Vá a qualquer lugar do mundo e você encontrará alguém que domine o inglês, idioma mais falado no mundo.
Infelizmente no Brasil apenas 1% da população tem fluência e 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento do idioma inglês, de acordo com uma pesquisa recente do British Council.
Então, se você é brasileiro e pesquisou no Google para aprender inglês, tenho que te dar meus parabéns!!
Além disso, você como eu, deve ter aprendido na escola uma teoria super básica com aquelas frases e gramáticas que provavelmente já se esqueceu de boa parte.
No entanto, a fluência no inglês vem de falar e praticar. E embora seja ótimo poder escrever e ler um novo idioma, o que nos permite realmente entrar nele é usá-lo!
Mas muitas pessoas em algum momento da vida, ao se depararem com a necessidade real de aprender inglês, não tem mais tempo para fazer um curso, geralmente porque repentinamente vão mudar para os Estados Unidos, Inglaterra ou qualquer país da língua inglesa.
E se você é uma dessas pessoas, saiba que aprender inglês sozinho e em poucos meses pode ser um desafio, mas é totalmente possível.
Basta ter disciplina, coragem, foco, determinação e acreditar em si próprio e nos seus sonhos!
Aqui estão algumas estratégias e dicas para ajudá-lo a aprender inglês sozinho.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
1. Faça um plano de estudo de inglês
Você não precisa fazer com que pareça um esboço de curso universitário. No entanto, seu plano de estudos deve ter alguns detalhes sobre o que você aprenderá e como estudará.
Pense em seus objetivos de aprendizado de inglês. Certifique-se de que seu plano de estudo o ajudará a atingir essas metas.
Por exemplo, digamos que seu objetivo seja melhorar sua leitura em inglês. Seu plano de estudos deve ter atividades que ajudem na leitura, como:
- aprendendo novo vocabulário com flashcards
- ler textos e escrever resumos
- fazendo exercícios de gramática
Certifique-se de que seu plano de estudo tenha diferentes tipos de atividades. Isso manterá seus estudos de inglês interessantes e divertidos!
Você pode jogar jogos de vocabulário, assistir a vídeos do YouTube, conversar com falantes nativos e muito mais.
Lembre-se, um plano de estudo deve ajudá-lo a atingir seus objetivos. Isso significa que sempre pode mudar se você fizer novas metas!
E por falar em metas, você aprenderá mais rápido se definir metas relevantes para seu contexto individual. Alvos melhores são aqueles que permitem que você acompanhe seu progresso em relação à sua própria vida.
Eles são específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo, ou “SMART”.
Estes são alguns ótimos exemplos:
- Em seis meses, quero poder falar com meus parceiros de negócios e enviar e-mails em inglês rapidamente, sem usar um dicionário.
- Dentro de três meses, quero poder conversar sobre assuntos comuns (clima, turismo, esportes, etc.) com falantes nativos de inglês.
- Depois de nove meses aprendendo inglês online, quero marcar 100 pontos no exame TOEFL, para poder me inscrever e ser aceito na Columbia University.
2. Cerque-se de Inglês
Para aprender inglês sozinho com sucesso, você deve incluir o inglês em sua vida o máximo possível.
A melhor maneira de fazer isso é a imersão. O aprendizado de idiomas por imersão significa cercar-se do idioma que você deseja aprender. Então coloque o inglês ao seu redor!
Você pode se mudar para um país ou cidade de língua inglesa. Ou você pode fazer a imersão em inglês em casa.
Existem muitas maneiras de fazer a imersão em inglês em casa. Você pode:
- Rotule as coisas com seus nomes em inglês. Escreva os nomes dos objetos, móveis ou cômodos em Post-its. Sempre que vir um post-it, diga a palavra em voz alta.
- Use um programa de computador para aprender inglês. Trabalhe no programa no seu próprio ritmo. Um bom programa de imersão ensinará inglês usando o inglês.
- Faça tarefas diárias em inglês. Você pode assistir ou ler as notícias em inglês ou conversar sobre o que precisa fazer em casa. Você pode escrever um diário em inglês e muito mais.
- Converse com falantes nativos de inglês. Faça alguns amigos que falam inglês. Em seguida, agende um horário para conversar com eles toda semana. É divertido e educativo!
3. Ouça tudo e qualquer coisa em inglês
Há muito material de escuta em inglês por aí. Isso é muito valioso (útil) para alunos de inglês.
