os planos pagos começam em US $ 30 / mês.
2. Bubble
O Bubble tem sua própria linguagem de programação visual, tornando-o acessível para iniciantes criarem um aplicativo sem código, enquanto ainda fornece a liberdade e a flexibilidade de uma plataforma no espectro low-code.
Você terá controle sobre a aparência do aplicativo, sua estrutura de dados e o desempenho geral. Por causa disso, o Bubble é ótimo para montar protótipos e produtos completos prontos para escalar. É tão robusto que algumas agências no-code o usam exclusivamente para criar aplicativos para seus clientes.
Uma das maiores vantagens do Bubble é que a comunidade é ativa, há muita ajuda para começar e há muitos criadores de conteúdo oferecendo vídeos passo a passo completos, cursos introdutórios e guias escritos. E se você quiser aprender mais rápido, também pode recorrer a centenas de cursos.
Enfim, se busca por um construtor de aplicativos No-Code que seja flexível e permita configurar toda a lógica avançada de que você precisa para dar vida ao seu produto digital, o Bubble pode ajudar.
Preço Bubble: Plano gratuito disponível; Os planos pagos começam em US $ 32 / mês.
3. WeWeb
WeWeb é uma plataforma que permite criar aplicações web com um editor visual, fluxos de trabalho no-code e integrações nativas.
Essa ferramenta se destaca por suas fortes integrações externas, particularmente sua integração nativa com bancos de dados SQL, tornando-se uma escolha funcional e confiável para os usuários.
Com seu construtor de front-end no-code, você pode usa-la para criar portais de clientes, plataformas SaaS multilocatários ou aplicativos internos.
Além disso, você pode conectar aplicativos web às suas ferramentas favoritas através de integrações, como por exemplo Xano, Supabase, Airtable ou qualquer serviço que se conecte através de APIs REST ou GraphQL.
4. Draftbit
O próximo construtor em destaque é o Draftbit, construído com base no framework React. Ele se destaca por possibilitar o desenvolvimento de aplicativos nativos e web responsivos de maneira rápida.
Assim como o FlutterFlow, o Draftbit permite exportar o código gerado. Este construtor se apresenta como uma solução completa, cobrindo design, construção, teste e publicação em um único local.
À medida que você cria seu aplicativo, o Draftbit monta o código nos bastidores. Toda vez que há uma mudança no editor, leva um pouco de tempo para traduzi-la em código.
Mas uma vez que esteja pronto, você pode visualizá-lo em uma variedade de tamanhos de tela predefinidos ou diretamente no seu telefone instalando um aplicativo de teste. Dessa forma, pode construir em seu desktop e ver como ele funciona em seu smartphone imediatamente.
Os guias para implantar seu aplicativo no Google Play e na App Store são bem completos, explicando bem o processo, apesar dos requisitos técnicos.
5. Thunkable
Se você está procurando outra opção para criar aplicativos móveis, a Thunkable oferece uma variedade de projetos de código aberto gratuitamente, para que possa criar aplicativos nativos para as lojas Apple e Google Play sem começar do zero.
Projetado para atender tanto iniciantes quanto usuários intermediários, o Thunkable oferece:
- Arrastar e Soltar: Utilize componentes pré-criados para facilitar o desenvolvimento.
- Conexões com Bancos de Dados: Integre facilmente bancos de dados externos, como o Google Sheets.
- Publicação Facilitada: Simplifique o processo de publicação nas lojas de aplicativos iOS e Android
Além disso, Thunkable é conhecida por sua ênfase em ferramentas, fornecendo um conjunto exclusivo de ferramentas e recursos que permitem aos usuários personalizar e adaptar o design de seus aplicativos.
A plataforma também oferece uma extensa biblioteca de modelos e componentes pré-construídos, fornecendo uma vantagem inicial para o desenvolvimento de aplicativos.
O Thunkable suporta integração perfeita com serviços e APIs de terceiros, incluindo Airtable, Firebase, Figma, Backendless e muito mais.
6. Adalo
Para quem procura simplicidade, o Adalo é uma excelente opção. Este construtor de aplicativos móveis no-code simplifica bastante o processo de design e construção.
Com a capacidade de conectar-se a bancos de dados externos, o Adalo oferece uma experiência de desenvolvimento intuitiva, suportando compatibilidade entre plataformas para dispositivos Android e iOS.
Graças à sua interface intuitiva de arrastar e soltar, os usuários podem projetar a interface de seus aplicativos, usar componentes pré-construídos e personalizar estilos para se alinhar com sua marca.
