Desde seu lançamento em 1991, Street Fighter 2 revolucionou o gênero de luta VS, estabelecendo-se como referência. Ryu, Chun-Li e outros personagens se tornaram nomes conhecidos. Apesar de uma reputação competitiva e curva de aprendizado íngreme, Street Fighter 6 reinventa-se, trazendo mecânicas acessíveis e dicas valiosas para jogadores de todos os níveis.
Seja você um novato nos jogos de luta ou um especialista em artes marciais, o novo Street Fighter 6 irá encantar você. Com suas mecânicas inovadoras e dicas de luta, você dominará os combates como nunca antes. Prepare-se para uma experiência incrível e descubra o verdadeiro poder de Street Fighter 6!
Cada tipo de controle oferece a oportunidade de aprender algo novo
Street Fighter 6 trouxe uma novidade sem precedentes para a série, incluindo três tipos de controle! Essa é uma notícia empolgante para os jogadores que se sentem intimidados pelo cenário competitivo dos jogos de luta.
No entanto, os jogadores antigos de Street Fighter podem se sentir inclinados a manter o formato clássico que sempre conheceram. Por outro lado, os jogadores mais acostumados aos controles modernos podem não ver necessidade de lidar com manobras técnicas complexas. Então, por que abandonar o que funciona para você?
Independentemente do seu estilo de jogo preferido, recomendamos que você saia da sua zona de conforto e experimente cada tipo de controle, incluindo o Dinâmico (sim, até mesmo o Dinâmico). Você está destinado a aprender algo novo!
Por exemplo, os controles dinâmicos utilizam inteligência artificial para determinar os melhores ataques em diferentes situações. Dessa forma, você experimentará de forma direta o estilo de combate de cada personagem, incluindo sequências de combos práticas e estratégias situacionais vitais. Jogar com os controles dinâmicos é uma excelente maneira de se familiarizar com novos personagens, mesmo para jogadores experientes.
Por outro lado, os controles clássicos oferecem seis ataques normais e ainda mais movimentos especiais para alguns personagens (como o Hashogeki de Ryu ou o Chute de Pássaro Giratório de Chun-Li). Assim, se um jogador acostumado aos controles modernos encontrar um personagem principal que ama, os controles clássicos proporcionarão um conjunto de ferramentas mais abrangente.
Ataques leves, médios e pesados têm diferentes propósitos
Street Fighter é conhecido pelo seu sistema de luta de seis botões, que engloba três níveis de força para socos e chutes. Curiosamente, o Street Fighter original utilizava botões sensíveis à pressão para medir a intensidade dos ataques, mas essa é uma história para outra ocasião.
Com a introdução do tipo de controle Moderno em Street Fighter 6, o jogo não se limita mais apenas aos seis botões de ataque. No entanto, independentemente de estar jogando com seis botões ou três, a premissa por trás de cada nível de força de ataque permanece a mesma.
Ao avaliar a força de um ataque, é importante considerar três aspectos: dano, vulnerabilidade (início e recuperação do movimento) e alcance. À medida que a força do ataque aumenta, o dano causado e o alcance se estendem. No entanto, isso também aumenta a exposição a possíveis contra-ataques devido às animações mais longas. Vamos detalhar isso mais adiante:
Força de Ataque | Ataques Disponíveis | Propriedades de Ataque |
---|---|---|
Luz | Clássico: Punção leve, Chute leve Moderno: Ataque leve |
Tempo de arranque/recuperação rápido Curto alcance Baixo dano Ótimo para confirmar acertos, interromper oponentes e iniciar combos |
Média | Clássico: Punção Média, Chute Médio Moderno: Ataque Médio |
Tempo médio de arranque/recuperação Médio alcance Dano médio Ótimo para cutucar adversários e misturar em combos |
Pesado | Clássico: Soco Pesado, Chute pesado Moderno: Ataque pesado |
Tempo de arranque/recuperação mais lento Danos maiores Ótimo para punir ataques de surpresa Chute pesado agachado pode derrubar seu oponente |
Uma observação importante: a força do seu ataque durante a execução de um movimento especial afetará suas propriedades. Movimentos especiais leves são mais rápidos, porém possuem menor alcance. Movimentos especiais pesados são mais lentos, mas possuem maior alcance ou causam mais dano. Movimentos especiais de nível médio ficam no meio-termo.
Jogo defensivo vai além do simples bloqueio
Como diz o ditado, “a melhor defesa é um bom ataque“. Mas o que isso significa quando se trata de jogos de luta? Deve-se simplesmente bloquear todos os ataques possíveis e esperar pacientemente pela próxima oportunidade? E o que fazer quando o ataque do oponente não pode ser bloqueado? No jogo defensivo, o bloqueio é apenas uma parte de um conceito maior.
Ao invés de encarar a defesa como uma mera forma de evitar danos, é importante enxergá-la como uma maneira de responder aos ataques do oponente. Muitas vezes, o bloqueio é a melhor resposta, mas não sempre. Além disso, depender excessivamente do bloqueio pode levar ao desgaste e encurralamento.