Lembre-se, você aprendeu seu primeiro idioma ouvindo bastante no começo. Ouvir ajuda você a captar (pegar) as palavras das pessoas que você ouve.
Você pode fazer o mesmo com o inglês! No começo, você pode entender apenas um pouco. Mas quanto mais você ouvir, mais vocabulário você irá adquirir (obter).
Em seguida, você será capaz de fazer frases. Eventualmente, você será capaz de formar frases completas!
Portanto, ouça inglês sempre que tiver oportunidade. Toque músicas em inglês em segundo plano. Ouça podcasts de aprendizado de inglês . Assista TV ou filmes, ou ouça as pessoas falando em inglês na rua.
E por fim, ouça rádios em inglês, a Radio Garden é uma ótima ferramenta gratuita para ouvir estações de rádio de todo o mundo.
4. Leia tudo em inglês
Nunca foi tão fácil encontrar materiais de leitura em inglês ou mais rápido procurar coisas no Google Tradutor se você ficar frustrado.
Se você ainda não está pronto para lidar com as obras completas de Shakespeare, tente:
- Navegar em fofocas de celebridades em sites de fácil leitura como Buzzfeed, Mashable ou Upworthy
- Lendo um livro que você ama em sua língua nativa na tradução para o inglês
- Alternando seu navegador de pesquisa para mostrar resultados em inglês por padrão
- Seguir mais figuras públicas americanas/britânicas/australianas nas redes sociais
Se você parar e começar muito, tente estudar esta lista de “Fry words”. Elas são consideradas as primeiras 1.000 palavras necessárias para a leitura em inglês e representam cerca de 50% de todo o texto escrito.
5. Aprenda com música em inglês
Ouvir música com letras em inglês pode ajudá-lo a entender melhor a pronúncia, o vocabulário e a estrutura das frases, mesmo sem sentir vontade de estudar.
Um estudo interessante até mostrou que ouvir música em um novo idioma pode ajudá-lo a entender as regras gramaticais com mais facilidade, de maneira semelhante à que você faz ao aprender a falar quando criança.
Então escolha músicas em inglês que você goste e procure a letra. Tente entender o que está sendo dito e o que isso significa.
Escreva palavras e frases que você acha que serão úteis para você no futuro. Não se esqueça de praticar o uso deles quando puder!
Estude as letras até conhecê-las. Em seguida, toque a música novamente e cante junto com a letra.
Aprender com música pode ser muito divertido. Além disso, as músicas são cativantes (ficarão na sua cabeça).
Se você esquecer uma palavra que aprendeu na música, comece a cantar! Provavelmente voltará para você.
6. Assista ao YouTube, programas de TV e filmes
Você precisa aprender os sons do inglês e o vocabulário básico primeiro… Assim como as crianças que falam inglês!
Livros infantis, filmes e programas de TV cobrem esses tópicos básicos. Eles também são fáceis de entender, mesmo que você ainda não saiba muito inglês.
Use materiais feitos para crianças, bem como outros materiais de aprendizagem. Você entenderá mais e aumentará sua confiança ao mesmo tempo!
De acordo com um estudo de 2012 da Kaplan, os 5 programas mais populares que seus alunos escolheram para ajudá-los a aprender inglês foram:
- Friends (o programa mais assistido, com 26% de todos os alunos assistindo!)
- Como conheci sua mãe (How I Met Your Mother)
- CSI
- House
- A Teoria do Big Bang
Os materiais infantis podem ser fáceis e divertidos, mas você ainda pode querer algo mais envolvente (interessante).
- Você gosta de cozinhar? Exercício? Ciência? Procure vídeos em inglês sobre seus tópicos favoritos no YouTube .
- Existem também muitos canais do YouTube para alunos de inglês . Se você encontrar um que goste, é quase como ter um professor!
- Você também pode assistir a programas de TV em inglês . Os programas de TV são uma ótima maneira de aprender a linguagem da vida real.
- Da mesma forma, os filmes em inglês são envolventes e ajudam você a aprender o idioma e a cultura ao mesmo tempo.
A Netflix tem muitas opções (escolhas) de filmes e programas de TV para ajudar você a aprender inglês sozinho!
E por falar em Netflix, experimente a extensão Language Learning with Netflix para Chrome, que permite assistir Netflix com legendas em inglês e em seu idioma nativo ao mesmo tempo. Esta ótima ferramenta gratuita permite que você salve novas palavras que encontrar.