Além disso, a plataforma oferece ferramentas e recursos como autenticação avançada, notificações personalizadas e testes em tempo real. Embora a lógica de back-end seja limitada, o Adalo pode se integrar a outras ferramentas e APIs que fornecem funcionalidade de back-end.
Um recurso exclusivo é o menu avançado do Google Analytics, que projeta o desempenho do aplicativo com base nos dados coletados. Ao concluir o desenvolvimento do aplicativo, a Adalo hospeda e implanta o aplicativo nas lojas de aplicativos ou na Web.
7. Bravo Studio
O Bravo Studio é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis no-code, que permite os designers transformem seus projetos no Figma ou Adobe XD em aplicativos.
Essa ferramenta é conhecida por seu foco na criação de aplicativos móveis nativos e suporta as plataformas iOS e Android. Ela fornece modelos e recursos pré-criados, simplificando o processo de criação de aplicativos.
A plataforma permite a integração de recursos avançados, como rastreamento de localização, notificações push e integrações de mídia social.
Os usuários podem conectar aplicativos a várias fontes de dados e serviços de terceiros por meio de APIs. Ele suporta fácil visualização de aplicativos em dispositivos e publicação perfeita na Apple App Store e Google Play Store.
Além disso, o Bravo Studio também oferece análises para rastreamento de aplicativos e ferramentas para manutenção e atualizações contínuas.
Aproveite para ler também nosso artigo sobre 10 plugins Figma indispensáveis para Designers em 2024.
8. Glide
Glide é outra plataforma amigável que simplifica a criação de aplicativos. Com uma interface limpa, você pode começar a projetar seu aplicativo sem a necessidade de codificação extensiva.
Se você é novo na criação de aplicativos sem código, a Glide University é um dos melhores recursos de aprendizado, oferecendo uma coleção variada de vídeos de alta qualidade com foco no conteúdo de “introdução”.
Eles mostram como usar o aplicativo de forma eficaz e também ensinam alguns conceitos básicos sobre a criação de aplicativos, o que ajudará você a acertar as melhores práticas mais rapidamente.
9. AppMaster
O AppMaster é uma plataforma no-code que permite aos usuários projetar e criar aplicativos back-end, móveis e da Web sem esforço.
Assim como o FlutterFlow, a ferramenta possui uma ampla gama de ferramentas e recursos.
Principais características:
- Projete visualmente o esquema de banco de dados (modelos de dados) e construa a lógica de negócios usando o Business Process (BP) Designer visual.
- Funcionalidade de arrastar e soltar para projetar interfaces do usuário de aplicativos móveis e da Web.
- Geração automática de documentação de API e scripts de migração de esquema de banco de dados.
- Gere e implante aplicativos com um único clique, permitindo rápido desenvolvimento e implantação.
- Suporte para vários planos de assinatura, além da opção de criar uma conta gratuita.
Graças à variedade de recursos e escalabilidade do AppMaster, é uma solução ideal para negócios que vão desde startups até empresas de grande escala.
Aproveite essa plataforma para criar e implantar rapidamente soluções de software a um custo mais baixo e em menos tempo do que os métodos de desenvolvimento tradicionais.
10. GoodBarber
O GoodBarber é um construtor de aplicativos simples, com ênfase na experiência do usuário, sendo ideal para quem busca criar aplicativos visualmente atraentes.
Essa ferramenta permite que iniciantes, bem como desenvolvedores experientes criarem o aplicativo ideal a partir de uma plataforma de desenvolvimento No-Code intuitiva e completa.
Principais destaques do GoodBarber
- Construção intuitiva com foco em design.
- Personalização de cores, temas e estilos.
- Grande variedade de plugins e modelos.
Além disso, há muitos modelos prontos para uso para quem tem pressa. E também uma grande biblioteca de ícones está disponível para dar vida ao seu aplicativo!
Concluindo…
Os construtores de aplicativos No-Code tornaram-se uma solução viável para empreendedores, designers e qualquer pessoa que queira criar aplicativos móveis sem a necessidade de muito conhecimento técnico.
Cada ferramenta tem suas características únicas, atendendo a diferentes necessidades e níveis de habilidade. Ao escolher a ferramenta certa, você pode transformar sua ideia em um aplicativo real, pronto para ser lançado nas lojas de aplicativos mais populares.
Aproveite para ler também: 14 ferramentas Low-Code e No-Code para tirar sua ideia do papel em 2025.
Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais! Sucesso!