Felizmente, existem diversas ferramentas disponíveis para responder de forma eficaz às ações do oponente. Vejamos alguns exemplos:
- Escapar de arremessos: Não é possível bloquear ataques de arremesso, mas você pode se afastar do oponente com uma manobra de escape.
- Ataques com armadura: Esses ataques permitem que você absorva o dano do oponente e siga em frente com seu próprio ataque, sem ser interrompido. Por exemplo, um “Drive Impact” pode resistir a dois golpes antes de ser atingido.
- Movimentos invencíveis: Esses movimentos cancelam o ataque do oponente, mas muitas vezes têm condições específicas. Por exemplo, o “Shoryuken” de Ryu é invencível apenas contra ataques aéreos.
- Cancelamento de projéteis: Suponha que seu oponente esteja constantemente lançando projéteis em sua direção. Nesse caso, você pode interromper o projétil do oponente com um projétil próprio. Além disso, se o seu projétil for mais poderoso do que o do oponente (por exemplo, “Hadouken Pesado” versus “Hadouken Médio”), ele irá atravessar o projétil adversário e atingi-lo!
Lembre-se de que a defesa vai além do simples bloqueio e envolve estratégias e ferramentas variadas para responder aos ataques do oponente de maneira eficaz.
Fique atento ao seu medidor de Drive para evitar o esgotamento
Cada versão do Street Fighter incorpora mecânicas únicas que as diferenciam umas das outras. Por exemplo, Street Fighter 4 introduziu o Revenge Gauge. Street Fighter 5 utilizou V Skills, V Triggers e V Reversals. Agora, em Street Fighter 6, a mecânica distintiva é o Drive Gauge.
O Drive Gauge é um medidor de recarga automática que permite a execução de técnicas de combate que mudam o jogo. Seu medidor de Drive é dividido em seis blocos, e cada técnica consome uma quantidade específica de medidor. Algumas dessas técnicas incluem:
Técnica de Movimentação | Função | Custo do Medidor |
---|---|---|
Impulsione o Impacto | Um Drive Impact absorve o ataque do seu oponente enquanto você lança um ataque ofensivo. Ele também pode esmagar a guarda do seu oponente quando ele está encurralado. | 1 Bloco |
Reversão de Unidade | Uma Reversão de Drive cancela um bloqueio bem-sucedido ou Drive Parry em um ataque ofensivo que empurra seu oponente para trás. | 2 Blocos |
Drive Parry | Um Drive Parry é uma postura especial que permite desviar todos os golpes adversários. A postura Drive Parry diminui o medidor ao longo do tempo. Mas parries bem-sucedidos reabastecem a bitola. | Variável |
Drive Rush | Um Drive Rush é um cancelamento de traço que você pode executar a partir de um Drive Parry ou um movimento especial cancelável. Ataques normais e únicos perpetrados durante o Drive Rush terão propriedades diferentes. Parry Drive Rush: Meio quarteirão Cancelar Drive Rush: 3 Blocos | Variável |
Ataques de Overdrive | Overdrive Attacks melhoram seus movimentos especiais com novas propriedades e danos mais significativos. Você pode se lembrar deles como EX Attacks de jogos anteriores de Street Fighter. | 2 Blocos (3 Blocos para ataques OD ramificados) |
Como funciona o Drive Gauge
Vamos ser sinceros, as possibilidades com o Drive Gauge são incríveis! No entanto, o Drive Gauge é um recurso limitado. Se você abusar das técnicas com Drive, seu medidor se esgotará rapidamente. Além disso, as ações padrão também consomem Drive Gauge (por isso são chamadas de Drive Blocks).
Mas se o seu medidor de Drive eventualmente se regenera, qual é o problema em usá-lo o tempo todo? A resposta está no Burnout, um estado enfraquecido que reduz a eficácia de bloqueios e contra-ataques, tornando-o vulnerável a ser atordoado. Se você entrar em Burnout no momento errado, pode rapidamente dar ao seu oponente a chance de vencer a partida.
Portanto, use seu medidor de Drive estrategicamente. Procure momentos-chave em que uma técnica com Drive seria mais eficaz. Por exemplo, se o seu oponente estiver encurralado, um Drive Impact é a oportunidade perfeita para quebrar sua defesa. Ou, se um oponente iniciar um Drive Impact, entre em uma postura de Drive Parry para desviar o ataque.
Ao trabalhar com cautela e discrição, você conseguirá gerenciar melhor seu medidor de Drive e obterá o máximo valor de cada técnica com Drive.
Informações Gerais sobre Street Fighter 6
- FRANQUIA: Street Fighter
- PLATAFORMAS: PS5, PS4, PC, Xbox Series X, Xbox Series S
- LANÇAMENTO: 2 de junho de 2023
- DEVELOPER: Capcom
- EDITOR: Capcom
- GÊNERO: Luta
- MULTIJOGADOR: Multijogador Online
- MOTOR: RE Engine
Confira também nosso artigo Street Fighter 6: Rashid do Vento Turbulento está disponível no modo World Tour.
E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e nos conte sua experiência com o Street Fighter 6!