Os melhores aplicativos de controle dos pais para Android e iOS podem fornecer uma melhor compreensão de como seus filhos passam o tempo na internet ao usar seus tablets e smartphones.
Independentemente de você ter filhos pequenos ou adolescentes, ver o que eles fazem na internet pode ser difícil sem as ferramentas certas.
Eles têm Snapchat, WhatsApp ou TikTok instalados em seus dispositivos e você sabe o que são todos esses aplicativos?
Talvez você tenha visto seu filho ocultar a tela do celular assim que você entra na sala? Se for esse o caso, eles provavelmente estão escondendo algo de você, e é por isso que você definitivamente precisa de um dos melhores aplicativos de controle dos pais.
Os melhores aplicativos de controle dos pais para Android e iOS também podem ajudá-lo a encontrar a localização física de seus filhos ou até mesmo dizer se eles não estão na escola durante o horário escolar, como um dos melhores rastreadores GPS para crianças.
Esses aplicativos podem dizer com quem seus filhos estão conversando online e também podem agendar e limitar o tempo de acesso à Internet, bem como bloquear sites inadequados.
Alguns deles podem registrar chamadas e textos ou até mesmo mostrar o conteúdo das mensagens, embora o Google e a Apple agora tornem isso mais difícil.
Neste artigo, selecionamos cuidadosamente os melhores aplicativos de controle dos pais, tanto para Android, como para iPhone para você deixar seus filhos mais seguros na internet.
Vamos lá?
1. Google Family Link
O Google Family Link é a única opção nesta página que é totalmente gratuita. Você pode se surpreender com o quão poderoso e útil ele pode ser – desde que seus filhos tenham telefones ou tablets Android.
Google Family Link dá aos pais controle sobre as permissões de cada aplicativo individual no dispositivo Android de uma criança.
Nenhum outro aplicativo de controle parental que analisamos tem essa capacidade. Ele também permite que você decida que tipo de aplicativo, ou qualquer aplicativo, seu filho pode baixar do Google Play.
De qualquer forma, recomendamos o Android para aplicativos infantis, pois as versões Android de todos esses aplicativos oferecem aos pais muito mais informações e controle.
Algumas desvantagens: o Google Family Link tem apenas um filtro da web, contra “sites maduros”, e não funciona perfeitamente. O mesmo filtro único está disponível para o YouTube.
O rastreamento de localização é um pouco primitivo e não há geofencing. Mas os recursos de gerenciamento de tempo funcionam bem.
Se você está preocupado principalmente com os aplicativos que seus filhos usam, o Google Family Link pode ser tudo o que você precisa.
E se você quiser um aplicativo que possa fazer mais, o Google Family Link funcionará bem junto com uma das outras opções desta página.
2. Net Nanny
O Net Nanny, que consideramos o melhor aplicativo de controle parental, possui um design moderno e intuitivo e uma excelente tecnologia de filtragem da web que analisa as páginas em vez de apenas bloqueá-las cegamente e permite que você crie seus próprios filtros.
Ele pode rastrear a localização do seu filho, exibir seu histórico de localização e definir limites de tempo e horários.
A versão iOS permite bloquear mais de 100 aplicativos no telefone do seu filho; o Android permite que você bloqueie todos eles.
O App Advisor integrado lhe dá um aviso sobre quais novos aplicativos você deve observar.
O Net Nanny também inclui triagem de conteúdo que funciona em aplicativos e serviços de mídia social, incluindo Instagram, TikTok e YouTube, em vez de bloqueá-los ou permiti-los totalmente.
A única coisa que o Net Nanny não pode fazer em um smartphone é monitorar chamadas ou mensagens de texto. Nenhum aplicativo que testamos pode fazer isso no iOS, mas alguns ainda fazem no Android.
3. Norton Family
O poder e os recursos do Norton Family são ideais para lares Android (e Windows) com muitas crianças, oferecendo quase todos os recursos que um pai pode desejar de um dos melhores aplicativos de controle dos pais, incluindo geofencing recentemente adicionado.
Os recursos de rastreamento de localização, agendamento de horário e filtragem e monitoramento da Web desse serviço funcionam tanto no iOS quanto no Android, mas os limites de tempo do Norton são apenas para o software Windows e Android. O gerenciamento de aplicativos não funciona no aplicativo iOS.
