A Netflix, no último dia 17, renovou seu top 10, e uma das novidades conquistou rapidamente uma alta posição no ranking global da plataforma. Trata-se de “Bird Box Barcelona“, o novo thriller de suspense que se enquadra como um spin-off de um dos filmes mais aclamados da plataforma de streaming, estrelado por Sandra Bullock.
O ator espanhol Mario Casas, conhecido por seus sucessos na indústria cinematográfica espanhola, comanda o novo filme de suspense. Com reviravoltas inesperadas, drama, ação e suspense, ‘Bird Box Barcelona’ tem sido um sucesso desde seu lançamento.
O filme se passa após uma entidade misteriosa dizimar a população mundial, fazendo com que aqueles que a observam tirem suas próprias vidas. Neste cenário, Sebastian e sua jovem filha Anna enfrentam sua própria jornada de sobrevivência pelas desoladas ruas de Barcelona. Enquanto eles formam uma aliança incerta com outros sobreviventes e buscam um lugar seguro, uma ameaça mais sinistra do que as criaturas que não podem ser vistas começa a crescer.
Alex e David Pastor são responsáveis pela direção, além de escreverem o roteiro. Vale lembrar que uma sequência oficial de “Bird Box” também está em desenvolvimento, embora detalhes sobre o projeto ainda não tenham sido divulgados. É provável que os responsáveis adaptem os eventos do romance ‘Malorie‘.
Em seu primeiro dia, o filme ‘Bird Box’ alcançou 3,5 milhões de visualizações na Netflix. Comparativamente, ‘Bright’, com Will Smith, foi visto por 5,4 milhões de pessoas. No entanto, essa dinâmica não se sustentou, já que ‘Bright’ acumulou apenas 20 milhões de espectadores até o final de sua primeira semana.
Posição de “Bird Box Barcelona” no ranking global. Barrado?
Apesar de todo o sucesso, “Bird Box Barcelona” estreou na Netflix na segunda colocação das produções mais populares do serviço. Apesar de não replicar o mesmo sucesso instantâneo de seu antecessor, a animação “Gato de Botas 2: O Último Pedido” se mantém no topo há um mês.
Confira o TOP 10 completo:
- Gato de Botas 2: O Último Pedido
- Bird Box Barcelona
- Meus Sogros Tão pro Crime
- Policial em Apuros
- 65 – Ameaça Pré-Histórica
- As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme
- The Tutor
- O Poderoso Chefinho
- A Hora do Rush
- Nimona
Bird Box Barcelona e sua recepção crítica
Em relação à recepção crítica do filme, houve opiniões divergentes por parte dos especialistas. Enquanto alguns elogiaram a expansão do universo ficcional e a nova perspectiva oferecida pela trama, outros consideraram que o filme não conseguiu reproduzir o mesmo impacto do longa original estrelado por Sandra Bullock.
O Rotten Tomatoes concedeu ao filme uma aprovação de apenas 48%.
Separamos os trechos das principais críticas:
- “Infelizmente, nenhuma reviravolta em ‘Bird Box Barcelona’ funciona após um primeiro ato que faz o filme parecer muito mais interessante do que realmente é.” (Inverse)
- “‘Bird Box Barcelona’ se desvia muito do que tornou o primeiro filme interessante, assustador e atemporal.” (IndieWire)
- “O filme é bem feito, com boas atuações e uma atmosfera sinistra. Dá para assistir.” (Hollywood Reporter)
- “Bird Box Barcelona’ carece de uma atuação como a da Sandra Bullock e da tensão gerada ao redor dela.” (Guy at the Movies)
- “Bird Box Barcelona’ consegue ampliar o universo do filme anterior, construindo uma experiência que parece familiar enquanto oferece uma nova perspectiva cheia de tensão.” (Nightmarish Conjurings)
- “Apesar de ser difícil imaginar que ‘Bird Box Barcelona’ fará tanto sucesso quanto o filme anterior, especialmente por causa da falta de um ator conhecido, esse é um filme muito melhor do que o de 2018.” (Digital Spy)
É difícil não relacionar as criticas mornas ao filme com a crise da inovação que a indústria do entretenimento vem passando, graças às fórmulas prontas de construção de artes e a automação do trabalho criativo de roteiristas, editores e até atores.
Atualmente, o setor de streaming enfrenta uma crise financeira sem precedentes, afetando empresas como Netflix, HBO, Prime Video e Disney+. Segundo a Bloomberg, os lucros das grandes empresas de streaming caíram cerca de 90% desde a última década, passando de aproximadamente 23,4 bilhões de dólares para apenas 2,6 bilhões de dólares. A Warner Bros. Discovery também enfrenta perdas significativas, enquanto a Netflix tenta reverter a situação eliminando o plano básico com anúncios em alguns países.
Ao mesmo tempo, uma grande greve paralisa os atores e roteristas de Hollywood, paralisando a produção de todas as grandes peças do entretenimento em 2023.
A estratégia da Netflix com Bird Box Barcelona
“Bird Box: Barcelona” se passa no mesmo universo do “Bird Box” original, mas mostra o que se passa na Espanha durante a calamidade retratada na franquia, bem longe do núcleo de Sandra Bullock.
Dessa forma, o filme se torna o exemplo mais recente da estratégia da Netflix de tentar prolongar o engajamento de seus grandes programas, criando uma extensão internacional.
Essa estratégia de expandir franquias não é algo novo no mercado do entretenimento. A Netflix tem aplicado essa fórmula com sucesso em diversas produções. Por exemplo, o filme de zumbis dirigido por Zack Snyder, “Army of the Dead“, inspirou o lançamento do filme alemão “Army of Thieves“. Além disso, o êxito da série espanhola “La Casa de Papel” motivou a criação de um remake asiático intitulado “La Casa de Papel: Coreia” e uma prequela em espanhol chamada “Berlim“. “Criminal: UK“, de George Kay, também recebeu adaptações em alemão, francês e espanhol.
Exemplos em que essa prática foi utilizada fora da Netflix são “Desperate Housewives” da ABC, que recebeu várias versões internacionais, como “Amas de Casa Desesperadas” na Argentina e “Umutsuz Ev Kadınları” na Turquia; e a série israelense “BeTipul” gerou mais de uma dúzia de spin-offs em diversos países, sendo o mais famoso deles “In Treatment” da HBO.
“As vantagens [de fazer um spin-off internacional] são inúmeras”, diz Chris Morgan, um dos produtores de destaque do filme original “Bird Box” e do seu derivado espanhol. “Do ponto de vista do público, as extensões internacionais permitem que os espectadores experimentem novos lugares e culturas que eles ainda não viram em filmes um milhão de vezes. E do ponto de vista do marketing, tendo um IP mundial forte e bem-sucedido para ancorar capítulos subsequentes em todo o mundo. Então, é definitivamente um impulsionador da confiança [para a plataforma].”