Poucas coisas são tão frustrantes quanto descobrir que seu site WordPress está fora do ar, principalmente se você pretende ganhar dinheiro com ele.
A mensagem Error Establishing a Database Connection representa um problema que muitas vezes impede todo o acesso ao seu site, portanto, corrigi-lo normalmente é uma prioridade.
No entanto, se você não estiver familiarizado com o funcionamento do WordPress, pode ser um problema confuso.
Não se preocupe. Embora esse erro seja grave, também é altamente corrigível. Com algumas etapas de solução de problemas , você pode ter seu site novamente on-line rapidamente.
Entendendo o Error Establishing a Database Connection no WordPress
Antes de nos aprofundarmos nessa mensagem de erro específica, vamos ter uma breve lição sobre como funcionam os sites do WordPress.
Quase todas as informações do site – incluindo dados de postagem, configurações de plugin, credenciais de login e muito mais – são armazenadas e organizadas em um banco de dados MySQL.
Quando um visitante chega ao seu site, o WordPress usa PHP para consultar o banco de dados e extrair as informações corretas, que são exibidas como a página completa.
Se, por qualquer motivo, o WordPress não puder acessar o banco de dados do seu site ou não estiver funcionando corretamente, o resultado será uma mensagem de Error Establishing a Database Connection.
Este erro impede que a página inteira seja carregada. Na verdade, você nem conseguirá acessar o painel do WordPress (o back-end do seu site).
Se seu site usa cache, os visitantes ainda podem ver cópias armazenadas de suas páginas. Portanto, se você detectar o erro antecipadamente e resolver o problema antes que o cache do site seja atualizado, poderá evitar muitas interrupções no site e nos negócios.
Felizmente, à medida que os erros do WordPress acontecem, o “Error Establishing a Database Connection” geralmente é bastante simples de resolver.
A causa mais comum, de longe, é apenas uma incompatibilidade de credenciais de login para o banco de dados.
Causas comuns do Error Establishing a Database Connection
Existem quatro causas típicas do erro de conexão do banco de dados:
- Credenciais de login do banco de dados incorretas. Possivelmente, a causa mais comum do erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados é simplesmente que o WordPress possui credenciais de login incorretas para seu banco de dados. Pode ser o nome do banco de dados, o nome de usuário ou a senha. Lembre-se de que esses detalhes de login são diferentes daqueles que você usa para acessar seu site .
- Corrupção do banco de dados. Um banco de dados MySQL do WordPress contém muitas informações. Se alguma parte for excluída ou corrompida, o resultado pode ser o erro em questão. A corrupção pode resultar de ajustes manuais no banco de dados, mas também pode ocorrer como consequência do uso normal. Embora o MySQL seja bastante robusto, nada é perfeito e ocorrem erros.
- Corrupção do arquivo principal do WordPress. Da mesma forma, a corrupção pode ocorrer nos arquivos principais do WordPress que compõem seu site. Mesmo que esses arquivos estejam fora do banco de dados, às vezes eles podem resultar no mesmo erro.
- Problemas com o servidor web ou provedor de hospedagem. Se surgirem problemas com seu host ou servidor (se você for auto-hospedado) e o WordPress não conseguir alcançá-lo para consultar o banco de dados, ele lançará esse erro. Esses problemas podem incluir interrupções, perda de dados e falhas de hardware.
Como dissemos, as credenciais incorretas são a causa mais comum do erro, mas qualquer uma delas pode ser a culpada. Por esse motivo, corrigir o erro pode envolver algumas soluções de problemas.
Como corrigir o “Error Establishing a Database Connection” no WordPress (em 4 etapas)
Embora este seja um erro grave, felizmente é bastante fácil de resolver.
Abaixo, você encontrará instruções passo a passo para solucionar e corrigir o problema. Observe que você deve tentar cada etapa em ordem, apenas passando para a próxima se uma não funcionar.
Etapa 1: verifique suas credenciais de banco de dados do WordPress
Como essa é a causa mais provável do erro, também deve ser a primeira etapa na solução de problemas.
A primeira coisa que você precisa fazer é localizar as credenciais que o WordPress está usando atualmente para acessar seu banco de dados.
Essas informações são armazenadas no arquivo wp-config.php do seu site . Você precisa do acesso FTP para acessá-lo.
Dentro do navegador de arquivos, selecione a pasta com o nome do seu site e abra wp-config.php .
Aqui, procure três informações – o nome do banco de dados, o nome de usuário e a senha. Eles devem estar perto do topo do arquivo.
Com essas informações em mãos, acesse seu Bancos de dados MySQL.
Procure o nome do host que corresponde ao nome do seu site. Ele será formatado como mysql.yoursitename.com, com “yoursitename” sendo o nome do seu site.
