O bilionário Elon Musk, conhecido por ser dono do Twitter, Tesla e SpaceX agora deu início a um novo projeto, o xAI, inteligência artificial que promete ser o braço direito da Tesla.
Musk geralmente se mostra uma pessoa bem crítica em relação ao uso das IA’s, portanto, a criação do xAI despertou algumas dúvidas na sociedade. Será que a ferramenta veio para concorrer com o ChatGPT, da OpenAI?
Se essa também é sua dúvida, veja este artigo até o fim! No decorrer de sua leitura, abordaremos os tópicos mais importantes em relação a ferramenta. Confira!
O xAI será concorrente do ChatGPT?
Aparentemente o xAI está na tentativa de competir com as demais empresas de IA, incluindo a OpenAI, que mesmo contando com a ajuda do bilionário em sua fundação, vem recebendo diversas críticas pelo próprio.
Três anos depois do lançamento da OpenAI, em 2018, Elon renunciou ao conselho, porém, permaneceu como doador.
O fato é que de uns meses para cá, Musk lançou fortes críticas sobre a empresa, tratando-a como tendenciosa, inclusive, afirmou em uma palestra que está em contato com líderes do governo, para que haja regulamentação e supervisão pelos órgãos competentes.
O que Elon Musk pensa em relação às Inteligências Artificiais?
Embora esse lançamento seja um tanto contraditório, afinal, Musk afirma temer que essa nova tecnologia seja uma ameaça a humanidade, o bilionário também acredita que o uso de IA seja fundamental para o futuro da Tesla.
Saiba mais sobre a parceria da Tesla e Twitter em relação ao xAI, clicando aqui.
Em uma entrevista, Elon Musk foi questionado o sobre o desemprego devido às IA’s, e disse o seguinte:
“Acho que deveríamos estar realmente preocupados com esse assunto.
Inteligência Artificial é um caso raro, onde acho que deveríamos ser proativos na regulamentação, em vez de reativos, porque acho que quando formos reativos na regulamentação, será tarde demais.
E geralmente, a regulamentação é estabelecida após um bom número de acontecimentos negativos. Nesse caso é feito um clamor público, e anos depois surge uma agência reguladora.”
No mês de abril, em uma entrevista para a Fox News, Musk afirmou que almejava criar um software “anti-despertar”, no caso, o “TruthGPT”, já que em sua opinião, as instituições que integram o uso de IA são extremamente politicamente corretas.
Como vai funcionar essa IA e qual seu objetivo
O site da empresa ainda não disponibiliza grandes informações, porém no dia 14 de julho, algumas perguntas foram respondidas no Twitter Spaces, a fim de garantir que o público entendesse o objetivo e como irá funcionar a ferramenta.
No site encontramos a afirmação de que a equipe de Elon Musk conta com ex-alunos da OpenAI, Microsoft e Tesla, sendo que esses membros já atuaram com IA, envolvendo a Minerva, Inception, GPT-3.5, AlphaCode e GPT4.
Greg Yang, um dos cofundadores, afirmou em um tweet que a empresa irá atuar na matemática do aprendizado profundo, sendo esse um aspecto da inteligência artificial.
Além disso, também deixou claro que a IA irá possibilitar que todos os usuários entendam o ambiente matemático de forma mais clara.
Confira abaixo o que afirma o site do xAI:
“O principal objetivo do xAI é entender a verdadeira natureza do universo. Nas próximas semanas e próximos meses, mais informações serão compartilhadas”
E aí, o que achou deste artigo? Espero que tenha sido útil para sanar suas dúvidas! Se gostou deste conteúdo, não deixe de visitar nosso site para encontrar mais assuntos relevantes como esse!
E se você é do time que se interessa por tecnologia e inteligência artificial, temos uma ampla variedade de conteúdos sobre o assunto. Quer saber sobre a possível concorrente do xAI? Confira aqui, nosso artigo sobre a ferramenta para iOS!