No entanto, o Norton Family possui filtros da Web muito fortes, mesmo no iOS, monitora o YouTube e possui um novo recurso chamado School Time para manter as crianças focadas durante o tempo de aula de aprendizado remoto.
O Norton Family é gratuito e se você optar por um dos pacotes de antivírus mais caros do Norton, como o Norton 360 Deluxe, geralmente tem descontos de até US$ 50 por ano.
4. OurPact
Outrora o aplicativo de controle parental mais poderoso para iPhones, as habilidades do OurPact foram reduzidas um pouco pela Apple, que temporariamente tirou o OurPact da App Store.
No entanto, ele ainda pode gerenciar ou bloquear qualquer aplicativo tanto no iOS, como no Android.
OurPact também envolve as crianças no gerenciamento da quantidade diária de tempo de tela que você lhes dá, e faz um bom trabalho de agendamento.
Seu plano Premium Plus permite obter capturas de tela do dispositivo da criança, mesmo no IOS, e você pode bloquear aplicativos de mensagens e mensagens de texto, mesmo que não consiga ler as próprias mensagens.
No entanto, sua filtragem de sites simplesmente bloqueia pornografia, e a interface de gerenciamento de tempo é um pouco desajeitada.
OurPact lhe dirá onde seu filho está, e seu geofencing lhe dirá quando uma criança chega ou sai de locais específicos, mas não pode lhe dizer onde seu filho esteve.
Apesar de algumas desvantagens, a interface é bem projetada e os recursos intuitivos do OurPact o tornam um prazer de usar, especialmente se seus filhos tiverem iPhones.
5. Qustodio
Qustodio suporta dispositivos iOS e Android, tablets Amazon Fire, Macs, PCs e Chromebooks. Também permite definir limites de tempo para aplicativos e dispositivos individuais.
O rastreamento de localização deste serviço funciona tanto no iOS quanto no Android, assim como o geofencing e o recurso Family Locator que mostra onde todos os seus filhos estão ao mesmo tempo.
Você pode gerenciar cerca de 6.000 aplicativos no iOS e todos os aplicativos Android, mas a filtragem da Web não funciona tão bem em nenhuma das plataformas móveis.
No entanto, Qustodio ainda pode registrar mensagens de texto e chamadas de uma criança, visualizar o conteúdo de mensagens de texto ou bloquear números de telefone, pelo menos no Android.
A maior desvantagem é que o Qustodio pode ficar caro, custando até US $ 138 por ano para 15 dispositivos.
6. Screen Time
Screen Time não deve ser confundido com o recurso “Screen Time” no iOS – faz um excelente trabalho ao gerenciar e agendar o acesso ao dispositivo das crianças.
Infelizmente, ele não faz muito mais, pelo menos em dispositivos iOS. O gerenciamento de aplicativos e a filtragem da Web são apenas para Android.
O Screen Time também tem cobranças desconcertantes para rastreamento de localização e filtros da Web, os quais são indiscutivelmente essenciais e vêm de fábrica com outros aplicativos de controle dos pais. (Você pode obter os dois recursos na avaliação premium de 14 dias do Screen Time.)
Nós gostamos de como o Screen Time permite que você distribua tempo de tela adicional para crianças que realizam tarefas ou boas ações.
Mas você não pode bloquear aplicativos no iOS e não há monitoramento de chamadas ou mensagens de texto, embora o geofencing e o histórico de localização tenham sido adicionados recentemente.
Dicas Extras ao escolher aplicativos de controle dos pais
O que você precisa de um aplicativo de controle parental depende principalmente da idade de seus filhos.
Se você é pai de uma criança com menos de 12 anos, precisa absolutamente da capacidade de bloquear sites censuráveis.
No entanto, se você tem adolescentes, talvez queira deixá-los ver algumas coisas censuráveis online, mas apenas se você estiver ciente disso.
Você também pode querer ver com quem seus filhos estão conversando on-line em aplicativos de mensagens, bem como onde eles estão atrasados em uma noite de sexta-feira.
Ao mesmo tempo, você também pode considerar um serviço que monitore os dispositivos Windows e Mac de seus filhos, além de seus smartphones.
Se gostou desse artigo, deixe seu comentário! Compartilhe também com outros pais que precisam!