Se o nome do host não estiver nesta página, pule para a Etapa 2 e volte aqui quando terminar de adicioná-lo.
Certifique-se de que o nome do banco de dados corresponda ao que você extraiu de wp-config.php anteriormente. Se isso acontecer, esse não é o problema, e você pode passar para a próxima etapa.
Se o nome de usuário ou senha não corresponder ao seu arquivo wp-config.php , atualize-o com os detalhes corretos.
Etapa 2: verifique as informações do host do banco de dados
Se você verificou as credenciais de login do banco de dados e corrigiu quaisquer erros, mas ainda está recebendo a mensagem Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados, a próxima coisa que você deve verificar são as informações do host do banco de dados.
O nome do host do seu banco de dados pode ser encontrado em wp-config.php , ao lado do nome do banco de dados e das credenciais de login.
Observe essas informações, e confira no seu Bancos de dados MySQL se o nome do host em seu arquivo wp-config.php é o mesmo. Se não for, você precisará adicioná-lo.
Passo 3: Repare seu banco de dados WordPress
Se você ainda estiver recebendo a mensagem de erro, tente reparar o banco de dados para corrigir possíveis danos. Recomendamos usar a ferramenta de reparo de banco de dados WordPress integrada para isso.
Para acessá-lo, abra seu arquivo wp-config.php e adicione o seguinte código no final:
define('WP_ALLOW_REPAIR', true);
Em seguida, abra uma nova guia do navegador e navegue até https://yoursitename.com/wp-admin/maint/repair.php, substituindo “yoursitename” pelo domínio real do seu site. Isso abrirá a ferramenta de reparo do banco de dados.
Clique em Reparar Banco de Dados e deixe-o fazer o seu trabalho. Você pode escolher Reparar e Otimizar Banco de Dados, se quiser, mas leva muito mais tempo.
De qualquer forma, quando a ferramenta estiver concluída, carregue seu site novamente e verifique o erro. Se ele desaparecer, você saberá que um banco de dados corrompido foi a causa.
No entanto, se você ainda estiver vendo a mensagem de erro, vá para a próxima etapa. Antes de fazer isso, certifique-se de voltar para wp-config.php e excluir o código que você adicionou para ativar a ferramenta.
Se você deixá-lo lá, alguém com más intenções pode ter acesso ao seu site facilmente.
Etapa 4: verifique se o servidor de banco de dados está inativo
Se todas as etapas acima falharem, uma última possibilidade é que seu servidor de banco de dados tenha caído. Neste ponto, é uma boa ideia verificar com seu provedor de hospedagem se tudo está funcionando corretamente.
Há vários motivos pelos quais sua hospedagem ou servidor de banco de dados pode estar com problemas:
- Muitas conexões simultâneas com o banco de dados. Alguns provedores têm limites de quantas conexões um servidor pode ter ao mesmo tempo.
- Problemas com outro site em seu servidor de hospedagem compartilhada. Se você estiver em um plano de hospedagem compartilhada, estará dividindo recursos com outros sites. Se um deles tiver problemas, ele pode se espalhar para o seu site. Esta é uma das razões pelas quais os planos de hospedagem WordPress dedicados ou VPS tem mais vantagens.
- Problemas de hardware. O hardware eventualmente falha, e é possível que o servidor em que seu banco de dados está armazenado tenha feito exatamente isso. Idealmente, seu host terá redundâncias para que, se um servidor cair, haja outra cópia de seus dados disponível, mas isso nem sempre é o caso – especialmente se você estiver hospedando seu próprio banco de dados em um servidor doméstico ou de escritório.
Sua melhor aposta aqui é entrar em contato com sua hospedagem e perguntar sobre interrupções ou outros problemas conhecidos.
Outras possíveis soluções
Se você tentou todas as dicas acima e ainda está tendo problemas com o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados, existem algumas outras opções que funcionaram para alguns usuários.
Você pode tentar isso antes ou depois de seguir as etapas de solução de problemas acima:
- Atualize o URL do seu site WordPress. Se você moveu recentemente sua instalação do WordPress por qualquer motivo (como mudar para um novo nome de domínio ou migrar para HTTPS), talvez seja necessário atualizar a URL do seu site no banco de dados.
- Reinicie seu servidor web. Este pode parecer um pouco básico, mas às vezes as soluções mais simples são as mais eficazes. Se você hospedar seu banco de dados em seu próprio servidor, tente desativá-lo e ligá-lo novamente. Os computadores são complexos e uma simples reinicialização pode corrigir todos os tipos de problemas estranhos que você possa estar enfrentando.
Então é isso pessoal, espero que tenha ajudado! Deixe seu comentário se quiser acrescentar algo ou sanar uma dúvida!