Desde o anúncio de “O Auto da Compadecida 2“, os fãs têm ficado ávidos por qualquer informação sobre o aguardado filme. Com a expectativa crescendo, compilaremos a seguir tudo o que se sabe até agora sobre essa tão esperada continuação.
Reunimos os detalhes mais recentes para oferecer aos fãs uma visão abrangente do que está por vir nessa nova aventura cinematográfica. Prepare-se para se atualizar e mergulhar no mundo encantador de “O Auto da Compadecida 2”.
Taís Araújo interpretará Santa Maria em O Auto da Compadecida 2:
O Auto da Compadecida, um dos filmes mais icônicos do cinema brasileiro, está se preparando para retornar às telonas com uma tão esperada sequência. Todavia, Fernanda Montenegro não retorna em “O Auto da Compadecida 2” devido a conflitos de agenda, surpreendendo os fãs.
Taís Araújo, Para alegria dos fãs, foi escolhida para o papel, trazendo sua própria interpretação para a representação de Santa Maria. A produção de “Auto da Compadecida 2” anunciou oficialmente a substituição com um vídeo de bastidores, no qual Taís expressa sua empolgação.
“Eu fui chamada para fazer não uma substituição, porque Fernanda Montenegro é insubstituível. E como Nossa Senhora tem muitas representações, eu vou fazer uma outra representação“. Disse a atriz no anúncio oficial.
A atriz é conhecida por seus papéis marcantes, como em “As Empreguetes” e “As filhas do Vento”. Ela se juntará aos já confirmados Matheus Nachtergaele e Selton Mello, que retornarão como João Grilo e Chicó.
Os atores serão dirigidos por Flávia Lacerda e Guel Arraes.
O Auto da Compadecida 2 será filmado em Cabaceiras?
Apesar de se passar em Taperoá, outra cidade do Cariri paraibano, “O Auto da Compadecida” foi gravado na cidade de Cabaceiras – a Roluíde Nordestina. O município carrega esse apelido por receber equipes de filmagens desde a década de 20.
Desde que a produção de “O Auto da Compadecida 2” foi anunciada, os paraibanos estão ansiosos para saber se o filme vai ser gravado na cidade, assim como foi a obra original. No entanto, a produtora ainda não fez nenhum anúncio sobre o local das gravações, e a prefeitura de Cabaceiras também não pode afirmar se há alguma negociação em andamento.
De acordo com as palavras do diretor de Cultura da cidade, João Vitor Aires, a escolha de Cabaceiras como cenário da minissérie trouxe uma transformação completa para a cidade. “Grande parte da população local colaborou com a produção ou fazendo figuração. Até hoje, cerca de 90% dos turistas que recebemos buscam conhecer os principais locais de gravação e figurantes que participaram do filme como era o exemplo do saudoso Zé de Cila, e seu Manoel, que ainda hoje recebe os visitantes com suas roupas de cangaceiro do bando de Severino Aracaju“, disse ao Jornal da Paraíba.
Em qual obra de Suassuna se inspirará O Auto da Compadecida 2?
O filme original, baseado na obra de Ariano Suassuna com o mesmo título, oferece uma representação bem-humorada e satírica da vida no Nordeste brasileiro.
Segundo Rodrigo Casarin, colunista de Splash, a continuação de “O Auto da Compadecida” pode se desenrolar em um período anterior ao retratado na obra da década de 1990.
Ele sugere a possibilidade de personagens de outros títulos do autor também aparecerem no novo filme, assim como ocorreu no filme original, que incorporou elementos de peças como “A Pena e a Lei”, “O Santo e a Porca” e “Farsa da Boa Preguiça”.
Em uma entrevista ao Portal Bahia, o ator Luís Miranda compartilhou seus preparativos para se juntar à produção da sequência de “Auto da Compadecida” e revelou mais detalhes sobre o enredo. De acordo com suas declarações, ele assumirá o papel de um personagem trapaceiro que ensinou a arte da malandragem a João Grilo.
O legado de O Auto da Compadecida:
O primeiro “Auto da Compadecida” saiu em 2000 e conquistou o coração do público brasileiro, tornando-se um clássico do cinema nacional.
O filme conta a história de João Grilo e Chicó, interpretados brilhantemente por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, respectivamente, em suas jornadas na cidade de Taperoá, interior da Paraíba. Os dois personagens tentam encontrar maneiras de se dar bem na vida, envolvendo-se em trapalhadas e situações cômicas.
A trama ainda apresenta personagens marcantes, como o cangaceiro Severino (interpretado por Marco Nanini) e a icônica Nossa Senhora, vivida por Fernanda Montenegro.
Atualmente, os fãs podem assistir “Auto da Compadecida” no Globoplay. O auto já ocupou a posição de melhor filme do mundo segundo a maior rede social sobre cinema, o Letterboxd; E sua mensagem de perdão o classifica como um grande filme inspirador para muita gente, assim como outros longas-metragens muito elogiados.
A família de Ariano Suassuna, responsável pelo legado do renomado escritor, aprovou o enredo da continuação, o que indica que os fãs podem esperar uma história que honre a memória e a brasilidade tão características das obras do autor.