Os padrões completos de comportamento da Inteligência Artificial (IA) são impulsionados por tecnologias como redes neurais e Processamento de Linguagem Natural (PLN). Um exemplo notável é o ChatGPT, que ilustra como a IA pode gerar conteúdo sofisticado por meio de técnicas de aprendizado de máquina.
A IA Generativa, uma faceta proeminente, baseia-se na aplicação do machine learning e no conceito de IA Generativa para aprimorar modelos de negócios e impulsionar o crescimento empresarial. Seu propósito central reside na habilidade de produzir conteúdo após ser treinada.
Ela assimila dados, originando informações novas e valiosas a cada interação, evoluindo de forma contínua sem depender da intervenção humana na programação. Esse avanço transforma a dinâmica das interações entre as empresas e seus clientes.
Além disso, a IA Generativa também é capaz de editar vídeos, aumentar dados com conjuntos de dados sintéticos, melhorar a qualidade das imagens digitais, criar protótipos de maneira rápida para a fabricação dos produtos, e muito mais.
Efeitos causados pela IA Generativa nas empresas
Em maio, deste ano, foi publicado no AI Readiness Report 2023, da Scale, o resultado de uma pesquisa realizada com mais de 1.600 executivos e profissionais de aprendizado de máquina (ML) sobre IA Generativa, com o objetivo de descobrir como as organizações podem fazer para reorganizarem seus modelos empresariais a partir das melhores práticas de IA, e reestruturar seus negócios, com impactos reais e significativos.
Os resultados da pesquisa apresentaram que modelos generativos aplicados em 2022 aperfeiçoaram as capacidades de IA das empresas, aprimorando-as fortemente, com 65% de aceleração e criação de estratégias de IA.
Da mesma maneira, a pesquisa demonstrou que 60% dos entrevistados já estão experimentando modelos generativos ou que planejam trabalhar com eles no ano seguinte (2023), enquanto 21% mantêm esses modelos em produção.
A IA Generativa como potencial de negócio
A IA Generativa permite às empresas realizarem coisas, que anteriormente não passavam de ações de roteiros de filmes de ficção científica. Esta ferramenta tecnológica tem como ativo a capacidade de revolucionar a forma como produzimos conteúdo, pois sua geração de valor é imediata.
O que torna a IA Generativa a ferramenta responsável por colocar qualquer empresa em um setor altíssimo de competitividade é a abertura às novas tecnologias e aos novos jeitos de trabalhar.
Ainda neste ano de 2023, por exemplo, o Google anunciou a integração da IA Generativa ao seu principal negócio, o motor de busca. No entanto, e muito antes disso, Bill Gates já tinha inserido o ChatGPT ao navegador Google Edge e ao Bing, o que nos faz pensar que, sim, se o próprio Google e o Bill Gates já adotaram a IA Generativa como modelo de negócio, temos um motivo no mínimo razoável para considerar essa tecnologia ao dia a dia das empresas.
O crescimento por meio da tecnologia
Um trabalho que poderia demorar dias pode ser resumido em minutos através da IA Generativa, um aprendizado de máquina que resulta em crescimento de vendas e redução no tempo de lançamento de produtos e campanhas.
Estas ações serão capazes de permitir às pessoas o “pensar fora da caixa” de maneira estratégica, motivando-as a descobrirem cada vez mais como seus negócios podem apresentar crescimento efetivo através das novidades de inserção tecnológica.
Treinar pessoas é o excedente para negócios que vislumbrem a IA Generativa, que, apesar de todo o esforço das empresas para implementá-la a partir de estudos e treinamentos, ainda não é uma ferramenta capaz de tomar decisões sozinhas. E nem é para ser.
Apesar de a produção a partir da IA Generativa ainda ser um desafio, a união entre máquina e homem mantém-se como critério para os próximos resultados que as empresas irão protagonizar, bem como para o controle de qualidade referente aos conteúdos produzidos, para a precisão de dados como insumo desses conteúdos, e para os demais aprendizados técnicos.