Uma universidade nos Estados Unidos tem sido o epicentro de um avivamento cristão que deflagrou no início de fevereiro, que se popularizou como o avivamento de Asbury.
Dezenas de milhares de pessoas tem se reunido em Asbury University na pequena cidade de Wilmore, KY, para cultos quase que ininterruptos.
O que começou com um culto de rotina durante uma sessão da capela no dia 8 de fevereiro, se transformou em um avivamento que percorreu as notícias de todo país, inclusive chegou à primeira página do New York Times.
Até mesmo o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, postou em seu Twitter sobre o avivamento de Asbury: “Profundamente comovido ao ver o reavivamento ocorrendo em @AsburyUniv ! O Senhor está trabalhando em Asbury e vidas serão mudadas para sempre. Aos jovens e velhos #AsburyRevival, Deus abençoe a todos e louvado seja o Senhor!” disse Mike Pence.
“No primeiro dia em que tivemos um culto muito comum, eu o chamaria de normal“, disse o presidente da universidade, Dr. Kevin Brown, à NBC News.
Mas, ao cair da noite, os alunos começaram a retornar ao auditório, juntando-se ao grupo daqueles que ficaram por perto após o culto inicial.
Mais se seguiram, e mais, e mais, até que a capela estava transbordando de estudantes ansiosos para se juntar a seus colegas em oração.
Nos 12 dias seguintes, a congregação sempre crescente adorou o tempo todo, enquanto a notícia do movimento se espalhava como fogo nas mídias sociais, encorajando milhares de esperançosos piedosos a caminhar para Asbury e se juntar ao que muitos participantes haviam apelidado de “avivamento de Asbury”.
Alguns relatos e testemunhos de participantes do avivamento de Asbury
“Foi a primeira vez que pude relaxar e me senti em paz“, disse Gracie Turner, uma veterana da Asbury, ao Herald-Leader.
“Parecia que Deus estava me dizendo: ‘Isso é o que você está perdendo‘.”
Nick Hall, um evangelista que viajou de Minnesota para Kentucky, ficou igualmente impressionado com o que experimentou, embora tenha ficado particularmente impressionado com a simplicidade do movimento: “Em uma época de encontros sensacionalistas, o que está acontecendo no Hughes Auditorium é incrivelmente simples, humilde e comum“, escreveu ele em uma coluna da Fox News publicada em 17 de fevereiro.
Tom McCall, professor de teologia no Seminário Teológico de Asbury, em frente à universidade, estava de acordo com Hall. “Alguns estão chamando isso de um reavivamento, e eu sei que nos últimos anos esse termo se tornou associado ao ativismo político e ao nacionalismo cristão. Mas deixe-me ser claro: ninguém em Asbury tem essa agenda“, escreveu ele em um artigo de opinião de 13 de fevereiro para o Christianity Today.
“Não há pressão ou hype. Não há manipulação. Não há fervor emocional agudo. … Eu não posso analisar – ou mesmo descrever adequadamente – tudo o que está acontecendo, mas não há dúvida em minha mente de que Deus está presente e ativo“, acrescentou McCall.
Afinal, o que exatamente é o avivamento de Asbury?
Com raízes na tradição Wesleyana, a Universidade de Asbury enfatiza a busca de Deus através do arrependimento e da santificação – e a busca de movimentos transformadores do Espírito Santo.
“Sua história carrega consigo expectativas de avivamento, buscando avivamento e uma história de avivamentos“, disse John Mark Hicks, professor de Bíblia da Lipscomb University, em Nashville, Tennessee, observando que avivamentos semelhantes ocorreram periodicamente no campus de Asbury desde sua fundação em 1890.
Acredite ou não, “o revivalismo está embutido no DNA de Asbury”, escreve Prather.
Já em 1905 e recentemente em 2006, os estudantes da universidade se viram esporadicamente e espontaneamente chamados a adorar por dias a fio.
Na fé cristã, um avivamento normalmente se refere a um movimento para revitalizar e energizar a congregação de uma igreja, idealmente enquanto converte novos seguidores. “Alguns os vêem como reações a grandes convulsões sociais – avivamentos ocorrem quando estamos abalados e queremos soluções rápidas para nossas incertezas“, escreve Paul Prather para o Lexington Herald-Leader.
Outros “os vêem como visitas misericordiosas de Deus, que se preocupa com as pessoas e ocasionalmente aparece de maneiras especialmente dramáticas para nos deixar saber disso“.
Sobre a Asbury University
Asbury University é uma universidade cristã privada localizada na pitoresca cidade de Wilmore, Kentucky, Estados Unidos.
Fundada em 1890, a universidade tem uma rica história de fornecer aos seus alunos uma educação de qualidade que integra fé e aprendizagem.
Acadêmicos:
Credenciada pela Southern Association of Colleges and Schools Commission on Colleges (SACSCOC), a Asbury University oferece mais de 50 cursos, desde campos tradicionais como Negócios e Educação até programas exclusivos, como Gerenciamento de Equinos e Estudos de Cinema.
A universidade tem uma proporção aluno-corpo docente de 12: 1, garantindo que os alunos recebam atenção personalizada e orientação de seus professores.
Vida Estudantil:
A Universidade de Asbury tem uma vida estudantil vibrante e ativa. Existem mais de 70 organizações estudantis no campus, desde clubes acadêmicos até organizações de serviços.
A universidade também tem um forte programa atlético, com 16 equipes da Divisão III da NCAA. O campus também é o lar de vários grupos de vida espiritual, como capela, estudos bíblicos e grupos de oração.
Campus:
O campus da Universidade de Asbury está espalhado por 65 acres e tem uma mistura de edifícios modernos e tradicionais. A universidade investiu recentemente em vários novos edifícios, incluindo o Andrew S. Miller Center for Communication Arts e a Howard Dayton School of Business.
O campus está localizado no coração da cidade de Wilmore, que oferece fácil acesso a lojas e restaurantes locais.
Fé:
A Universidade de Asbury é uma universidade cristã que coloca uma forte ênfase na integração da fé e do aprendizado. A declaração de missão da universidade afirma que procura “equipar os alunos para abraçar Jesus Cristo como Salvador e Senhor, para cumprir seu chamado dado por Deus na vida e para impactar o mundo para o Reino de Deus“.
A universidade tem um programa de capela que é necessário para todos os estudantes de graduação.
Admissões:
A Universidade de Asbury tem um processo seletivo de admissão.
No outono de 2021, a universidade teve uma taxa de aceitação de 64%.
A pontuação média do ACT para calouros é de 24 e o GPA médio é de 3,65.
A universidade oferece ajuda financeira baseada em necessidades e mérito para seus alunos.
E você, o que achou do avivamento de Asbury? Deixe-nos saber nos comentários! Compartilhe!