Pode ser difícil aprender com vídeos no começo. Há muitas coisas acontecendo no filme. Além disso, os personagens de filmes ou programas de TV podem falar muito rápido e podem usar um vocabulário que você ainda não conhece.
Mas aqui estão algumas dicas para tornar os vídeos mais fáceis:
- Pratique assistindo a vídeos mais curtos. Por exemplo, assista a uma cena de filme por vez. Pare o vídeo após cada frase para entender o que a pessoa diz.
- Use as legendas (palavras na parte inferior da tela) para ajudá-lo. Procure palavras que você não conhece. Anote palavras e frases que aparecem muito. Pratique seu uso mais tarde, quando falar ou escrever.
Os vídeos são uma ótima maneira de aprender inglês de conversação. Além disso, será mais fácil lembrar as palavras e frases quando você puder conectá-las a uma imagem e cena!
7. Pratique muito sua fala em inglês
Um estudo de 2016 publicado pela University of Michigan demonstrou que os alunos que aprendem um idioma conversando pela webcam tendem a ver resultados muito mais rápidos do que aqueles que usam métodos tradicionais.
Os cientistas acompanharam dois grupos de estudantes quando começaram a aprender um novo idioma:
- O grupo A estava estudando usando exercícios de gramática e vocabulário
- Grupo B estava aprendendo falando, usando tecnologia de vídeo
Após doze semanas, descobriu-se que o Grupo A não havia feito nenhuma melhora significativa, mas o Grupo B havia desenvolvido significativamente suas habilidades linguísticas.
Eles ganharam vocabulários mais variados, tiveram melhor desempenho em testes de compreensão auditiva, eram mais capazes de usar a gramática e eram capazes de falar com mais confiança.
Felizmente, existem muitas maneiras de aprender inglês falando em casa.
Primeiro, escolha um sotaque inglês. Muitas pessoas ao redor do mundo falam inglês. Lugares diferentes usam sotaques diferentes, bem como vocabulário diferente.
Os dois sotaques mais populares são o inglês americano e o inglês britânico. Eu recomendo escolher um desses. Escolha aquele que faz mais sentido para você.
Claro, existem outros sotaques, como inglês australiano, inglês canadense e inglês sul-africano. Você só deve escolher um deles se planeja morar ou viajar para esses lugares.
Em seguida, pratique ouvir o sotaque inglês escolhido. A prática de escuta em inglês ajudará você a aprender os sons do idioma inglês.
Então fale!
Repita o que os personagens do filme dizem. Leia um livro em voz alta. Grave-se falando em inglês e corrija-se. Existem muitas maneiras de melhorar sua fala em inglês – até mesmo sozinho.
Mas a melhor maneira é falar com um falante nativo de inglês. Você praticará ouvir, entender e responder da maneira correta. Esta é a maneira mais rápida de melhorar a fala.
8. Use Flashcards
Flashcards são uma ótima maneira de praticar palavras e frases.
Você pode fazer flashcards físicos (reais) ou flashcards digitais (online).
Para fazer flashcards físicos, pegue alguns pequenos pedaços de papel, como fichas. Escreva a palavra em inglês de um lado e, em seguida, escreva a palavra em seu idioma no verso.
Para fazer flashcards digitais, você pode baixar um aplicativo em seu telefone. Experimente um como Anki ou Quizlet para começar.
Quando tiver tempo livre, folheie (olhe rapidamente) os cartões e veja quantos você lembra.
Comece lendo o lado em inglês. Tente se lembrar da palavra em seu idioma nativo.
Depois de conhecer todas as cartas dessa maneira, inverta-a (vá para o outro lado). Comece com a palavra em seu idioma e tente se lembrar da palavra em inglês.
Um professor da University of Western Ontario descobriu que você só precisa de cerca de 800 das palavras mais usadas para entender 75% do idioma falado na vida normal. Esse é definitivamente um número alcançável de flashcards!
9. Use clubes de inglês e fóruns de idiomas
Você tem amigos que também estão aprendendo inglês? Se a resposta for “sim”, então tire proveito disso (torne-o útil para você).
Encontre-se com seus amigos que estão aprendendo inglês toda semana. Você pode se encontrar em casa ou em um café local.
Não importa onde você se encontra. O importante é que vocês só falem em inglês juntos. Não use nenhum outro idioma!
