No dia 25 de agosto de 2023 o Google confirmou mais uma atualização em seu Algoritmo denominada de “helpful content update”.
Segundo o Google, “faz parte de um esforço mais amplo para garantir que as pessoas vejam conteúdo mais original e útil escrito por pessoas, para pessoas, nos resultados de pesquisa“.
Nessa atualização o Algoritmo recompensa o conteúdo que prioriza as pessoas e desvaloriza o conteúdo escrito pensado somente para ranking nas pesquisas.
Neste artigo, preparamos sete coisas que você precisa saber para garantir que está criando conteúdo que prioriza as pessoas com base nas orientações fornecidas pelo Google.
1. Não se afaste muito do seu nicho principal
Criar conteúdo para mecanismos de pesquisa às vezes pode significar publicar artigos fora do seu nicho.
Digamos que você tenha um site de receitas e veja uma oportunidade de capitalizar uma palavra-chave de alto volume relacionada a cuidados com a pele.
Embora o artigo possa ser útil, é improvável que um público existente que venha ao site esperando receitas o ache útil.
“Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?”
Com esse conselho, o Google pode estar tentando dizer às pessoas para se ater à sua área de especialização.
Além disso, o Google sugere fazer a si mesmo as seguintes perguntas relacionadas:
- O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
- Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
- Você decidiu entrar em um assunto de um nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
2. Demonstre a experiência em primeira mão
Criar conteúdo para os mecanismos de pesquisa primeiro pode envolver escrever sobre produtos e serviços que você não usou em primeira mão.
Esses tipos de artigos geralmente são acompanhados por links de afiliados que rendem uma comissão ao autor.
Como o autor não tem experiência com o que está escrevendo, o conteúdo não é tão útil quanto poderia ser.
Se você tiver experiência com o produto, serviço ou lugar sobre o qual está escrevendo, deixe-o suficientemente claro com fotos ou insights originais.
“Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e profundidade de conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?”
Com esse conselho, o Google diz às pessoas para não escreverem sobre algo que não experimentaram pessoalmente.
Além disso, o Google sugere fazer a si mesmo a seguinte pergunta relacionada: você está resumindo principalmente o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
3. Não combine vários nichos em um site
Um site não pode ser tudo para todas as pessoas.
Isso não é apenas inútil para os visitantes, mas também é confuso para os mecanismos de pesquisa que tentam entender o site.
Construa seu site em torno de uma área de assunto. Você sempre pode criar vários sites se desejar criar conteúdo sobre diferentes assuntos.
“Seu site tem um objetivo ou foco principal?”
Com essa linha, o Google está insinuando que os sites devem ter um nicho.
Além disso, o Google sugere fazer a si mesmo a seguinte pergunta relacionada: você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes nichos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
4. Forneça respostas suficientes às perguntas dos pesquisadores
Criar conteúdo para mecanismos de busca muitas vezes pode envolver escrever muito sem dizer nada de valor.
Ao escrever conteúdo para as pessoas, você deve ajudá-las a responder a uma pergunta ou resolver uma preocupação que as levou a encontrar seu site em primeiro lugar.
“Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a alcançar seu objetivo?”
Com esse conselho, o Google diz que o conteúdo é útil quando ensina algo às pessoas ou as ajuda a realizar uma tarefa.
Além disso, o Google sugere fazer a si mesmo as seguintes perguntas relacionadas:
- Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
- Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida?
5. Não negligencie a experiência geral do leitor
“Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?”
Com esse conselho, o Google lembra as pessoas de pensar na experiência geral de uma pessoa ler o conteúdo.
É possível atender a todos os critérios acima e ainda assim não proporcionar uma experiência satisfatória.
Considere, por exemplo, ler uma análise de produto com experiência em primeira mão que não inclua fotos ou vídeos.
Embora os pesquisadores possam apreciar o conteúdo textual, uma demonstração visual do produto completaria a experiência.
Satisfaça os desejos e necessidades dos usuários, não os deixe procurando por mais.
6. Não responda a uma pergunta que não tenha uma resposta confirmada
Deixe claro para o leitor se você está escrevendo sobre algo que é rumor ou inconclusivo.
“Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que, na verdade, não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando não for confirmada?”
Com esse conselho, o Google está alertando os sites contra alegações que não são factuais.
Além de cumprir a “helpful content update”, este é um bom conselho para estabelecer e manter a confiança com seus leitores.
7. Siga as diretrizes do Google para outras atualizações importantes
Se você já está seguindo os conselhos do Google para atualizações principais e páginas de revisão de produtos, é provável que esteja bem posicionado para se beneficiar da helpful content update.
“Você está mantendo em mente nossa orientação para atualizações principais e análises de produtos?”
Com este conselho, o Google lembra que as orientações sobre as atualizações principais e a atualização da revisão do produto também se aplicam à helpful content update.
Conclusão
Nas próximas semanas sentiremos o impacto da atualização do algoritmo do Google helpful content update. É melhor esperar até que a atualização seja concluída para avaliar.
A atualização afeta as pesquisas em inglês em todo o mundo e será expandida para outros idiomas no futuro.
Esta não será a única atualização helpful content lançada pelo Google. O Google afirma explicitamente em seu anúncio original que refinará continuamente seus esforços para detectar conteúdo inútil:
“Nos próximos meses, também continuaremos refinando como o classificador detecta conteúdo inútil e lançaremos mais esforços para recompensar melhor o conteúdo que prioriza as pessoas.”
Para obter mais detalhes, consulte o explicador que publicamos com todas as informações conhecidas sobre a atualização de conteúdo útil do Google.