Indique (escolha) uma pessoa para trazer um tema interessante para discutir (falar sobre) toda semana. Você pode discutir novos sites em inglês que encontrou, um artigo de notícias interessante ou filmes em inglês fáceis de entender.
Talvez você não possa se encontrar com um grupo de amigos que estão aprendendo inglês todas as semanas. Ou talvez você queira mais prática além de seus encontros semanais.
Você também pode participar de fóruns online (lugares para enviar mensagens). Existem fóruns online sobre todos os tipos de tópicos. Isso significa que eles são ótimos lugares para praticar seu inglês escrito e suas habilidades de comunicação.
Por exemplo, um fórum online popular é o Reddit . Você pode procurar tópicos (chamados “subreddits”) que lhe interessam. Você pode:
- ler as postagens de outras pessoas
- responder a outros usuários
- participar de conversas
Você mesmo pode fazer um post! Tente iniciar uma conversa postando algo que as pessoas vão querer responder.
10. Avalie seu progresso no inglês
Lembra das metas que você fez no início desta lista?
Bem, para aprender inglês sozinho com sucesso, você precisa ter certeza de atingir esses objetivos.
Para fazer isso, você precisa medir seu progresso (verifique se você está melhorando).
Existem muitas maneiras de medir seu progresso em inglês. Aqui estão algumas ideias:
- Mantenha um diário diário em inglês. Você pode escrever sobre o que fez durante o dia, planos de estudo, seus amigos, seu trabalho ou escola.
Escreva sobre o que quiser, desde que escreva em inglês! Com o tempo, você notará que está usando vocabulário e gramática mais difíceis. - Grave a si mesmo falando em inglês. Se você não quiser escrever sobre nenhuma dessas coisas, fale sobre elas em voz alta! Use um aplicativo de pronúncia em inglês para ajudar a garantir que você diga as coisas da maneira certa. Quando você ouvir suas gravações mais tarde, poderá ouvir seu progresso. Você usará um vocabulário melhor e falará com mais clareza e confiança.
- Faça testes de inglês regularmente. Seus materiais de aprendizagem podem já ter testes para você fazer. Muitos aplicativos para aprender inglês e livros didáticos ajudam você a verificar seu progresso.
Ou, você pode fazer seus próprios testes. Por exemplo, leia um texto e descubra quantas palavras você não conhece. Repita o teste (faça novamente) mais tarde. O número de palavras que você não conhece deve diminuir (diminuir).
11. Altere o idioma de telefone e redes sociais para inglês
Então, talvez você possa entender o básico do inglês. Quer avançar para a próxima etapa? Agora é hora de obter o máximo de exposição possível ao idioma.
A maioria de nós passa horas todos os dias olhando para nossos telefones, rolando sem rumo. Alterar as configurações do seu telefone para inglês é uma maneira muito fácil de mergulhar no idioma.
Alterar as configurações do telefone ensinará algumas palavras muito relevantes para a vida moderna que você não verá necessariamente em sites de aprendizado de vocabulário, como “newsfeed” e “conteúdo patrocinado”.
12. Mantenha-se motivado
Para ter sucesso, você precisará estudar e praticar inglês por meses ou anos.
Se você não tem vontade de estudar, você não vai. É fácil parar de estudar, especialmente quando você estuda sozinho.
Então, como você se mantém motivado (interessado)?
- Primeiro, siga seu plano de estudos. Seu plano de estudo deve mudar toda semana, mas você ainda deve ter tempo apenas para estudar inglês.
Como dica, é melhor estudar em várias sessões curtas em vez de apenas uma sessão longa. - Em seguida, use seu tempo de inatividade para o inglês. O tempo de inatividade é o tempo durante o dia em que você não está trabalhando, estudando ou passando tempo com a família e amigos. Talvez você assista TV por duas horas todas as noites depois do jantar. Em vez disso, você pode usar esse tempo para estudar inglês.
- Por último, use muitos materiais de aprendizagem diferentes. Use livros, YouTube, filmes, jogos, conversas e muito mais. As diferentes atividades ajudarão a garantir que você não fique entediado. Quando o aprendizado for divertido, você se sentirá motivado em seus estudos de inglês.
Dicas Finais
Concentre-se em obter uma pronúncia precisa, boa fluência e tente falar como um falante nativo falaria, ou seja, aprenda quais frases eles costumam usar para determinadas atividades.
Agora você sabe como aprender inglês sozinho! Escolha a hora, o local e os métodos que você gosta. Você consegue!